[Mercado] Compra Smart Fortwo (2017 a 2019)

TMoura

Well-known member
Bom dia,

Este carro será para a minha mãe (70 anos).
Ela tem carta de condução, mas não conduz à mais de 30 anos. Na próxima semana vai fazer aulas de condução numa escola. Esta necessidade depreende-se do falecimento do meu pai em 2018.

Será um carro para andar na aldeia, pouco trânsito, ir ao supermercado, familiares, curtas distâncias.

Queria o carro automático, direcção assistida, se possível ar condicionado, e sensores de luz pelo menos.

Já vi que há versões de 71cv e outras de 90cv. O local onde vai andar tem umas subidas boas, isto não é o Alentejo.

Já reparei que a Mercedes tem aqueles programas de carros certificados, estava a pensar em começar por aí.

Dicas a ter em conta?!

Esta última geração já me pareceu bastante melhor aos anteriores, cheguei andar com um dois dias e gostei quando tive a minha antiga Mercedes na oficina.

Agradeço desde já os vossos comentários.

Última edição:
A direcção assistida já é de série nesse modelo.

Eu diria para optar sempre pelo de 90 cavalos.
O equipamento de série é bastante curto, pelo que teria alguma atenção à regulação de volante e banco (sim é opcional...) e aos faróis automáticos.

Não foi o que perguntaste mas não acho um Smart F2 o carro mais indicado para uma pessoa que esteve tanto tempo sem conduzir e vai recomeçar aos 70.

Distância entre eixos muito curta, altinho, comportamento saltitante (melhor neste última geração mas as características/física de comportamento estão lá). Sei que é para umas voltas na aldeia mas...

Acho que ficaria melhor servida com o up! auto ou clone.

Pela simplicidade de condução, diria EV. A ser a gasolina, o de 90cv é muito bruto na entrega da potência, dada a idade iria para o mais fraco com caixa automática.

Não foi o que perguntaste mas não acho um Smart F2 o carro mais indicado para uma pessoa que esteve tanto tempo sem conduzir e vai recomeçar aos 70.

Distância entre eixos muito curta, altinho, comportamento saltitante (melhor neste última geração mas as características/física de comportamento estão lá). Sei que é para umas voltas na aldeia mas...

Acho que ficaria melhor servida com o up! auto ou clone.

Compreendo o que diz, mas ela quer um carro pequeno para manobrar.

Pensei noutros modelos, mas a oferta de caixas auto é muito baixa em PT, nos modelos mais pequenos.

O conforto não é muito importante porque as viagens vão ser sempre muito pequenas.

Acima de tudo quero um carro pratico e com ajudas, direcçao assistida, automático, sensores de luz...

A direcção assistida já é de série nesse modelo.

Eu diria para optar sempre pelo de 90 cavalos.
O equipamento de série é bastante curto, pelo que teria alguma atenção à regulação de volante e banco (sim é opcional...) e aos faróis automáticos.

Vou estar atento a essa regulação do banco e volante.

Em relação a linhas quais a mais equilibrada, acho que há a passion, prime...

Vou estar atento a essa regulação do banco e volante.

Em relação a linhas quais a mais equilibrada, acho que há a passion, prime...

Para mim é indiferente a linha.

A mais equipada tem uns estofos tipo pele que não valorizo. Olho mais para os opcionais.

Também tem o Citroën C1 ou o equivalente Peugeot ou Toyota.
Pelo menos na Citroën já há versões com travagem automática, mas penso que nos outros modelos também.

Estive a ver uns Fiat 500 com caixa automática no SV, encontram-se alguns a bom preço, deviam ser carros de rent a car que andaram pouco nestes meses por causa do COVID.
Feedback deste conjunto, 1.2 gasolina com caixa Duologic?

o smart é pequeno e fácil de manobrar. acima não recomendaram o modelo, mas para os trajetos que indicas, não acho mal.

agora, tens é de experimentar as caixas auto do modelo mais recente (453), porque as do modelo anterior (451) tinham uma reputação péssima

também há a opção elétrica (n tem caixa, 1 velocidade), mas é mais caro na aquisição, exige tomada com terra, e a tua mãe pode não estar interessada em andar a mexer em cabos

o smart é pequeno e fácil de manobrar. acima não recomendaram o modelo, mas para os trajetos que indicas, não acho mal.

agora, tens é de experimentar as caixas auto do modelo mais recente (453), porque as do modelo anterior (451) tinham uma reputação péssima

também há a opção elétrica (n tem caixa, 1 velocidade), mas é mais caro na aquisição, exige tomada com terra, e a tua mãe pode não estar interessada em andar a mexer em cabos

453? É a geração que só saiu a gasolina e que já tem caixa manual ou automática. Certo?

Se for isso eu já conduzi um com caixa automática e gostei muito. A caixa já é rápida, completamente diferente dos modelos anteriores.

Eu tenho um destes da última geração, com o motor turbo (não faço ideia de quantos cavalos tem), caixa automática, ar condicionado automático, etc. Adoro o carro. Para andar aqui por Lisboa. é muito ágil, os lugares da frente têm imenso espaço e até nem é tão desconfortável quanto eu imaginava.

O depósito é que é pequenito, o mãos livres depende do rádio estar ligado, ainda usa chave de ignição e tem travão de mão à antiga. Tem portanto umas idiossincrasias, mas globalmente a facilidade de uso vicia. [:cool:]

Voltar
Superior