Compra de Moto

Cheires

Active member
Olá a todos.
Estou prestes a comprar uma moto a um particular.
A minha questão é:
Como se processa a compra?
Ou melhor, o que é necessário para que a mota (neste caso) fique em meu nome?
Não basta pagar a mota e ficar com os documentos, certo? É necessário que a mota fique também registada em meu nome.
Sou "virgem" neste tipo de compras :sh), além disso penso que possa servir o tópico para referências futuras de duvidas de algum outro user.
Agradeço que esclareçam, obrigado.

Antes de mais, obrigado ao user RODA5.
JoseMaia, ainda não sei muito bem, mas está tudo mais ou menos encaminhado para comprar uma Yamaha 600 (penso que é a diversion mas não tenho certeza) de um amigo.

Têm de preencher o requerimento de registo automóvel:
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/i...adFile/file/ANEXD57.pdf?nocache=1216986303.52

Entregas o dito requerimento numa repartição de finanças juntamente com os documentos anteriores do veiculo mais o montante de 63€... depois esperas que o documento único automóvel chegue a tua casa (demora 15 dias).

O "requerimento" serve para passar o veiculo para teu nome [;)]

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.
Entretanto surgiu outra duvida, durante esses 15 dias, o veículo pode circular? Na repartição de finanças irão passar uma "guia" para esse efeito?
Abraço

Mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.
Entretanto surgiu outra duvida, durante esses 15 dias, o veículo pode circular? Na repartição de finanças irão passar uma "guia" para esse efeito?
Abraço

Sim, ficas com uma "guia" que é válida por 30 dias... podes circular à vontade.

Não te esqueças é de fazer um seguro mal tenhas a mota na tua garagem![;)]

Não é necessário teres o DUA - documento único automóvel, para fazeres o seguro. Porém, tira uma copia dos documentos antes de os entregares na repartição de finanças, pq vais precisares de alguns dados para fazer o seguro (nº de quadro, cilindrada, etc...).

Abraço

Olá a todos.
Estou prestes a comprar uma moto a um particular.
A minha questão é:
Como se processa a compra?
Ou melhor, o que é necessário para que a mota (neste caso) fique em meu nome?
Não basta pagar a mota e ficar com os documentos, certo? É necessário que a mota fique também registada em meu nome.
Sou "virgem" neste tipo de compras :sh), além disso penso que possa servir o tópico para referências futuras de duvidas de algum outro user.
Agradeço que esclareçam, obrigado.

Loja do cidadão[;)]

Já agora, de que ano é, km's, e preço?[:D][;)]

Loja do cidadão[;)]

Já agora, de que ano é, km's, e preço?[:D][;)]

Infelizmente loja do cidadão é uma invenção para grandes cidades...
A minha cidade como é pequena, não tem direito a esse luxo.

Bem ainda não tenho essa informação, mas a mota já é antiguita. Km deve ter alguns, mas sempre bem tratada, pois o meu amigo trata-a bem.
O preço está em negociação. [;)]
Se se realizar o negócio, depois dou informação mais detalhada.

Boas curvas com isso!

Uma XJ 600 Diverson é a moto-escola por excelência: simples, fiável e económica, sendo ao mesmo tempo acessível na condução. A "S" com semi-carenagem já dá para fazer uns quilômetros a 120 sem cansar muito. Apenas acho que podia ter travões mais fortes e suspensões menos macias, mas para não pregar sustos servem

Pois é pessoal, já cá canta a minha xj600 s Diversion.
Para o pessoal que foi mais curioso, é uma mota de 93, com cerca de 10000 Km, bem estimada pelo antigo dono, mas os donos anteriores nem por isso. A mota foi roubada, e por cauda desse facto não trazia farol de origem, foi recolocado pelo anterior dono, o conta rotações não funciona (ele não conseguiu descobrir porquê), por ser a S, e pelo que descrevi, não tem também a semi-carenagem, mas o antigo dono dotou-a de um escape harpoon, que dá uma sonoridade bem interessante.
Agora, é ter juizo e tentar não beijar o alcatrão.
Abraço a todos, as fotos ficam prometidas, ainda não houve tempo para isso.

O que se deve querer dizer é seguro feito quando a mota estiver na posse do Cheires, para quando circular já estar na legalidade

Por acaso, já tenho a mota na "minha" garagem e ainda não tenho o seguro feito.
Note-se que minha está entre aspas, porque a mota está na minha garagem na aldeia.
Ando a fazer simulações para o seguro.
Ainda só fiz uma, mas a proposta até foi boa, 140€ anuais, com protecção juridica e assistencia em viagem, mais a responsabilidade civil.
Achei bom preço, porque o antigo dono da mota, mostrou-me o que pagava de seguro e eram 170€.

Por acaso, já tenho a mota na "minha" garagem e ainda não tenho o seguro feito.
Note-se que minha está entre aspas, porque a mota está na minha garagem na aldeia.
Ando a fazer simulações para o seguro.
Ainda só fiz uma, mas a proposta até foi boa, 140€ anuais, com protecção juridica e assistencia em viagem, mais a responsabilidade civil.
Achei bom preço, porque o antigo dono da mota, mostrou-me o que pagava de seguro e eram 170€.

Tenta na LOGO. É onde tenho o da minha.
E podes tentar na Vitorinos que faz seguros muito baratos para motos com mais de 7 anos e utilização ocasional...

Seguros de vida, Seguro automóvel, Seguros de não vida - Vitorinos Seguros

"V" [;)]

Tive em tempos uma XJ 600 Diversion S verde matrícula **-**-EH mas perdeu-se num pequeno acidente que com azar partiu cárter. Tive depois uma GS e gostei mais dessa pois era melhor no que achava fraco na XJ: travões mais fortes, suspensões com uma taragem diferente e quadro diamante mais rígido

Entretanto acho que nunca deixei fotos da minha actual VFR (102 000 KM+):

frenteepeugeot.jpg

pfokafk2.jpg

Aqui com a cobertura de banco de pendura, espelhos à racer (desmontados), capa depósito e ainda sem o actual acrílico frontal negro

img0150o.jpg

Para quem conhece VFRs é a RC 36II de 94, portanto a primeira "fornada" de todas desta geração.

A GS500 que tive antes e deixou muitas saudades:

frenteperfil.jpg

Boas curvas em duas rodas!!

Última edição:
Olá a todos.
Ontem lá tratei do seguro da mota, e como já não andava de mota à muito tempo, tratei também de comprar um capacete.
Comprei um AGV.
E surgiu uma dúvida, como comprei o capacete numa SportZone (abertas à hora de almoço), notei que o capacete não trás aquelas 2 listas reflectoras que eram obrigatórias à alguns anos atrás, ainda são?
Lá rumo eu então à aldeia para trazer a mota para a cidade. A viagem são cerca de 120Km.
A viagem correu sem problemas, à excepção do vento que, como não estava habituado foi um osso duro de roer. Como a minha mota não tem carenagem tive que fazer a viagem quase todo deitado em cima da mota, mas mesmo assim sem cansaço.
Ainda pensei, que como a mulher ia no carro à frente, ia andar mais devagar, mas ouve alturas, que devido ao vento, vi-me desgraçado para a acompanhar.
Para uma mota algo antiga e já sujeita a alguns maus tratos (penso eu)
, até que se aguentou bem.
Que continue assim.
Abraço e boas curvas para todos

Edit: a ver se tiro umas fotos ao veículo

Última edição:
Voltar
Superior