Compra de carro familiar

supadupa

Member
Boa tarde, vou ser pai de primeira viagem e por este motivo e com muita pena minha, vou ter que me desfazer do meu Astra H GTC 1.7 que nunca me deu um unico problema ao longo destes anos. Mas como um carro de 3 portas não dá jeito nenhum para andar a meter e tirar cadeirinhas, estava a pensar optar por trocar uma carrinha. Vou fazer poucos KM anuais e portanto estaria inclinado para gasolina.
  1. Que tipo de carros gostas?
Carro familiar, carrinha
  1. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
C
  1. Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Todas as sugestões são bem vindas, menos grupo PSA e os seus 1.2 puretech / 1.5
  1. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Algumas vezes
  1. Precisarás de levar carga com frequência?
Preciso de uma mala que dê para carrinho de bebé, malas de viagem etc.

Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
Cerca de 10.000 KM. Faço teletrabalho a maior parte dos dias e ando quase sempre só dentro da cidade
  1. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Auto-estrada muito raramente. Só quando for de férias ou uma ou outra viagem esporádica de fim-de-semana.
  1. Os consumos terão grande importância?
Sim
  1. A potência do motor terá grande importância?
Queria algo equilibrado
  1. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não
  1. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Algo a rondar os 15.000€ um pouco mais se fizer sentido
  1. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Usado / pouco usado

Aproveito para deixar algumas sugestões que vi, digam-me se ha relatos de problemas conhecidos em algumas versões

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/seat-leon-st-ver-1-0-ecotsi-style-dsg-s-s-ID8Pyxo6.html (gostei muito desta)

https://www.standvirtual.com/carros...0-ecoboost-hybrid-st-line-style-ID8PLnmy.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/renault-megane-ver-1-3-tce-limited-ID8PLXFL.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/renault-megane-sport-tourer-ver-tce-130-bose-edition-ID8PL5Ec.html

https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/renault-megane-sport-tourer-ver-1-3-tce-bose-edition-ID8PIlfj.html

A minha carrinha favorita a nivel estético é a seguinte Insignia, mas infelizmente é Diesel e eu quero evitar por causa de FAPs e afins, mas talvez pudesse considerar remover o FAP como fiz no meu Astra. Que dizem desta 1.6? Seria uma boa opção?

https://www.standvirtual.com/carros...urer-ver-2-0-cdti-executive-s-s-ID8PKI6o.html

Ou ir para uma golf e fazer o mesmo
https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/vw-golf-variant-ver-1-6-tdi-confortline-ID8PIIZT.html

Destes todos a que estou mais inclinado seria para a megane 1.3 160cv mas não tenho grandes relatos, se alguem tiver que me diga pf!

Abraço e obrigado!

Última edição:
Esquece os Insignia e também o motor 1.6 CDTI, isso é comprar stresses.

O Megane é formato sedan, é bastante menos prático que um hatchback ou carrinha. Mas tem poucos km e uma potência interessante...

A Focus já tem uma quilometragem algo elevada.

A Golf é muito espaçosa e prática, incluindo a bagageira. Houve alguns 1.6 TDI que também deram chatices de início, mas penso que em 2019 isso já estaria resolvido. Desses 4, parece-me a melhor combinação de todos, até porque ainda está abaixo da "barreira psicológica" dos 100.000 km, embora não por muito... Se a bagageira do Megane for suficiente, é mais interessante em tudo o resto, embora bem menos económico também.

Esquece os Insignia e também o motor 1.6 CDTI, isso é comprar stresses.

O Megane é formato sedan, é bastante menos prático que um hatchback ou carrinha. Mas tem poucos km e uma potência interessante...

A Focus já tem uma quilometragem algo elevada.

A Golf é muito espaçosa e prática, incluindo a bagageira. Houve alguns 1.6 TDI que também deram chatices de início, mas penso que em 2019 isso já estaria resolvido. Desses 4, parece-me a melhor combinação de todos, até porque ainda está abaixo da "barreira psicológica" dos 100.000 km, embora não por muito... Se a bagageira do Megane for suficiente, é mais interessante em tudo o resto, embora bem menos económico também.

Obrigado pela resposta! Penso que te escapou ali as duas carrinhas megane 1.3 que deixei pelo meio, uma com 140 e outra 160.

Quanto ao 1.6 realmente ja ouvi muitas coisas negativas... é pena porque a nivel estetico acho das carrinhas mais bonitas.

E em relação à Leon 1.0 com caixa DSG? Será que vai ser gulosa?

Dos que indicas, para mim as únicas opções seria o Focus e o Golf.

Mas de facto o Focus tem muitos Kms para a idade do carro. O Golf pelo contrário tem poucos. Se forem reais é sem dúvida a melhor opção dos que indicas.

Quanto ao Leon, a ideia que tenho é que é bastante fiável.

Dos que indicas, para mim as únicas opções seria o Focus e o Golf.

Mas de facto o Focus tem muitos Kms para a idade do carro. O Golf pelo contrário tem poucos. Se forem reais é sem dúvida a melhor opção dos que indicas.

Quanto ao Leon, a ideia que tenho é que é bastante fiável.

Pois, para mim o unico problema do golf é ser a Diesel... teria que eliminar o FAP e mesmo assim a longo prazo acho que iria ter mais chatices a nivel de injectores e assim. Ja la vai o tempo em que o Diesel era pau para toda a obra... em relação às Megande de 140 e 160, alguma opinião?

Obrigado pela ajuda!

Pois, para mim o unico problema do golf é ser a Diesel... teria que eliminar o FAP e mesmo assim a longo prazo acho que iria ter mais chatices a nivel de injectores e assim. Ja la vai o tempo em que o Diesel era pau para toda a obra... em relação às Megande de 140 e 160, alguma opinião?

Obrigado pela ajuda!

Não tinha percebido a questão do Diesel. Faz sentido o que dizes atendendo aos teus percursos curtos.

Nesse caso Focus (talvez esse não), Leon, Hyundai i30/Kia C'eed ...

Renault, não tenho opinião ...

Dessa lista escolheria o Megane de preferência com 160 cv, ao menos tem 4 cilindros e deve ter o motor mais fiável da lista, esta última parte vai depender do tratamento que levou, mas estética é apelativa e com um motor excelente.

Cumps

Por pouco mais arranjas focus desses com metade dos KMS. No OLX tens de concessionários oficiais ou com algum nome, é uma questão de veres os preços.

Boas malta,

Só em jeito de update e para encerrar este tópico da minha parte, acabei por fechar negócio de uma Renault Megane Sport Tourer Intense 1.3 160 CV com 60 mil km de 2019 por 14000€.

Comecei a focar neste modelo porque vi boas reviews do motor, já é de 4 cilindros e é bem despachado. Só encontrava a versão 140cv e todas mais caras do que este modelo de 160. Fui ver a carrinha, estava como nova quer a nivel de interiores quer a nivel de pintura, gostei muito do conforto e da condução e nem pensei duas vezes, fechei logo negócio. Os consumos, para já, acho muito bons tendo em conta ser um motor a gasolina e que desenvolve muito bem. Tenho a carrinha ha 2 semanas, estou com média de 7 quase sempre em cidade! Deixo aqui algumas fotos e obrigado a todos pelas sugestões!WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14.jpg

Anexos

• WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14.jpg
    WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14.jpg
    263,4KB · Visualizações: 1
  • WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14 (1).jpg
    WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14 (1).jpg
    208,1KB · Visualizações: 1
  • WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14 (2).jpg
    WhatsApp Image 2025-02-11 at 22.44.14 (2).jpg
    258,8KB · Visualizações: 1
Voltar
Superior