Comportamento em curva (a verdade)

thrustset

New member
Boas, estou a criar este tópico com a intenção de esclarecer o que entendem por "bom comportamento em curva". Vou explicar porquê.
Conduzo frequentemente dois carros, que são bastante diferentes. O que mais costumo conduzir tem pneu 225/45/17, tem muita estabilidade e apesar de não ser referência, faz curvas a velocidades bem elevadas e com segurança. Não é o carro mais entusiasmante do mundo (nem é suposto ser), mas a verdade é que apesar de às vezes conduzir rápido, ainda não fui capaz de perceber quais são os limites do carro, aliás, ainda não ouvi os pneus chiarem. Por outro lado, o outro carro que costumo conduzir é tido como referência no segmento já há alguns anos. Todos consideram que o carro tem um comportamento excelente, uma condução "divertida"...quando o conduzo, de facto, gosto da direção ser um pouco mais direta do que a do outro carro, no entanto, em condução rápida, apesar de ainda não ter ido aos limites, ouço os pneus chiarem em certas e determinadas situações, coisa que à mesma velocidade no meu outro carro não acontece. Este segundo carro tem pneu 205/55/16.
Para além disso, sinto mais confiança a curvar no primeiro carro, apesar de ter uma distância entre eixos superior e de ser mais pesado uns 200kg.
Ou seja, a minha questão é, vocês consideram um carro divertido quando é possível sentir os limites a velocidades não muito elevadas e de forma controlada, ou quando um carro é tranquilo, em que os limites só se fazem sentir a velocidades mais elevadas?

podes esclarecer que carros/modelos/motorização são ?

e quantos anos de condução já tens ?
Não queria referir as marcas para não causar as discussões do costume...é um Passat e um Focus. Sou encartado há um ano, embora já saiba conduzir há mais tempo. Já conduzi alguns carros, mas conheço melhor os meus e o que não entendo, é o porquê de o carro que é considerado mais "divertido", ser aquele em que sinto os limites mais cedo do que no outro, que é considerado mais aborrecido! E com limites, quero dizer os pneus chiarem em curva e já sentir o carro ir de frente em algumas situações.

Acho que as coisas estão ai um bocado confusas.. o comportamento em curva depende de muita coisa. Chassi, peso, afinações, suspensão, pneus (...) depende até da intervenção das chamadas ajudas electrónicas.

A questão do chiar dos pneus pode ter a ver com os pneus em si. Há pneus com melhor grip e outros com pior. Depende o estado do pneumático também.

Depois, também muitas vezes associam o chamado body roll (o adornar da carroceria) a mau comportamento em curva mas nem sempre isso é verdade.

Pessoalmente, um carro com um bom comportamento em curva para mim é um carro que está "plantado" ao chão, que se agarra bem, que me transmite o comportamento do chassi bem como o que as rodas estão a fazer.
Que me dê segurança para puxar mais e mais consoante a curva.

isto de ser um carro "divertido" é um termo que muitos jornalistas atribuem e muito sinceramente fica estranho.

tal como o Shakes disse, o mesmo carro pode ter comportamentos diferentes em função das dimensões dos pneus, qualidade e até pressão usada.

o chiar pode ser bom porque te avisa um pouco antes de perderes o controlo ao carro, mas também pode ser pela porcaria de pneus que tens ou até da pressão inferior.

uma coisa deves ter em mente, quanto mais largo for o pneu mais alto será a aderência em seco ( isto falando sempre do mesmo carro ).

um focus com suspensão mais firme poderá curvar melhor com pneus 195 que um passat com pneus 225 e suspensões mais macias.

pessoalmente gosto mais de ter um carro mais confortável e menos eficaz em curva que um carro duro para poder curvar um pouco mais depressa.

sinceramente o que me diverte é ter uma condução suave e tranquila em detrimento de um carro super eficaz em curva e depois passo 80% do tempo a sofrer com o desconforto.

Mas não sentes o carro e a força gravitacional e não vês o que está a tua frente? quando saíres da estrada fora já sabes atingiste o teu limite.
isso só se aprende com experiência

nesses vídeos podes aprender um pouco mais sobre os pneus, mas com apenas um ano de carta é bom teres algum cuidado e não levares muito a sério a tua capacidade.

quase todos nós ganhamos algum excesso de confiança ao fim de 12/24 meses de carta e ninguém nos para.

somos os maiores e ninguém conduz tão bem, depois é uma questão de sorte até acabares fora de estrada ou um azar pior.

não explores muito porque não vale a pena, não ganhas nenhuma taça e não queiras ficar com o peso de consciência de estragares a vida de alguém.

bons kms e boa sorte.

josemanuel o Passat tem uns Yokohama Advan dB decibel V551 e o Focus tem Pirelli P7 cinturato. Estão em bom estado (meio uso em ambos).
O que sinto é precisamente o contrário, acho o Passat bem mais seguro a curvar, sendo que transmite um feeling de maior aderência e estabilidade. O Focus é diferente, há mais "drama". Eu também prefiro carros maiores, mais suaves e confortáveis. A minha condução é relaxada, mas por vezes gosto de explorar o comportamento dos carros.
Claro que sinto a força gravitacional e vejo o que está à minha frente, mas o que está em causa aqui é o feeling de condução. Em relação ao sair da estrada também concordo, é um risco que todos corremos. Por acaso com estes carros ainda não apanhei grandes sustos, mas com o 600, já fiquei virado ao contrário algumas vezes em piso molhado, entretanto decidi praticar e agora já o consigo atravessar e controlar (principalmente em rotundas).

nesses vídeos podes aprender um pouco mais sobre os pneus, mas com apenas um ano de carta é bom teres algum cuidado e não levares muito a sério a tua capacidade.

quase todos nós ganhamos algum excesso de confiança ao fim de 12/24 meses de carta e ninguém nos para.

somos os maiores e ninguém conduz tão bem, depois é uma questão de sorte até acabares fora de estrada ou um azar pior.

não explores muito porque não vale a pena, não ganhas nenhuma taça e não queiras ficar com o peso de consciência de estragares a vida de alguém.

bons kms e boa sorte.
É algo que digo várias vezes, sendo que vários colegas meus com carta há relativamente pouco tempo até já tiveram acidentes, normalmente conduzo de forma tranquila e dentro dos limites. Com ocupantes no carro por vezes nem chego aos limites de velocidade. O que refiro aqui é sozinho e em estradas pouco movimentadas. E não concordo, não sou o maior, ainda tenho mesmo muito a aprender!

numa estrada se movimento podes ( e deves ) praticar por diversão.

fazer uns piões, acelerar em curva, travar, levantar o pé para ver qual a reação do carro etc.

ai sim, vais aprender um pouco mais sobre o carro e eventualmente vais ganhar algum "calo" para um dia te ajudar.

infelizmente e por muito treino que possamos ter, não há duas situações iguais ( tipo de estrada, espaço, velocidade etc ).

acho que fazes bem em praticar e melhorar as tuas capacidades.

existem alguns cursos nas marcas e escolas que te podem ajudar a subir de nível e recomendo.

É algo que digo várias vezes, sendo que vários colegas meus com carta há relativamente pouco tempo até já tiveram acidentes, normalmente conduzo de forma tranquila e dentro dos limites. Com ocupantes no carro por vezes nem chego aos limites de velocidade. O que refiro aqui é sozinho e em estradas pouco movimentadas. E não concordo, não sou o maior, ainda tenho mesmo muito a aprender!

Concordo muito com o que o josemanuel diz. Nos primeiros meses somos uma espécie de maçaricos, ui coitadinhos de nós ... Mas se algo não nos acontecer no 1º ano de carta, começamos a achar que já sabemos conduzir e que somos os 'maiores', arrisco a dizer que isto é válido para quase toda a gente, pelo menos homens.

O carro que conduzi desde que tirei a carta, e ainda conduzo, para além do meu, é um Corsa A com uns míseros pneus 145/R13 ... Um dia que me tenha de despedir deste carro ficarei triste, afinal é o primeiro carro que aprendi a conduzir a sério ...

O carro não é rápido, é muito barulhento, dizem que trava mal, mas dá gozo 'assapar' no calhambeque em estradas rurais ... É um carro que não tem segurança nenhuma. Por exemplo, se não tens pneus com boa tração (no caso deste Corsa, são pneus tranversais) escusas de travar porque ele vai bater na mesma [:D]

Só para dizer que eu consigo divertir-me em estradas rurais num Corsa A, e sentir o carro nos limites dele ...
Apesar do bolinhas já ter 24 anos, dá-me mais alegrias do que conduzir certas coisas, como por exemplo o meu Grande Punto [:D]

Última edição:
Há que saber filtrar o que diz a imprensa.

O passar tem um excelente comportamento em termos de eficácia. Há uns anos no kartódromo de Leiria fez-se uma espécie de treino do rally Verde Pino (quem não souber o que é google que vale a pena), com o piso bastante molhado e com carros como M3 E46, porsche 996, mitsubishi evo, integrale, S2000, vários carros de competição antigos, etc. o mais rápido foi um Passat tdi de 170 cv e DSG .......

Se querem um carro que dê gozo em condução é o Ford Puma (e não é por ter um) é um carro que tem o pneu certo (dimensões) para o peso e o tipo de chassis que tem. :)

Não queria referir as marcas para não causar as discussões do costume...é um Passat e um Focus. Sou encartado há um ano, embora já saiba conduzir há mais tempo. Já conduzi alguns carros, mas conheço melhor os meus e o que não entendo, é o porquê de o carro que é considerado mais "divertido", ser aquele em que sinto os limites mais cedo do que no outro, que é considerado mais aborrecido! E com limites, quero dizer os pneus chiarem em curva e já sentir o carro ir de frente em algumas situações.

Cometes-te o deslize de dizer que és encartado somente à 1 ano.
Vai condicionar em muito as respostas que vais obter.

Última edição:
não acho,

se dissesse que conduzia há mais de 5 é que seria grave, todos temos de aprender e algumas dúvidas são normais.

vai chegar o dia em que ficará surpreendido por 1.6 andar mais que um 2.0 por exemplo.

para treta já chega ai um pintas no off topic que anda a ser assediado pela esposa do chefe [:D]

Cometes-te o deslize de dizer que és encartado somente à 1 ano.
Vai condicionar em muito as respostas que vais obter.

Voltar
Superior