Como transformar tablet/smartphone com A-GPS android em GPS

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos sylva
  • Data de início Data de início
S

sylva

Guest
Queria saber se é possivel transformar um tablet só com A-GPS com o SO ANDROID 4.1 ou um smartphone com 2.2 android num GPS ,sem se ter de pagar net móvel 3G ou 3G à operadora para que sai mais caro , esta função do A-GPS, o objectivo é usar estes aparelhos como GPS no carro apesar de não terem antena interior GPS e só dar por bluetooth 2.1.

A marca Amaryllo alemâ tem à venda dispositivos de antenas externas bluetooth sem fios e não por USB para ligação por OTG Mini USB , para estes smartphones e tablets , mas queria saber se se arranja de outras marcas de antenas bluetooth para este fim. Se me poderem indicar uma loja fisica que venda estas antenas bluetooth para GPS compativeis com drivers SO android até 4.1 JB agradecia.

Que eu saiba não precisas de plano de dados para obter sinal GPS num qualquer Smartphone do mercado atual. Nos Tablets já não sei mas aposto que é igual.
Basta ligares o GPS e esperares pelo sinal. Desligas a transmissão de dados e esperas pelo sinal.

Depende por que o A-GPS significa que ele usa a net para se ligar ao satélite e não tem antena interna. Sem Antena Interna de GPS precisa sempre da net para se ligar ao GPS.

Depende por que o A-GPS significa que ele usa a net para se ligar ao satélite e não tem antena interna. Sem Antena Interna de GPS precisa sempre da net para se ligar ao GPS.
Hmmm... não.

A-GPS significa que se liga à net, quando esta está disponível, para poder encontrar a posição dos satélites mais rapidamente.

Em suma, se o teu tablet tem A-GPS, não precisa de uma antena externa para nada, precisa apenas é de SOFTWARE que contenha a cartografia (mapas) armazenada em vez de fazer o download constante da mesma via internet (como é normalmente o caso com Google Maps e afins).

Hmmm... não.

A-GPS significa que se liga à net, quando esta está disponível, para poder encontrar a posição dos satélites mais rapidamente.

Então e depois de encontrada a posição como é que ele se mantem ligado? Através da antena interna?

Então e depois de encontrada a posição como é que ele se mantem ligado? Através da antena interna?
Sim. A-GPS ou GPS, acredita que ambos têm uma antena interna. Um meio de leitura dos satélites de GPS para triangulação do posicionamento geográfico.

Um àparte: o que é verdade no entanto, é que existem vários chipsets GPS, de maior ou menor qualidade (rapidez e precisão) e, muitas vezes, nos aparelhos de A-GPS como telemóveis e tablets, usam chipsets de menor qualidade.

Uma das tarefas mais lentas de um GPS é o lock inicial de satélites. Como os aparelhos (de uma forma geral) evoluíram e passaram a ter uma ligação à net constante, lembraram-se que se estes forem à internet fazer a descarga da posição dos satélites, este lock pode ser muito mais rápido. É apenas uma ajuda extra. É essa a definição de A-GPS.

Depois ainda ajuda mais à festa que alguns fabricantes de chips e chipsets, como a Broadcom, façam por exemplo sistemas integrados de 3G e GPS (e alguns fabricantes de aparelhos como a Apple só os comprem assim integrados, por isso as versões 3G/4G têm A-GPS e as wi-fi não).

Há muita matéria para confusão, e ainda mais há se juntarmos à festa os serviços de localização que os computadores, tablets, etc, todos têm sem que isto seja GPS (é uma combinação de IP com referência geográfica dos pontos wi-fi).

Mas qualquer aparelho, tenha GPS, ou A-GPS, tem antena GPS. Este é o bottom-line.
Pegas num Android com A-GPS, espetas uma app tipo TomTom, tiras o SIM ou qualquer acesso a dados, e vais ver que consegues perfeitamente fazer navegação na mesma.

Mas esta coisa do A-GPS não é servir-se da rede celular para (GSM, 3G) para complementar ou substituir no caso de falha do sinal GPS?

Penso que A-GPS é uma forma de localização celular baseada na triangulação das antenas.
E que GPS é uma forma de localização celular baseada na triangulação de satélites.
Logo, um telefone pode ter A-GPS sem GPS.
E pode ter GPS sem A-GPS (se bem que, neste caso, será só uma questão de software).
E pode ter GPS e A-GPS (neste caso, o A-GPS só serve para tornar mais rápida a localização.
Parece-me...

Penso que A-GPS é uma forma de localização celular baseada na triangulação das antenas.
E que GPS é uma forma de localização celular baseada na triangulação de satélites.
Logo, um telefone pode ter A-GPS sem GPS.
E pode ter GPS sem A-GPS (se bem que, neste caso, será só uma questão de software).
E pode ter GPS e A-GPS (neste caso, o A-GPS só serve para tornar mais rápida a localização.
Parece-me...

A-GPS é assisted-GPS, ou seja, a localização por satélite é apoiada pelas antenas da rede GSM.

Não podes ter A-GPS sem GPS, pode é ter GPS via rede 3G.

Para resumir e concluir, basta o primeiro parágrafo da wiki.

Assisted GPS

Assisted GPS, generally abbreviated as A-GPS or aGPS, is a system that can under certain conditions improve the startup performance, or time-to-first-fix (TTFF), of a GPS satellite-based positioning system. It is used extensively with GPS-capable cellular phones, as its development was accelerated by the U.S. FCC's 911 requirement to make the location of a cell phone available to emergency call dispatchers.[1]

A-GPS é assisted-GPS, ou seja, a localização por satélite é apoiada pelas antenas da rede GSM.

Não podes ter A-GPS sem GPS, pode é ter GPS via rede 3G.

Mas não são sinais diferentes? GPS é por satélite. Localização por rede celular é outra coisa. Certo? Podem ser combinadas ou ser separadas, creio eu.

Mas não são sinais diferentes? GPS é por satélite. Localização por rede celular é outra coisa. Certo? Podem ser combinadas ou ser separadas, creio eu.
Sim, são coisas diferentes.

Localização via rede 3G (ou via rede celular) não é "GPS". O acrónimo é extensivamente utilização como sinónimo de localização, erradamente, pois refere-se a um sistema de satélites específico. É daqueles casos em que uma marca excede o âmbito da marca, tal é a sua generalização.

A revolução Galileo é que ficou numas águas de bacalhau do caraças...

Sim, são sinais diferentes, e podem ser combinados ou separados.

P.ex. no Nokia 5800 que tive, não tinha tráfego de dados, então usava apenas o GPS. Demorava o seu tempo a encontrar os satélites e a fixar sinal.

Com o A-GPS, ele acederia à informação mais atual da localização dos satélites, e seria mais rápido a fixar o sinal.

O que tenho é o seguinte :

1º Tablet Android 4.1 JB da marca espanhola bq MAXWELL PLUS
2º Smartphone com android 2.3 HUAWEI IDEOS X3
3º Smartphone com android 2.3 Vodafone 945 (ZTE Joe)

O objectivo aqui é ter GPS nos 3 aparelhos e queria saber o que necessito de comprar e instalar apps android /drivers para ter GPS a funcionar nos 3 produtos no carro, antenas internas não existem nestes aparelhos tinha que comprar uma antena externa bluetooth de uma marca que ainda nem sei qual é o mais barato possivel .

O custo da net por 3G ou 4G dos cartões sim ou das pens usb 3G ainda é muito alto , o que queria é uma alternativa à net por satelite atraves de uma antena exterior bluetooth, ou seja a melhor das soluções mais recomendadas

Última edição:
O que tenho é o seguinte :

1º Tablet Android 4.1 JB da marca espanhola bq MAXWELL PLUS
2º Smartphone com android 2.3 HUAWEI IDEOS X3
3º Smartphone Vodafone 945 (ZTE Joe)

O objectivo aqui é ter GPS nos 3 aparelhos e queria saber o que necessito de comprar e instalar apps android /drivers para ter GPS a funcionar nos 3 produtos no carro, antenas internas não existem nestes aparelhos tinha que comprar uma antena externa de uma marca que ainda nem sei qual é o mais barato possivel .

O custo da net por 3G ou 4G dos cartões sim ou das pens usb 3G ainda é muito alto , o que queria é uma alternativa à net por satelite atraves de uma antena exterior bluetooth, ou seja a melhor das soluções mais recomendadas

Basta descarregar o TMN Drive, é gratis, tem os mapas actualizados e funciona mt bem. É baseado no NDrive [;)]

Voltar
Superior