Como se diz?...

É auxiliar, tal como em auxílio (em que o som do X é igual). "AuÇiliar" nunca poderia ser, porque antes de "i" ou de "e" vem sempre um C e não um Ç.

Mas o Mad Dragon não está a questionar a forma como se escreve, mas como se pronuncia.

O "x", na língua portuguesa, tem mais que uma forma fonética. E no caso específico, pronuncia-se como se tivesse lá um "c".

citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

Mas o Mad Dragon não está a questionar a forma como se escreve, mas como se pronuncia.

O "x", na língua portuguesa, tem mais que uma forma fonética. E no caso específico, pronuncia-se como se tivesse lá um "c".

Diz-se com um "c"?
Mas as formas fonéticas do "X" são penas do género de táxi ou de "ch".
pelo menos sempre pensei isso...

Há tres maneirad de ler o X.

Auciliar
Au"ch"iliar
Auqchiliar (como se le em táxi..)

Penso que a forma correcta seja o "auciliar"

citação:Originalmente colocada por Dark_Sorcerer

citação:
auxiliar [s ]

(Do lat. auxiliáre, «id.»)

Estava na Infopédia, um serviço Porto Editora. Eu digo "auciliar", mas de facto escreve auxiliar.

Estava na Infopédia, um serviço Porto Editora. Eu digo "auciliar", mas, de facto, escreve-se auxiliar. [:p]:D

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:
auxiliar [s ]

Estava na Infopédia, um serviço Porto Editora. Eu digo "auciliar", mas de facto escreve auxiliar.

Estava na Infopédia, um serviço Porto Editora. Eu digo "auciliar", mas, de facto, escreve-se auxiliar. [:p]:D

Há gente que está a trabalhar, meu amigo! E às vezes não há tempo para esses pormenores! :D :D (o "-se" é um falhanço, mas eu não colocaria as vírgulas, apesar de reconhecer que se poderia utilizar das duas formas ;))

citação:Originalmente colocada por JGTB

citação:
auxiliar [s ]

Há gente que está a trabalhar, meu amigo! E às vezes não há tempo para esses pormenores! :D :D (o "-se" é um falhanço, mas eu não colocaria as vírgulas, apesar de reconhecer que se poderia utilizar das duas formas ;))

Eu não tenho, mas acho que "de facto" tem de vir sempre entre vírgulas.

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon

Então diz-se com um "s"?
2 :) "aussiliar" ou "auciliar" ou "auçiliar".

Os dicionários da língua inglesa costumam vir com a palavra escrita usando o alfabeto fonético internacional, é pena que os portugueses não sigam o exemplo, portanto, sem poder confirmar, fica apenas mais um voto no "ésses" :D

Pequeno exemplo: "auxiliary" pronuncia-se/escreve-se:
20068313028_auxil.JPG

citação:Originalmente colocada por Mad Dragon
Diz-se com um "c"?
Mas as formas fonéticas do "X" são penas do género de táxi ou de "ch".
pelo menos sempre pensei isso...

Nem sempre. Estás a esquecer-te de "êxito" ou "exame" (com um som mais para o Z)ou até mesmo "auxílio" (que também se lê como se fosse um S).

Voltar
Superior