Como retirar o anticongelante do bloco....?

J

jorgemvo

Guest
Já pesquisei em muitos sites, e aqui no forum, acerca de como mudar o liquido de refrigeração. No meu caso, é de um Corsa B TD. Já sei que basta retirar a mangueira de baixo do radiador (o meu não tem bujão), deixar escorrer, fechar, meter agua (destilada de preferencia), dar umas voltas com o carro para aquecer, deixar percorrer o circuito um pouco para limpar, voltar a tirar e meter o anticongelante.

A questão é: como tiro o liquido a frio, o termostato tá fechado, ou seja, o bloco tá cheio do anticongelante velho. Não há forma de retirar a agua do bloco com o motor frio...? E haverá algum perigo de depois o por a trabalhar sem água la dentro? Como não tem agua, pode o termostato não abrir, e xau...

Se ficar um nadinha de água destilada lá dentro não faz mal.
E, depois de reatestares, tens que fazer a purga, i.e., retirar o ar do circuito de refrigeração.

Fácil, tira o termostato fora, assim a água também sai. Há uns blocos que têm um bujon que dá para tirar o líquido lá de dentro.

Depois é estares atento a ver se não aquece, mas o termostato se aparentar estar em bom estado não tem porque não abrir.

Já pesquisei em muitos sites, e aqui no forum, acerca de como mudar o liquido de refrigeração. No meu caso, é de um Corsa B TD. Já sei que basta retirar a mangueira de baixo do radiador (o meu não tem bujão), deixar escorrer, fechar, meter agua (destilada de preferencia), dar umas voltas com o carro para aquecer, deixar percorrer o circuito um pouco para limpar, voltar a tirar e meter o anticongelante.

A questão é: como tiro o liquido a frio, o termostato tá fechado, ou seja, o bloco tá cheio do anticongelante velho. Não há forma de retirar a agua do bloco com o motor frio...? E haverá algum perigo de depois o por a trabalhar sem água la dentro? Como não tem agua, pode o termostato não abrir, e xau...

O termostato só fecha um dos lados do motor/radiador. A agua sai pelo outro lado.

Boas
Os blocos costumam ter um (taco) do lado direito oudo lado oposto, mas normalmente o acesso é dificil mas consegues desapertar só tens que procurar o taco ou bojão.

E que tal se eu puser o carro a trabalhar, deixar aquecer até chegar quase à temperatura de abertura do termostato, tirar as duas mangueiras, direcciona-las para um balde e ir metendo agua, ou agua destilada no vaso conforme se vai esvaziando? Eventualmente também sairá água do 2º tubo do vaso, quando o termostato abrir. Quando sair agua limpida dos dois, posso ficar seguro de que ficou o circuito todo limpo, certo?
Depois é so retirar a mangueira de baixo do radiador (esperar que arrefeça um pouco, claro), esvaziar o máximo que puder, e depois meter o anticongelante lá pra dentro. Alguém vê alguma falha neste método...?
Do género disto:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58904&postdays=0&postorder=asc&start=0

http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dilt8A&feature=channel

Última edição:
Se a água destilada sair suja depois de andares com o carro, tornas a colocar água, andas uns km´s e tiras novamente. Vai ficar sempre alguma água no circuito mas em relação à quantidade de antigelo que vais colocar a percentagem é pequena.

Alguma preocupação acima disto acho desnecessário, já fiz este processo nos dois carros aqui de casa e fiquei de consciência tranquila, eu que sou muito cuidadoso nestes trabalhos de mecânica.
Preocupa-te sim em colocar um bom antigelo para te aguentar 2 ou 3 anos sem mexer.[;)]

O termóstato fechado apenas impede a circulação de água no sentido radiador>motor/"chauffage". Estando fechado, a frio, só permite a passagem de água vinda do motor (quente), passando pela chauffage e indo de volta para o motor. Deste modo a temperatura aquece até à temperatura em que o termóstato abre.

Se retirares um dos tubos no fundo do radiador, toda a água, repito, toda a água sairá, estando o termóstato aberto ou fechado.

Por isso força. É uma operação simples. Se o sistema não se purgar sozinho, deves fazê-lo tu.

Última edição:
ja agora como saber se o sistema ficou purgado? ou seja ao retirar o tubo do radiador, vazar o circuito e voltar a colocar novo anti congelante, como é que ficamos a saber se existe ar no circuito?

Existem oficinas que têm uma maquina para fazer a permuta do liquido de refrigeração e limpeza do circuito.
Basicamente é um deposito cheio de liquido de refrigeração com alguns sensores de nivel e gestão do ciclo é ligado ao circuito do veiculo e deixa-se o motor a trabalhar durante algum tempo até completar o ciclo.
Com essa maquina alem de limpar todo o circuito, todo o liquido velho é removido.

ps: a máquina de que falo é do tipo da mostrada no video posto pelo jorgemvo

http://www.youtube.com/watch?v=SV-98Dilt8A&feature=channel

Última edição:
Existem oficinas que têm uma maquina para fazer a permuta do liquido de refrigeração e limpeza do circuito.
Basicamente é um deposito cheio de liquido de refrigeração com alguns sensores de nivel e gestão do ciclo é ligado ao circuito do veiculo e deixa-se o motor a trabalhar durante algum tempo até completar o ciclo.
Com essa maquina alem de limpar todo o circuito, todo o liquido velho é removido.

ps: a máquina de que falo é do tipo da mostrada no video posto pelo jorgemvo

LIMPEZA ARREFECIMENTO COM MAQUNA. - YouTube

Consegue-se fazer uma coisa caseira +/- parecida com isto... Faz-se os mesmos passos, demora-se é mais tempo. A única coisa que me faz não usar esse método é que vou ter o motor a trabalhar (quente), e meter a circular água da torneira (fria)... O bloco até pode aguentar a diferença de temperatura, mas se calhar há outros componentes que não, e começam a estalar e fissurar. Prefiro fazer ao longo de uma semana ou duas, trocar várias vezes o liquido por água destilada, e qd sair mais limpida, tá bom para meter o anticongelante.

Voltar
Superior