Como Reparar Centralina de Airbag?

Pantera06

New member
Tenho aqui uma centralina de uma Renault Espace, com a referência 5WK42851 que está avariada. Será que me podem dar algumas dicas para proceder à sua reparação, ou indicam sites onde posso ir buscas alguma informação sobre isso?
Obrigado desde já.

Mas eu não quero que outros a reparem, quero ser eu próprio a fazê-lo. Tenho ferramentas e conhecimentos de electrónica para isso. Falta-me é informação, tipo manual, lista de componentes, esquema, etc.

Mas isso dá para reparar???
Quando tive o acidente com o clio os pre-tensores dispararam e foi necessário meter a centralina (que custou uma pipa de massa[8b] ) e agora vocês andam a reparar isso??:confused:
Eu até fiquei com ela, mas acabei por a deitar para o lixo [8b]

a questão não é se da para reparar a questão fulcral neste assunto é se funcionará quando for necessário![;)]

Pois é, nem de propósito este tópico, apesar do problema não ser do airbag deve ter algumas semelhanças.

Tenho um Primera há 6 anos que nunca me deu problemas.

Agora chumbou na inspecção. Diagnóstico: CO ao ralenti mt alto.

Nissan com ele e dá cá 575€. Deixei a factura no carro, mas acho que lhe chamam o misturador de ar, mas na conversa falou-me de facto na centralina, pelo que julgo ser a mesma coisa. Disse que não tem afinação.

Já viram isto ? estou ainda a quente e eu é que estou "desafinado".

p.s. não percebo nada disto, esta será a centralina de quê ? do ar ???

Última edição:
Pois é, nem de propósito este tópico, apesar do problema não ser do airbag deve ter algumas semelhanças.

Nissan com ele e dá cá 575€. Deixei a factura no carro, mas acho que lhe chamam o misturador de ar, mas na conversa falou-me de facto na centralina, pelo que julgo ser a mesma coisa. Disse que não tem afinação.

Neste caso dava para reparar a centralina. Provavelmente reprogramá-la. As marcas é que não prestam esse tipo de serviço, preferem meter novo, pois assim em caso de problema refugiam-se na garantia. No meu caso refiro-me à centralina do airbag. Quando dispara o airbag sem causa aparente ou por vezes com pequeno toque, dá para reprogramar de novo um chip e a centralina volta a estar activa. Quando não se trata disso, mas sim de avaria propriamente dita, terá de se chekar todos os componentes para ver qual estará avariado, e aí não é reprogramação, mas sim reparação. Pena é continuo na mesma ainda, ou seja sem nenhum tipo de ajuda ou informação.
Abraços.

Pena é continuo na mesma ainda, ou seja sem nenhum tipo de ajuda ou informação.
Abraços.

será por que não é fácil ??? não me parece que aqui ninguem queira ajudar. Não é isso que vejo habitualmente. Eu é que só agora "cheguei" a este problema e saíu-me bem caro...

Última edição:

O que mudaram no teu carro foi a famosa MAF (medidor de massa de ar) que avaria com muita frequência nos Nissans Primera e Almera e de facto o único sintoma é o CO elevado.

Quanto ao tema do tópico... não me parece que encontres essa informação por aqui, só com um electricista do ramo e habituado a fazer esses serviços.

O que mudaram no teu carro foi a famosa MAF (medidor de massa de ar) que avaria com muita frequência nos Nissans Primera e Almera e de facto o único sintoma é o CO elevado.
...bem, notava no ultimo mês e a piorar, no ralenti. muito instável e às vezes até a deixar ir o carro abaixo, sobretudo quando reduzia rápidamente.
É nestas situações que vemos a nossa fragilidade...tb financeira [s)]

Atenção que a centralina do motor é uma coisa e a centralina do airbag é outra.

Há pouco tempo, o meu carro começou a acender a luz do airbag.
Levei-o ao electricista, que me disse que o problema, estará, quase de certeza, na centralina do airbag. Ele desmontou aquilo tudo e não encontrou mais nenhum problema.

Quando tiver tempo, tenho de levar o carro à Fiat para ver se me resolvem o problema.

Atenção que a centralina do motor é uma coisa e a centralina do airbag é outra.
pois...é o que já percebi. E o que chamamos centralina são determinados componentes que comandam funções do carro.
A ideia inicial que tinha é que era uma peça, tipo computador central do automóvel :sh)
No meu caso, penso que é o que substituiu os antigos carburadores e dá pelo nome de Medidor Massa ar...qual centralina.

Todos os carros actuais têm centralina no motor e quase todos têm medidor de massa de ar. E estas são independentes uma da outra.

Voltar
Superior