Como fazer fermento

Peste

New member
Não é que o fermento para fazer pão seja caro, mas gostava de saber se alguém tem uma solução melhor e mais saudável sobre como fazer fermento.

É que o pão feito em casa é bastante bom, mas falta uma côdea e um sabor como o do pão dos olhos d'agua ou do pão alentejano que ainda não consegui reproduzir em casa. Soluções?

tens de arranjar mesmo fermento biológico assim como este por exemplo:
fermento+padeiro.jpg

Este não funciona lá muito bem:
fermento-po-Royal.jpg

Não falo como experiência própria de o fazer, mas de todas as vezes que vi fazer pão alentejano nunca utilizaram o fermento em pó.

A melhor solução é a Levedura Fresca... No Continente encontras na zona da padaria em embalagens de 2 pacotes de 25grs.

A melhor solução é a Levedura Fresca... No Continente encontras na zona da padaria em embalagens de 2 pacotes de 25grs.

Eu só uso essas, é de longe melhor que a desidratada e mais económica.
Uma dica: Visto que esse fermento tem sempre uma validade curta, ele pode ser congelado durante mais dois meses a seguir ao prazo de validade expirar.

Eu só uso essas, é de longe melhor que a desidratada e mais económica.
Uma dica: Visto que esse fermento tem sempre uma validade curta, ele pode ser congelado durante mais dois meses a seguir ao prazo de validade expirar.

Esse é muito bom, mas há outros porreiros. Eu tenho em casa um fermento israelita (seco) que é uma maravilha!

Eu uso esse e o seco da Ramazotti, ambos funcionam bem.

Eu tenho uma receita de pão tipo alentejano que fica maravilhoso, e com côdea estaladiça.

Não é que o fermento para fazer pão seja caro, mas gostava de saber se alguém tem uma solução melhor e mais saudável sobre como fazer fermento.

É que o pão feito em casa é bastante bom, mas falta uma côdea e um sabor como o do pão dos olhos d'agua ou do pão alentejano que ainda não consegui reproduzir em casa. Soluções?
O fermento tradicional consiste, em o padeiro hoje e guardar um pouco da massa de pão, para ser usada como fermento de amanhã.

De valor era partilhares essa receita, que cá em casa o pessoal gosta muito de pão alentejano! [;)]

Ora então vamos lá ao que interessa... quanto me pagam??[:D]

A receita original, depois de experimentar DEZENAS delas e nenhuma me satisfazer, está aqui:

Como a massa demora bastantes horas a levedar o melhor é prepararem-na na véspera de cozer o pão, à noite. Vão precisar de uma panela de ferro, de um pyrex com tampa, ou uma panela de barro especial para fazer pão. O objectivo é cozer o pão a uma temperatura elevada o que lhe dá um aspecto e sabor muito semelhantes ao nosso pão tradicional de Mafra ou ao pão alentejano. O resultado final vai depender também da farinha e percentagem de água. Uma massa mais seca resulta num pão mais pesado e compacto. Uma massa mais húmida cria um pão com muitos buracos e mais leve. Esta receita é a minha versão da receita original que podem ler aqui. Eu uso uma mistura de farinha de trigo (farinha vulgar) e farinha de centeio para criar um pão rústico, mas de acordo com o vosso gosto e o que tiverem em casa, podem optar por usar outros tipos de farinha. A minha panela é grande e oval, por isso o resultado é um pão mais baixo com muita côdea, como gostamos cá em casa.

Ingredientes:

• 3oo gramas de farinha de trigo.(*)
  • 150 gramas de farinha de centeio(*)
  • 0.5 litro de água
  • 1/2 colher de café de fermento de padeiro seco (em pó) (**)
  • 2 colheres de chá de sal
  • farinha de trigo ou de milho para polvilhar. (a farinha de milho ajuda a criar uma côdea mais douradinha) (***)

(*) Posso dizer-vos que usei apenas a farinha de trigo, a "normal" do supermercado, sem fermento.
(**) Já experimentei com seco, mas uma colher de chá e não de café, e com o fresco, usei metade de um cubo de 25gr, portanto 12,5gr sensívelmente.
(***) Usei sempre a mesma farinha, de centeio, e resultou muito bem

Preparação:

Numa tigela grande misturem todos os ingrediente(excepto a farinha de milho) O objectivo é criar uma massa húmida, não se cansem a bater, não vale a pena.

img_3795.jpg

Cubram a tigela com um pano e deixem a massa descansar durante 12 a dezoito horas. (Eu deixo a minha dentro do forno desligado.)

Passado este tempo, verão que a massa está ainda mais líquida e cheia de bolinhas de ar.

img_3797.jpg

Polvilhem a massa com a farinha de milho. Podem fazê-lo na bancada da cozinha, ou com uma colher ir afastando a massa das paredes da tigela e polvilhando até que a massa deslize levemente. Deixem descansar duas horas.(*)

(*) Neste processo, e para que a massa se despegue da taça (alguidar porque ela cresce muito), uso quase 300gr de farinha, juntando aos poucos para não granular.

img_3798.jpg

Liguem o forno no máximo e aqueçam a vossa panela (com tampa).(*)

Transfiram a massa para dentro da panela quente e tapem-na. (Cuidado com esta operação, a panela está a ferver.)

Coloquem a panela de novo no forno e assem o vosso pão durante 30 minutos a 225ºC. Retirem a tampa e assem durante mais 20 minutos.

Assim que o pão estiver pronto retirem-no do forno e virem a panela sobre um pano de cozinha. Resistam e deixem-no arrefecer um pouco antes de irem buscar a manteiga ao frigorífico!

(*) Usei uma panela de inox, não tenho de ferro, com tampa, e funcionou na perfeição. Também já experimentei usar um pirex oval tapado com papel de alumínio a fazer de tampa, e funcionou na perfeição, o pão ficou exactamente como o da foto em baixo.

img3802v.jpg

http://anasbageri.wordpress.com/2010/09/08/pao-sem-amassar-passo-a-passo/

É importante que se sigam estes passos, já fiz outras experiências como não dar tanto tempo para levedar, ou mesmo na fase de esperar 2 horas, colocar logo a massa no pirex para que, ao transferir a massa para o recipiente de forno, ela não perder tanto ar, ficando com mais "buracos", e não resultou muito bem. Isto é, a levedação é fundamental que sejam pelo menos as 12h (da noite para o dia serve, -+ 10h). Quando fiz a segunda experiência, o pão ficou muito bom, mas pegou-se ao pirex, coisa que nunca aconteceu quando fiz pelo processo original, ou seja, transferir a massa na hora de a cozer.

Espero que gostem, cá em casa adoram, e a crosta é espectacular!!![;)]

Última edição:
No supermercado.

No pingo doce custam 50 cêntimos 2 cubinhos de 25gr, destes:

DSC04838.jpg

Estão normalmente no frigorífico junto às massas frescas.
É essa mesmo que uso. A minha duvida era se um fermento biológico ajudaria a melhorar a qualidade do pão, para se assemelhar a um mais tradicional.

Ora então vamos lá ao que interessa... quanto me pagam??[:D]

A receita original, depois de experimentar DEZENAS delas e nenhuma me satisfazer, está aqui:

É importante que se sigam estes passos, já fiz outras experiências como não dar tanto tempo para levedar, ou mesmo na fase de esperar 2 horas, colocar logo a massa no pirex para que, ao transferir a massa para o recipiente de forno, ela não perder tanto ar, ficando com mais "buracos", e não resultou muito bem. Isto é, a levedação é fundamental que sejam pelo menos as 12h (da noite para o dia serve, -+ 10h). Quando fiz a segunda experiência, o pão ficou muito bom, mas pegou-se ao pirex, coisa que nunca aconteceu quando fiz pelo processo original, ou seja, transferir a massa na hora de a cozer.

Espero que gostem, cá em casa adoram, e a crosta é espectacular!!![;)]
Espectáculo, Texuga. [:cool:]

Obrigado e, é mais do que merecido, um beijinho. [;)]

Voltar
Superior