Como é que se cozinha uma alheira?

Ilyushin

Banido
Hoje à tarde estava a dar na RTP um programa sobre Mirandela e as alheiras, e como tinha mesmo de ir ao Continente, trouxe duas.

A minha dúvida é: quais são as melhores opções para se fazer uma alheira?

Isto é frito, grelhado, assado, cozido, na brasa???

Aceito umas sugestões p.f.

O melhor é na brasa (ou em alternativa grelhada), picas com uma agulha grossa ou palito e deixas estar até fica com a pele tostadinha e depois é só comer.
Ai que saudades das alheiras que fazia a minha avo.[br:)]

Agora fiquei com ideias [br:)]

Bem, maneiras há muitas.

A mais tradicional é assada (brasa e penso que no forno irá dar ao mesmo), com batata cozida, grelos/broculos, etc.

Mas existem muitas variantes. Alheira frita com batata também ela frita, alheira com ovo (mechido ou não), até grelhada...

Eu confesso que já comi de muitas maneiras... com ovo, com batatas fritas, etc. Mas normalmente é a que está mais acima. Sendo que na maior parte das vezes falha a parte do forno/lanha... vai frita [:D] Para muitos é a maneira errada mas fica muito bom na mesma, não há dúvidas. Se bem que acrescenta uma boa quantidade de óleo e é bem menos saudável.

Agora fiquei com ideias [br:)]

Bem, maneiras há muitas.

A mais tradicional é assada (brasa e penso que no forno irá dar ao mesmo), com batata cozida, grelos/broculos, etc.

Mas existem muitas variantes. Alheira frita com batata também ela frita, alheira com ovo (mechido ou não), até grelhada...

Eu confesso que já comi de muitas maneiras... com ovo, com batatas fritas, etc. Mas normalmente é a que está mais acima. Sendo que na maior parte das vezes falha a parte do forno/lanha... vai frita [:D] Para muitos é a maneira errada mas fica muito bom na mesma, não há dúvidas. Se bem que acrescenta uma boa quantidade de óleo e é bem menos saudável.

Na minha opinião frita fica com excesso de gordura, pois na confecção da alheira entram ingredientes como o azeite e carne de porco (tipo toucinho).

Cozidas com batatas e grelos
Na brasa com batatas e grelos

Basicamente servidas com qq coisa cozida; é da forma que melhor se aprecia o sabor.

Agora alheira frita com ovo estrelado e batatas fritas é o pior crime que eu já vi ( e comi )

Põe a alheira no forno em cima de um grelha, muita da gordura sai. É suposto largarem gordura como quando eram feitas no carvão.

numa sertã com um pingo de azeite, coloco-a em lume moderado, isto depois de lhe ter dado um corte a todo o comprimento. isto faz com que a pele saia toda :-D

Voltar
Superior