Como é que isto é possível???

Qual o tamanho da amostra?

Acredito que tenham feito vários inquéritos, mas só colocaram no vídeo o que lhes interessava...[;)]

Eu posso escolher cinco bons alunos e fazer um vídeo a "demonstrar" que o nosso ensino é excelente...

100 inquéritos de 20 perguntas cada. Sim, é uma amostra. Mas é uma amostra muito, muito, mas mesmo muito triste.

Qual o tamanho da amostra?

Acredito que tenham feito vários inquéritos, mas só colocaram no vídeo o que lhes interessava...[;)]

Eu posso escolher cinco bons alunos e fazer um vídeo a "demonstrar" que o nosso ensino é excelente...

Repara, eu não discordo do que dizes. Evidentemente que pegaram nos piores exemplos.

O que eu acho inconcebível é que, sendo universitários, se alheem ao ponto de não saber qual é a capital da Itália.

Pode até nem ter mal nenhum, mas, como é referido no texto que acompanha o video, no caso de um estudante de turismo, sim, já tem mal.

O mais curioso são as desculpas do tipo "Ah, não é da minha área."

Quê? Vivem numa caverna?

Acho interessante ser a Sábado a publicar este vídeo, quando o nosso jornalismo tem mostrado cada calinada gigantesca...

É que perguntarem a um estudante de Artes qual o símbolo químico de um elemento é uma coisa, agora um jornalista a dar erros (de palmatória) de Português :sh)... E isto sou eu a generalizar, claro.

É triste sim mas também não sejam tão dramáticos. Não me digam que só agora é que descobriram que existem estes broncos no mundo?

Quem interpretou o Padrinho? "Vasco Santana" [:)] [:)] [:)]E dito com convicção! [:D]

Para mim isto não é absolutamente chocante pois não faço ideia de quantas centenas/milhares de pessoas entrevistaram e isso muda tudo.

Para terem uma ideia do que é mesmo mau, o Jay Leno faz uma rubrica semelhante e diz que habitualmente são necessárias algumas horas de entrevistas para darem pérolas suficientes para uma rubrica de 2/3 minutos. Diz ele que foi a uma terra qualquer que não me recordo e em 20 minutos de gravações fizeram uma rubrica de quase 4 minutos, até ele ficou chocado!

Última edição:
Acho interessante ser a Sábado a publicar este vídeo, quando o nosso jornalismo tem mostrado cada calinada gigantesca...

É que perguntarem a um estudante de Artes qual o símbolo químico de um elemento é uma coisa, agora um jornalista a dar erros (de palmatória) de Português :sh)... E isto sou eu a generalizar, claro.
É isso mesmo!!!!

É importante saber o que a área de estudo aborda! O resto pertence a área de cultura geral, e isso vai da cabeça de cada um!

Epah, o errarem e dizerem que a capital dos estados unidos é Nova York, pronto, dá-se o desconto porqué é a cidade mais falada entre outras coisas...mas responder Inglaterra? LOL

...mas pelos vistos há quem pense que o símbolo químico da água é Ph0[8b]

...assim como é perfeitamente normal que não se saiba o símbolo químico da água, mas dizer Ph0? Quando não se sabe, não se fala.
...à minha mãe qual o símbolo químico da água, ela provavelmente não sabe, o que é perfeitamente....

Estive a ler os comentários e reparei num pormenor que me tinha escapado... A pergunta era: "Qual o símbolo químico da água?" A água não tem um símbolo químico. [;)]

Tem sim fórmula química, que é H20. A água não está na tabela periódica... [:D]

Ou agora o jornalista e/ou quem elaborou as perguntas não fizeram o 12º, como disseste?

Estive a ler os comentários e reparei num pormenor que me tinha escapado... A pergunta era: "Qual o símbolo químico da água?" A água não tem um símbolo químico. [;)]

Ou agora o jornalista e/ou quem elaborou as perguntas não fizeram o 12º, como disseste?

Ups. [:D]

O jornalista foi nabo nessa, mas não ofusca a nabice dos entrevistados.

Well, não tinha reparado nisso, mas é apenas um erro de nomenclatura em química. É algo muito específico, e que os jornalistas não têm de saber. Assim como nem todos temos de saber que a água é H20 representada quimicamente, mas responder pH0:sh)...

Se formos por esse prisma, também há montes de jornalistas que confundem ataques cardíacos com paragens cardíacas/arritmias letais causadoras de morte súbita. Mas como é lógico, é algo tão específico de uma determinada área, que não podemos exigir isso de um jornalista.

De qualquer forma, se estás tão indignado, manda um mail para a redação da Sábado, a expor o problema.

É que pessoalmente, a mim assusta-me mais os erros de palmatória em Português, que muitos jornalistas dão.

Se fosse possível fazer um pequeno teste, ficariam surpreendidos.
Peguem em 50 estudantes universitários de um país "civilizado", tipo noruega, finlândia ou reino unido, e perguntem qual é a capital da Itália ou a fórmula da água. Tenho a certeza mais do que absoluta de que alguns vão errar.

Mas olha que eu disse no tom da brincadeira para mandares mail a reportar esse erro, mas pensando melhor, é algo que até se devia fazer. É que o saber não ocupa lugar, e este tipo de erros, para quem é da área de ciências, ou andou na área de ciências, faz alguma confusão. Já para não falar que pode induzir outras pessoas no erro.

Uma das coisas que me irrita nos jovens é "Ah eu não percebo nada de política, isso passa-me ao lado e não quero saber". Como se fosse uma coisa boa. Ficam orgulhosos. Burros. Porque é exactamente por a política passar ao lado de muitos portugueses que os políticos se dão ao luxo de fazer o que fazem. [s)]

Uma das coisas que me irrita nos jovens é "Ah eu não percebo nada de política, isso passa-me ao lado e não quero saber". Como se fosse uma coisa boa. Ficam orgulhosos. Burros. Porque é exactamente por a política passar ao lado de muitos portugueses que os políticos se dão ao luxo de fazer o que fazem. [s)]

Eu ligo, mas também cada vez menos, é sempre arroz:sh)

Eles fazem o que fazem porque a justiça deixa, nada tem a ver com os jovens, visto que em Portugal a população é cada mais envelhecida, portanto em primeiro lugar devia-se falar da geração dos que estão no poder e deixam tudo acontecer!

Fazem uma data de perguntas a uma data de gente e só publicam as respostas mais parvas... Muitas vezes corrigem mas essa parte cortam. É óbvio que nem toda a gente sabe tudo. Partilhei no meu FB o depoimento do rapaz do "arcanjo" como exemplo de quão iníquo e manipulador é este tipo de jornalismo.

Voltar
Superior