Como detectar derrame cerebral

tubar?o

Banido
Boas !

Não sei se é este o sítio ideal para colocar um tópico destes.
Recebi por mail um texto , que adaptei e resumi para ficar mais compacto.

Basicamente é isto :

--------------------------------------------------

Como detectar derrame cerebral :

Se alguma vez estiverem perante uma pessoa consciente que, por ex, tenha caído sem
razão aparente, ou algo do género, peçam a essa pessoa para que ela própria faça 3 coisas :

- Levantar ambos os braços
- fazer um sorriso
- Dizer uma frase simples do género : " O dia está bonito"
- Segundo consta, por vezes basta perguntas á pessoa o seu próprio nome completo , ou que dia é hoje...

Se essa pessoa tiver dificuldades numa ou mais acções destas, há possibilidade de ela estar a sofrer um derrame cerebral, e nesse caso, peçam ajuda através do 112.

O saber não ocupa lugar e nunca se sabe quando estes conhecimentos serão necessários.
Espalhem este texto, não custa nada
icon_smile.gif

--------------------------------------

Alguém que seja médico ou coisa do género para confirmar se estes conselhos são verdadeiros e úteis ? No mail diziam que foi um estudo apresentado por um grupo de médicos...Não creio que estejam a aldrabar...

Quem tiver acesso a outros fóruns nomeadamente AHO, pedimos que insira este texto lá, de modo a informar o maior número possível de pessoas.

Espero que não seja repost..

As informações que referiste dão para saber se há algum AVC, mas não todos.

Basicamente, as acções que dizem para fazer no mail correspondem às áreas mais afectadas por AVC, e que pior fazer ao doente que sofre o "derrame cerebral", como lhe chamam...

Assim, se conseguires realizar o que eles dizem no mail, as áreas mais importantes do cérebro não foram afectadas.

Mas uma queda súbita pode ser tanta coisa!!!

[;)]

Na passada sexta, na minha reunião de condomínio, estava lá um condómino a apresentar uma proposta de orçamento.

O Sr. estava a ter muita dificuldade em falar, não se percebia nada...
Passado um pouco começou a sentir tonturas e teve de sair da reunião...

Soube mais tarde que teve um AVC e está "praticamente"(máquinas) morto...

Enfim...
É cada uma.

Na passada sexta, na minha reunião de condomínio, estava lá um condómino a apresentar uma proposta de orçamento.

O Sr. estava a ter muita dificuldade em falar, não se percebia nada...
Passado um pouco começou a sentir tonturas e teve de sair da reunião...

Soube mais tarde que teve um AVC e está "praticamente"(máquinas) morto...

Enfim...
É cada uma.
[s)][s)]

Pois... Problemas no centro da fala...Um dos sintomas...

Mas pelos vistos foi bem mais grave...[s)]

Quando estas coisas acontecem, o melhor é ir logo para as urgências e dizer o que se passa. Pelo que ouvi dizer, as primeiras horas após o AVC ou derrame ou lá o que é, são decisivas.

TRF , és médico ? (só por curiosidade [kiss] )

Verificar se as pupilas tem as duas o mesmo tamanho, é muito importante!
Fazer isto varias vezes até terem passado 72 horas para quem teve uma pancada forte na cabeça.

-Tocar com o dedo indicador no nariz (fazer com os olhos abertos e fechados).

-Testar a sensibilidade no rosto e na sola dos pés (ver se sente alguma coisa e se é igual em ambos os lados do rosto e pés).

-Fazer o teste do bêbado, caminhar sobre uma linha com os olhos fechados.

Quando estas coisas acontecem, o melhor é ir logo para as urgências e dizer o que se passa. Pelo que ouvi dizer, as primeiras horas após o AVC ou derrame ou lá o que é, são decisivas.

TRF , és médico ? (só por curiosidade [kiss] )

TRF , diz lá [:p] és médico ?

Não sou médico, mas algumas das áreas do meu curso (Cardiopneumologia, como disse o meu futuro colega de profissão - rc) abordam muito a questão dos AVC.[;)]

E como já tive 4 cadeiras em 2 anos relacionadas com Patologias, alguma coisa haveria de ficar![:D]

[;)]

Por falar no sintoma da fala... se bem me lembro de ler no jonal foi o sintoma que o conhecido actor José Pedro Gomes apresentou quando estava a ter um AVC.
Estava com algumas pessoas depois de uma actuação e, além do evidente cansaço, começou com uma linguagem desconexa (do tipo dizer "xiripiteu"...). Por sorte uma das senhoras que estava presente era enfermeira (ou ligada à área da saúde) e apercebeu-se da gravidade e chamou de imediato a assistência médica.

Voltar
Superior