Como cortar a barba sem sofrimento

Não gastes dinheiro em wilkinson (fraquinhas) As King são pouco afiadas para o meu gosto, prefiro as feather, rapira ou até mesmo as astra. [;)]

P1030632-B.jpg
Bom aspecto essa espuma.apr:)

Tenho as Wilkinson que vinham com a máquina para comparar.

No seguinte site diz que as lâminas Wilkinson têm revestimento de Teflon (como as Voskhod). O tipo de revestimento é muito importante no resultado final?

https://www.refinedshave.com/wilkinson-sword-razor-blade-review/

Entretanto vou ver que lâminas é que consigo arranjar pelas drogarias/mercados (as Voskhod vou encomendar no Ebay).[;)]

eBay mas já não me lembro do preço mas não deve ter ido além dos 2/3€
Obrigado pela dica.apr:) Chegaste a experimentar as lâminas Wilkinson que vinham com a máquina?

Última edição:
Bom aspecto essa espuma.apr:)

Tenho as Wilkinson que vinham com a máquina para comparar.

No seguinte site diz que as lâminas Wilkinson têm revestimento de Teflon (como as Voskhod). O tipo de revestimento é muito importante no resultado final?

https://www.refinedshave.com/wilkinson-sword-razor-blade-review/

Entretanto vou ver que lâminas é que consigo arranjar pelas drogarias/mercados (as Voskhod vou encomendar no Ebay).[;)]

Obrigado pela dica.apr:) Chegaste a experimentar as lâminas Wilkinson que vinham com a máquina?
Sim experimentei mas não fiquei fã também

Entretanto, ontem ao final da tarde (a correr porque estava mal estacionado), consegui passar pela Balada da Sorte. Saí de lá com uma caixa (não tinham Gillette Silver Blue) de 5 lâminas de Gillette Platinum (2,6x€) e um boião de Proraso pre shave vermelho (4,80€). Gostei muito do cheiro do Proraso vermelho.[;)]

Vou seguir a dica do Veloce e vou experimentar diferentes lâminas até encontrar a lâmina que gosto mais.

@Jogador a minha caixa de Gillette Platinum é diferente da tua...:confused: As tuas foram compradas em Portugal (será que foram feitas no mesmo local?...)?

Entretanto, ontem ao final da tarde (a correr porque estava mal estacionado), consegui passar pela Balada da Sorte. Saí de lá com uma caixa (não tinham Gillette Silver Blue) de 5 lâminas de Gillette Platinum (2,6x€) e um boião de Proraso pre shave vermelho (4,80€). Gostei muito do cheiro do Proraso vermelho.[;)]

Vou seguir a dica do Veloce e vou experimentar diferentes lâminas até encontrar a lâmina que gosto mais.

@Jogador a minha caixa de Gillette Platinum é diferente da tua...:confused: As tuas foram compradas em Portugal (será que foram feitas no mesmo local?...)?
Tenho das 2 embalagens, 1 branca com letras azuis e outra azul com letras brancas. Penso que são diferentes ou pelo menos feitas em diferentes locais mas são ambas boas
Sim foram as 2 compradas em Portugal

Aproveito e deixo aqui as lâminas que a Casa de Guimarães vende (pode ser que ajude alguém):

- Elios 10 lâminas;
- Astra 5 lâminas;
- Treet 10 lâminas;
- Derby premium 5 lâminas;
- Derby extra 10 lâminas;
- Tiger 5 lâminas;
- Ricki Parodi 10 lâminas;
- Feather 5 lâminas;
- Tatra 5 lâminas;
- Bic 5 lâminas.

Última edição:
Devias ter levado as Astra as feather e as derby premium do que se vai lendo todas são boas mas nunca experimentei nenhuma
Quer dizer uma altura ao ir ao barbeiro ele usou derby premium mas em navalhete e gostei, mas não sei se é igual

As Platinum comprei na Balada da Sorte, para a semana é que se tiver um pouco de tempo, vou à Casa de Guimarães.[;)]

Última edição:
Este fim de semana lá consegui comparar as diferentes laminas que tenho (King C Gillette, Wilkinson que vinham com a máquina e Gillette Platinum).

Comecei com uma lâmina Wilkinson na cabeça (para poder comparar com a King C Gillette que já tinha uma utilização) e posso dizer que é afiada, mas é menos confortável (pelo menos para a minha técnica atual) que a King C. Gillette. Resultado... dois cortes junto à orelha.

Passei para a cara e na zona do pescoço (apenas com meia cara feita) lá fiz mais um corte (pode ter sido azelhice, porque entretanto as minhas 2 filhas gémeas de dois anos tinham invadido a casa de banho [8b]). Resolvi experimentar as Gillette platinum (@Jogador as tuas Platinum têm o quê gravado? é que as minhas têm apenas Gillette gravado) e notei logo que não cortam tão bem como as Wilkinson e que as King C Gillette (não aplico quase força na máquina e as outras duas deslizam bem, enquanto que as platinum não).

Comecei a sentir desconforto e troquei para a lamina King C Gillette. Que diferença... O deslize é muito bom (na mesma com quase nenhuma força aplicada) e bastante confortável (quase que não sinto a lâmina). Acabei o barbear com as King C Gillette e não fiz mais nenhum corte.

Vou dar outra oportunidade às Platinum... Pode ter sido uma lâmina com defeito.

Alguém já experimentou as Gillette Nacet (aproveito e deixo aqui uns gráficos que eu encontrei - refinedshave.com)?

image7.jpg

image1.jpg

Edit. A minha experiência com o creme de barbear Bonté continua muito boa. é mesmo muito fácil de fazer uma boa espuma com aquele creme de barbear.apr:)

Última edição:
Vou deixar aqui mais uma experiência com as 3 lâminas (King C Gillette, Wilkinson que vinham com a máquina e Gillette Platinum) que tenho neste momento (tenho VOSKHOD e Gillette Nacet a caminho).

Desta vez comecei com uma nova lâmina Gillette Platinum na cara. Esta não foi tão má como a primeira, mas mesmo assim senti que necessito de aplicar mais força para a lâmina deslizar na cara. Meia cara feita (sem o pescoço) e lá passei para a Wilkinson. Exactamente a mesma experiência (inclusive um corte na zona entre a face e o pescoço) que tive da primeira vez com uma lâmina destas (ver uns posts atrás).
Ainda com uma das faces para fazer, troquei para a lâmina King C. Gillette e mais uma vez tenho que admitir, que o casamento com a máquina Wilkinson / minha técnica atual é muito bom. Sem cortes e quase que não sinto a lâmina a cortar.
Venham agora as outras duas lâminas para experimentar.apr:)

Ora bom, vou deixar também o meu feedback. Há já muitos anos que queria experimentar as lâminas clássicas da Wilkinson. Não querendo investir logo, com algum receio de que não me habituasse a esse tipo de lâminas, em conversa com o meu sogro, ele disse que o pai dele tinha uma dessas máquinas clássicas. Ofereceu-me a máquina e um conjunto de 10 lâminas BIC. A máquina, em si, era dos chineses, mas suficiente para experimentar... tem um grande defeito, é que a pega é muito fina e pequena, diria que à volta de metade das originais. Mas para primeira experiência lá arrisquei. Já fiz a barba 2 vezes e, também tendo a sorte que uso barba não muito grande, faço só os contornos do pescoço, nas bochechas e por baixo do lábio inferior, gostei bastante de usar estas lâminas.

Agora, o próximo passo é adquirir uma máquina a sério, ainda estou em dúvida se Wilkinson, se Gilette. Por coincidência, passei hoje no Continente e não encontrei lâminas desse gênero, a não ser da marca branca MyLabel e parece-me que o centro não é grande o suficiente para entrar na máquina, posso estar equivocado.

Essa pedra balsamo 444, também estou com curiosidade em experimentar. Ainda assim, aconselham mais alguma coisa? Normalmente, costumo usar os cremes da Nivea, mas a verdade é que no final do barbear, sou um pouco old-school e gosto imenso do After-Shave da Denim, o original. Mas está a chegar uma altura em que as rugas começam a notar-se e penso que um bálsamo será mais positivo.

Ora bom, vou deixar também o meu feedback. Há já muitos anos que queria experimentar as lâminas clássicas da Wilkinson. Não querendo investir logo, com algum receio de que não me habituasse a esse tipo de lâminas, em conversa com o meu sogro, ele disse que o pai dele tinha uma dessas máquinas clássicas. Ofereceu-me a máquina e um conjunto de 10 lâminas BIC. A máquina, em si, era dos chineses, mas suficiente para experimentar... tem um grande defeito, é que a pega é muito fina e pequena, diria que à volta de metade das originais. Mas para primeira experiência lá arrisquei. Já fiz a barba 2 vezes e, também tendo a sorte que uso barba não muito grande, faço só os contornos do pescoço, nas bochechas e por baixo do lábio inferior, gostei bastante de usar estas lâminas.

Agora, o próximo passo é adquirir uma máquina a sério, ainda estou em dúvida se Wilkinson, se Gilette. Por coincidência, passei hoje no Continente e não encontrei lâminas desse gênero, a não ser da marca branca MyLabel e parece-me que o centro não é grande o suficiente para entrar na máquina, posso estar equivocado.

Essa pedra balsamo 444, também estou com curiosidade em experimentar. Ainda assim, aconselham mais alguma coisa? Normalmente, costumo usar os cremes da Nivea, mas a verdade é que no final do barbear, sou um pouco old-school e gosto imenso do After-Shave da Denim, o original. Mas está a chegar uma altura em que as rugas começam a notar-se e penso que um bálsamo será mais positivo.
Obrigado pelo o feedback.

Dá uma vista de olhos no video que eu postei uns posts atrás que compara a máquina King C. Gillette à máquina Premium da Wilkinson.

Na Balada da Sorte acho que a Wilkinson premium está por pouco mais de 20€. A máquina Wilkinson normal está por 4,50€ +- (preço da Balada da Sorte e das lojas Beauty Store).

O Continente e o Auchan costumam ter lâminas King C. Gillette.

https://www.continente.pt/stores/co...Catalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

Fica atento às promoções (costumam ser de 25%).

Se fores da zona do Porto, visita as casas "Balada da Sorte" e "Casa de Guimarães".

Podes comprar um pinchel e um sabão e fazeres a espuma numa taça, é mais moroso mas dá graça ao processo.

Eu já não tenho paciência e faço a espuma diretamente na cara com um creme.

Não acho que o bálsamo vs after-shave te fará diferença nas rugas... infelizmente [:D]

Eu nunca me consegui habituar as lâminas da BIC, acho-as pouco afiadas. Costumo usar ASTRA.

Obrigado pelo o feedback.

Dá uma vista de olhos no video que eu postei uns posts atrás que compara a máquina King C. Gillette à máquina Premium da Wilkinson.

Na Balada da Sorte acho que a Wilkinson premium está por pouco mais de 20€. A máquina Wilkinson normal está por 4,50€ +- (preço da Balada da Sorte e das lojas Beauty Store).

O Continente e o Auchan costumam ter lâminas King C. Gillette.

https://www.continente.pt/stores/co...Catalog_MegastoreContinenteOnline_Continente)

Fica atento às promoções (costumam ser de 25%).

Se fores da zona do Porto, visita as casas "Balada da Sorte" e "Casa de Guimarães".

Sou de uma cidade do distrito do Porto, não costumo andar muito pelo Porto, confesso, mas há a hipótese sempre de ver on-line.

Estou orientado para a Wilkinson, confesso, só surgiu a curiosidade para a nova Gilette pelo facto disso mesmo... ser nova. Junte-se o facto de que, já usei lâminas das normais Wilkinson Sword e Gilette Mach 3 e estas últimas sempre foram das minhas preferidas pelo corte, suavidade e durabilidade.

Podes comprar um pinchel e um sabão e fazeres a espuma numa taça, é mais moroso mas dá graça ao processo.

Eu já não tenho paciência e faço a espuma diretamente na cara com um creme.

Não acho que o bálsamo vs after-shave te fará diferença nas rugas... infelizmente [:D]

Eu nunca me consegui habituar as lâminas da BIC, acho-as pouco afiadas. Costumo usar ASTRA.

Costumo fazer com pincel, coloco creme de barbear no pincel, humedeço um pouco e espalho na cara. Mas estava pensar a juntar à compra da máquina, uma taça, confesso.
Relativamente a ter usado BIC, lá está, foi o que me ofereceram e foi com isso que experimentei. Estava com receio de me cortar todo, sobretudo porque só faço mesmo os contornos da barba e pescoço, mas foi pacífico. Dois cortes em dois barbeares na zona por baixo do lábio inferior, mas penso que por ser mais um detalhe e é mais complicado fazer com estas lâminas os contornos do que com lâminas normais.

Relativamente ao after-shave/bálsamo, penso que existirão bálsamos revitalizantes para a pele. Sempre serão um pouquinho melhores.

Mas confesso que este estilo retro/clássico, no barbear, me atrai, apesar de ter uma barba muito macia e pouco espessa, desde que me habituei a usar barba, direi que de 2015 para cá, tenho mais atenção a estes pormenores.

Sou de uma cidade do distrito do Porto, não costumo andar muito pelo Porto, confesso, mas há a hipótese sempre de ver on-line.

Estou orientado para a Wilkinson, confesso, só surgiu a curiosidade para a nova Gilette pelo facto disso mesmo... ser nova. Junte-se o facto de que, já usei lâminas das normais Wilkinson Sword e Gilette Mach 3 e estas últimas sempre foram das minhas preferidas pelo corte, suavidade e durabilidade.
O conforto que eu tenho tido a barbear com a máquina Wilkinson (a mais baratinha) e com as lâminas King C. Gillette, nunca consegui com as lâminas ditas normais (não sei como estas se chamam [8b]) e eu já tive várias máquinas normais (a minha primeira máquina foi uma Schick FX preta e a última foi uma Gillette Fusion 5 Power onde já devo ter experimentado todas as diferentes lâminas fusion).
Tenta experimentar várias lâminas e vais ver que existem diferenças bem grandes entre elas (eu só ainda experimentei 3 lâminas e já deu para ver isso). Pelo o que eu tenho lido, o casamento entre máquina / lâmina / pele / técnica é muito importante.

Costumo fazer com pincel, coloco creme de barbear no pincel, humedeço um pouco e espalho na cara. Mas estava pensar a juntar à compra da máquina, uma taça, confesso.
Relativamente a ter usado BIC, lá está, foi o que me ofereceram e foi com isso que experimentei. Estava com receio de me cortar todo, sobretudo porque só faço mesmo os contornos da barba e pescoço, mas foi pacífico. Dois cortes em dois barbeares na zona por baixo do lábio inferior, mas penso que por ser mais um detalhe e é mais complicado fazer com estas lâminas os contornos do que com lâminas normais.

Relativamente ao after-shave/bálsamo, penso que existirão bálsamos revitalizantes para a pele. Sempre serão um pouquinho melhores.

Mas confesso que este estilo retro/clássico, no barbear, me atrai, apesar de ter uma barba muito macia e pouco espessa, desde que me habituei a usar barba, direi que de 2015 para cá, tenho mais atenção a estes pormenores.

Os pequenos cortes são normais.

Eu faço a barba com lâminas DE há coisa de 6 anos e de vez em quando corto-me. Basta estar com menos paciência ou ter barba um pouco maior.

O segredo será sempre usar a menor pressão possível, nem que seja necessário fazer uma passagem extra, colocando sempre espuma. Depois perdes o receio de te cortares e começas a ter mais movimentos mais fluidos e suaves.

As lâminas, como já disseram, é questão de ires experimentando umas e outras até veres o que resulta melhor. Para mim uma lâmina nunca faz mais que dois barbeares. Depois disso é corte na certa.

Lê o que eu escrevi nos posts anteriores a experimentar as várias lâminas. Tenta experimentar outras lâminas para ver se continuam a aparecer esses cortes.

Voltar
Superior