Como Comprar Um Terreno???

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_DêCêIi
  • Data de início Data de início
I

imported_DêCêIi

Guest
Alguém sabe o que fazer para se comprar um bocado de terreno [?]

Tenho uma pequena parcela de terreno junto à minha casa que me dava um jeitão...

O terreno é público.

Se é público tens que falar com o presidente da Junta. Depois é decidido em assembleia da junta se querem vender ou não.
Normalmente é relativamente simples.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Alguém sabe o que fazer para se comprar um bocado de terreno [?]

Tenho uma pequena parcela de terreno junto à minha casa que me dava um jeitão...

O terreno é público.

Tens que ter dinheiro, acertar as condições e fazeres a escritura. É facil.[}:)]

Se o terreno é publico tens que falar com a junta de freguesia.

assim sem ninguem ver, vais começando a construir um murozito ate conseguires ficar com essa pequena porçao de terreno... Assim sem ninguem dar por nada!!
[}:)][}:)][}:)][}:)]

esta é a tipica soluçao tuga!!

citação:Originalmente colocada por pink_star

assim sem ninguem ver, vais começando a construir um murozito ate conseguires ficar com essa pequena porçao de terreno... Assim sem ninguem dar por nada!!

Ocupar não dá posse... :D

citação:Originalmente colocada por pink_star

A partir de certo tempo, efectivamente ocupar dá posse. Ali em corroios havia uma barraca de ciganos à cerca de 7 anos e agora aquando do metro, aparentemente a camara teve de pagar um balurdio aos ciganos para bazarem de lá.

citação:Originalmente colocada por Grolubao

A partir de certo tempo, efectivamente ocupar dá posse. Ali em corroios havia uma barraca de ciganos à cerca de 7 anos e agora aquando do metro, aparentemente a camara teve de pagar um balurdio aos ciganos para bazarem de lá.

Nao me fales de coisas tristes...

Vou começar a deixar o meu carro durante anos na rua no mesmo sitio... Ai de quem mo rebocar... depois digo que o lugar é meu!

Mas é melhor nao mudarmos de assunto...

É o "Usucapião".

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Nao me fales de coisas tristes...

Vou começar a deixar o meu carro durante anos na rua no mesmo sitio... Ai de quem mo rebocar... depois digo que o lugar é meu!

Mas é melhor nao mudarmos de assunto...
Chama-se usucapião e está legislado no Código Civil.

E se houver ordens de despejo pelo meio? Nao interessa?

Basicamente a isso chamo anarquia... ou a lei do gajo que se aguenta mais tempo!
Lês os artigos relevantes no Código Civil e vês se interessa ou não interessa ;)

E se houver ordens de despejo pelo meio? Nao interessa?

Basicamente a isso chamo anarquia... ou a lei do gajo que se aguenta mais tempo!

tas em portugal pah.. ja assisti a muitos casos desse genero

Em paises civilizados (Holanda se não me engano) os prédios devolutos durante x anos se forem ocupados passam quase automaticamente para as pessoas que o ocuparam! Assim obriga os proprietários a cuidar dos mesmos!

Em Portugal seria difícil isto LOL; a começar pq há prédios com dezenas de anos a precisar de obras, mas com rendas do tempo da avó da outra senhora... depois existem aqueles proprietários que aguardam que o prédio caia pq o terreno é fantástico para contruir um luxuoso condomínio!

primeiro tens que saber que é o dono...
tens uma caderneta predial (finanças)do teu terreno onde consta um mapa em que podes identificar o artigo do terreno ao lado ,vais a conservatoria do registo predial com o nº e pedes a informação

citação:Originalmente colocada por jbranco

É o "Usucapião".

Não falem do que não sabem. Usucapião é, digamos, uma reivindicação baseada num conjunto de condições que se passam ao mesmo tempo:

-Omissão na matriz
-Posse de má, ou boa fé (diferenciado pelo numero de anos)
-Testemunhas que atestam o facto

Se estas condições, todas conjugadas ao mesmo tempo, se passarem, e no prazo estipulado por lei, não houver reinvidicação ao acto -tem que ser publicado em jornal e afixado na junta de freguesia- então é-nos emitido um documento que possibilita o registo.

Não é verdade. Ocupar não dá posse, em nenhum prazo de tempo. Ocupar poderá, em condiçoes que já referi, possibilitar o recurso ao "Usucapião" que não é mais que uma escritura de Justificação.

Voltar
Superior