Como anular EGR?

ricardojcluis

New member
Boas
Tenho um Peugeot 206 1.4 HDI de 2002 com cerca de 176000Km.
O carro está a custar muito a desenvolver e não passa das 3000rpm, já andei com ele em AE durante uns tempos com Repsol e10 e a "coisa" foi ao lugar e parecia estar tudo normal, mas agora, com gasóleo normal e a fazer só cidade, ficou na mesma ou pior. Deve ser a EGR e respectiva canalização toda entupida...

Hoje, 5ª a fundo na AE, a subir ligeiramente...[8b]
Fotografia0299.jpg

A questão é qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?

A segunda questão é se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

A placa é semelhante a esta:
$(KGrHqN,!ncE9fid-UUDBPrlJBqy2g~~60_58.JPG

EGR Blanking Blank Plate Peugeot Citroen HDI Ford Tdci Volvo D 1 4 1 6 Mazda | eBay

Obrigado!!

Última edição:
Boas
Tenho um Peugeot 206 1.4 HDI de 2002 com cerca de 176000Km.
O carro está a custar muito a desenvolver e não passa das 3000rpm, já andei com ele em AE durante uns tempos com Repsol e10 e a "coisa" foi ao lugar e parecia estar tudo normal, mas agora, com gasóleo normal e a fazer só cidade, ficou na mesma ou pior. Deve ser a EGR e respectiva canalização toda entupida...

Hoje, 5ª a fundo na AE...[8b]
Ver anexo 112412

A questão é qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?

A segunda questão é se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

A placa é semelhante a esta:
Ver anexo 112413

Obrigado!!

É óptimo para não apanhar multas por excesso de velocidade

Lá isso é, posso apanha-las mas é por lentidão...
Mas o pior é que em baixas também não desenvolve, tem que se puxar muito as mudanças e parece que está "perro".
Outra coisa que notei foi que com ele parado, se lhe der uma aceleração, existe um corte antes das 2000rpm, o que também não é normal... se for em andamento ou se acelerar devagar já não faz nada!

Não sei muito sobre isso, mas uma boa maneira de anular a EGR é por software, à maneira de não teres luzes avisadores no painel de instrumentação, segundo apurei.
Já agora aproveito o tópico para propor uma questão, com a EGR anulada posso ter problemas na inspecção num carro a diesel, no que toca à emissão de gases ?

Eu tenho um Citroen saxo 1.5d e já há muito desliguei a EGR. Mais andamento, melhor consumos e muito importante: colector de admissão totalmente limpo.

No caso do saxo, não mete electronica, eliminando a possibilidade de luzes acesas no painel de instrumentos.

Um amigo fez o mesmo numa Ibiza recente e, teve de passar por alterar electronicamente.

Na IPO nunca tive problemas.

já falei com o mecânico e ele disse que era bem capaz de ser a EGR, mas ainda não foi lá nem foi ligado à maquina!

A minha pergunta vinha no seguimento se já sabes que é mesmo EGR.....é que pode não ser e andares a anulá-la sem certezas parece-me despropositado. Convém fazeres um diagnóstico correcto, primeiro de tudo.

Não sei muito sobre isso, mas uma boa maneira de anular a EGR é por software, à maneira de não teres luzes avisadores no painel de instrumentação, segundo apurei.
Já agora aproveito o tópico para propor uma questão, com a EGR anulada posso ter problemas na inspecção num carro a diesel, no que toca à emissão de gases ?

Penso que no Peugeot 206 1.4HDI, com o motor DV4TD, não mete electronica que é accionada pelo solenoide e é pneumática mas alguém que confirme isto!?!?

Última edição:
A minha pergunta vinha no seguimento se já sabes que é mesmo EGR.....é que pode não ser e andares a anulá-la sem certezas parece-me despropositado. Convém fazeres um diagnóstico correcto, primeiro de tudo.

A certeza não tenho, mas com 176000Km o mais certo é que se não for dai agora mais cedo ou mais terde vai ser e pelo preço que custa esta EGR blanking plate no e-bay vale bem apena, se for esta, que era essa a minha duvida, nem é necessário retirar a EGR fora, é só aliviar os parafusos para entrar a placa!

O acesso é que não é lá muito facil....
ricambio-auto_1_189452.jpg

Seguindo o tubo em inox, fica do lado direito, visto que esta foto é da parte de trás do motor!

Última edição:
A certeza não tenho, mas com 176000Km o mais certo é que se não for dai agora mais cedo ou mais terde vai ser e pelo preço que custa esta EGR blanking plate no e-bay vale bem apena, se for esta, que era essa a minha duvida, nem é necessário retirar a EGR fora, é só aliviar os parafusos para entrar a placa!

O acesso é que não é lá muito facil....
Ver anexo 112417

Seguindo o tubo em inox, fica do lado direito, visto que esta fota é da parte de trás do motor!

Eu não me metia nisso dessa forma. Procurava ajuda especializada. Pode não ser daí, até pode ser, mas uma limpeza pode resultar. Depois anular pode vir associado a chatices, enfim, demasiadas variáveis para resolver com uma placa comprada na net. Digo eu....

Eu tenho um Citroen saxo 1.5d e já há muito desliguei a EGR. Mais andamento, melhor consumos e muito importante: colector de admissão totalmente limpo.

Faz-nos pensar porque raio as marcas a colocaram lá...colocam mais peças (logo gastam mais a produzir) para o carro ficar a andar menos e a consumir mais...são mesmo burros

sim OK tudo bem cada um tem a sua opinião e dá-a a quem quer, mas eu não queria discutir se as EGR são boas ou más ou se estão a mais ou não. (É obvio que são boas e que cumprem o proposito para o qual foram desenvolvidas...)
Mas as minhas duvidas são:
Qual o Spray Limpa Carburadores ou travões usar para limpar a EGR? e Onde comprar e quanto custa?
Se colocar uma "EGR blanking plate" anula por si só a EGR ou tenho de fazer alguma coisa na centralina?

Faz-nos pensar porque raio as marcas a colocaram lá...colocam mais peças (logo gastam mais a produzir) para o carro ficar a andar menos e a consumir mais...são mesmo burros

A EGR não é colocada por causa de emissão de gases? Tem que ter alguma função, porque não ganham nada em colocar peças que não servem para nada.

A EGR não é colocada por causa de emissão de gases? Tem que ter alguma função, porque não ganham nada em colocar peças que não servem para nada.

Sim faz a recirculação dos gases de escape de novo para a admissão para serem "queimados" outra vez, com isto diminui os NOx, CO e CO2 produzidos na combustão uma vez que se queima menos O2. Com isto permite que as marcas cumpram as normas europeias de emissão de poluentes. O problema (ao nivel mecanico) é que ao fazer recirculação de gases de escape para dentro da admissão esta a injectar-se as particulas e os detritos da "1ª queima", o que a longo prazo ou em circulação em cidade (pára, arranca) provoca a acomulação dos detritos na respectiva valvula (EGR) e na admissão, uma vez acomulados esses depositos a valvula deixa de funcionar correctamente e mesmo quando era suposto não deixar passar os tais gases de escape (em AE por exemplo), ela continua a deixar.

Última edição:
Ricardojcluis

Anulação de EGR não implica nas inspecções mas não penses que vais ganhar assim tanto a nível de desenvolvimento do motor. Vais notar um pouco em baixas o resto o que notas é efeito placebo pois antes da EGR estar completamente entupida e o rendimento do carro todo lixado já antes estava a afectar o comportamento do mesmo.

É o mesmo tipo de sensação que se tem com a mudança de amortecedores. Como perdem eficácia lentamente temos a sensação que ainda estão +- quando já estão com pouca eficiência.

Nightlord

Sem entrar aqui na guerra dos ecologistas, tirando o turbo e injectores, as peças que mais dores de cabeça dão num diesel são as peças colocadas para reduzir emissões como EGRs e DFPs.

Os DFPs para mim são acima de tudo um grande negócio imposto pois os carros consomem mais, passam a ter uma peça muito cara e que tem grandes probabilidades de avariar em 5 anos, mudanças de óleo Long life (mais caro) mas que muitas vezes antes de 15k já tem que ser mudado por contaminação com gasóleo(exemplo que conheço de perto: Mazda 2.0 MZR-CD mas há outros) e em alguns casos (1.6 PSA por exemplo) passam a ter mais 1 manutenção programada a preços próximos de uma mudança de distribuição.

Existem ainda as muitas idas à oficina para quem anda em cidade para ir 1h ao PC fazer uma regeneração forçada pois entupiu e dá cá mais X por isso e tem que ser em máquinas da casa e não um USB made in china de 5€ comprado no ebay.

Isto é mais grave na Europa, em que nos últimos 15 anos sofreu uma lavagem cerebral de que o Diesel é que é bom, em que certas marcas em certos modelos só ofereciam variantes diesel e assim ou tinhas DFP ou tinhas DFP. Negócio garantido por uns anos ;)

Em 2007 se quisesses um familiar otto tinhas apenas a Zafira com um anémico 1.6 atmosférico. Mazda5, GPicasso, S-Max, Eurocar(807, C8, Phedra&Ulysses) e Autoeuropas não tinham ofertas decentes otto. Isto para não entrar no mundo SUV, com Santa Fés, Sorentos, Captivas, Outlanders e afins em que ainda hoje oferta otto é mínima/nula.

Só há coisa de 2-3 anos para cá é que isso mudou um pouco com os Ford e os seus 2.0 Ecoboost e os autoeuropa com um 1.4 TSI mas muitas marcas ainda hoje só têm oferta Diesel. Podem no fundo ganhar menos na venda de cada um mas em manutenção vão ganhar muito mais, mesmo que não seja feita na marca pois as peças da concorrência continuam a precisar de pagar royalties por causa de patentes

Voltar
Superior