Como abrir uma empresa?

Gostaria de saber como abrir um empresa em Portugal com ajuda do estado.
Sei que é presiso estar desempregado e inscrito no centro de emprego. E se não estiver desempregado? alguma alternativa?

Gostaria de saber como abrir um empresa em Portugal com ajuda do estado.
Sei que é presiso estar desempregado e inscrito no centro de emprego. E se não estiver desempregado? alguma alternativa?

Não precisas nada de estar de desempregado. Existem vários apoios ao investimento e eu até podia tentar explicar-te mas ía ser um texto muito longo e muito provavelmente não irias perceber metade.

O melhor mesmo é ires a um centro de emprego e pedes para falar com alguém que trate dos incentivos á criação de empresas.

Normalmente é feita uma reunião onde eles explicam como isso funciona.

Boa sorte na abertura da empresa. [;)]

Duvido que da maneira que as coisas estão, o estado te dê apoio para criação de empresa, mas não há nada como dirigires-te às entidades competentes e perguntares. No caso do estado apoiar e a empresa fechar, dependeria do que dissesse o contrato que assinasses.

Duvido que da maneira que as coisas estão, o estado te dê apoio para criação de empresa, mas não há nada como dirigires-te às entidades competentes e perguntares. No caso do estado apoiar e a empresa fechar, dependeria do que dissesse o contrato que assinasses.

Há mais incentivos do que se imagina...de momento, não mais informação...mas em breve consigo dar uns exemplos

E se a empresa não der lucro e fechar , tem que se devolver o dinheiro investido ao estado ?

Normalmente sim, os projectos são aprovados por um determinado período e mediante determinadas condições, caso não sejam cumpridas as condições contratuais o empresário terá que devolver o apoio recebido.
Atenção, na maioria das vezes estes apoios estão salvaguardados por um aval pessoal, portanto, caso a empresa não tenha liquidez para honrar os seus compromissos a responsabilidade recai sobre os sócios. [;)]

Há mais incentivos do que se imagina...de momento, não mais informação...mas em breve consigo dar uns exemplos

Exacto, existem diversos apoios à criação/desenvolvimento/inovação das empresas, por exemplo, através do QREN, entre outros...

estou com duvidas semelhantes ao criador do topico. onde posso saber as varias ajudas do estado? se me poder informar ou mesmo dizer aqui neste mesmo topico ficaria agradecido

obrigado

Voltar
Superior