Colassa foi à vida... [Dúvida]

RSafrane

New member
Boas pessoal [:cool:]

Tenho um Pug 106 1.4 XND de 1995, e, como todos os 1.4, a colassa foi-se. O motor tem cerca de 300 mil km's e já levou uma colassa.

A questão é: Torno a arranjar este motor ou meto outro? (1.4 ou 1.5)

Já tenho uns motores à vista por preços razoáveis, mas arranjar ainda fica mais barato. O meu medo é que daqui a pouco tempo torne a dar o berro.

Fica desde já esclarecido que trocar de carro está fora de questão, tem um grande valor para mim e acima de tudo é muito económico.

Agradeço opiniões, desde já obrigado [;)]

Se sabes o motor que tens, porque raio te vais meter num desconhecido? É que embora tenhas medo que possa dar o berro, um desconhecido pode ser uma fonte de problemas ainda maior.

Arranjas convenientemente e pronto. [;)]

Se sabes o motor que tens, porque raio te vais meter num desconhecido? É que embora tenhas medo que possa dar o berro, um desconhecido pode ser uma fonte de problemas ainda maior.

Arranjas convenientemente e pronto. [;)]

Pois, se calhar tens razão. Tenho muito orgulho no carro, talvez por ele me durar assim tanto... É a mesma embraiagem de origem! Mas é assim, o motor não deve estar assim tão bom, porque estes 300 mil km's foram feitos prego a fundo, sempre em AE. Mas repará-lo se calhar vai ser a opção. Logo se vê. Desde já obrigado, carrega-lhe [;)]

o resto do carro tá impecável? se precisar de alguma coisa mais aproveita para fazer algum upgrade, caixa de velocidades, travões etc

Última edição:
Pessoal, obrigado pelas opiniões. Andei à procura e encontrei um 1.5 com poucos km's, mas ainda não sei se compro. Também vou falar com o meu mecânico para ele me dar o parecer dele.

Motor 1.5 e ficas com um carro fiável, e a andar um pouquinho melhor. A diferença de consumos não é muito relevante;a diferença de fiabilidade é[;)]

Ajuda

Ajuda

Bem pessoal, estou de novo a precisar de ajuda...

A colassa do dito 1.4d está mesmo nas ultimas... O carro já custa a pegar (às vezes não pega) e ganha muita pressão.

No fim-de-semana vou mandá-lo para o mecânico para reparar, já que não encontrei um motor. Aproveito e meto uma embraiagem nova, já que esta tem os mesmos km's que o motor, e mudo mais umas coisitas...

A questão é a seguinte: será muito prejudicial andar com o carro até ao fim-de-semana? É que a Maria precisa mesmo dele, e andar de Safrane não é com ela, mas também tem medo de ficar apeada, como hoje de manhã (por sorte eu estava em casa).

Será que devo encostar o carro esta semana? O meu medo não é ela ficar apeada, é mais o facto de estragar ainda mais o motor...

Opinem sff. Desde já obrigado. [;)]

De cada vez que se muda a junta da colaça tem que se aplainar a colaça e tem um limite.
Chegará ao dia em que será impossível aplainar mais, portanto a questão de comprar outro motor terá que algum dia fazer parte da lista de opções.
De qualquer forma, andar com ele assim nunca é bom.
Está-se cada vez mais a degradar a colaça e para a aplainar será ainda mais dificil, sendo necessário devastar ainda mais a mesma.
Algum dia a maria tem que aprender a andar de Safrane.

Eh pa... Tou mesmo a ver que vou ter que pedir o Matiz à minha tia[:)]

Um conselho meu, por quem já passou pelo mesmo.
O meu ax 1.4 d tb começou a ganhar pressão e a custar a pegar até que um dia não pegou mais, pois entrou água para os cilindros e capute, por isso não insistas.
Outro conselho é, tentar colocar um motor 1.5d, isto porque, eu também, quando me queimou a junta, todos os mecânicos me diziam que para resolver o problema da colaça a solução pasaria por colocar um motor 1.5d, e um outro mecânico, me disse que não era preciso gastar dinheiro no motor, pois arranjando a colaça ele ficava como novo...a questão é que eu arranjei, e ao fim de um mês voltei a ter o problema da colaça queimada....solução comprei um motor 1.5d e problema resolvido...pé à tabua e zero problemas.....
Por isso pensa bem antes de arranjar...é que pelo que ouvi dizer uma vez queimada a junta nesses carros o problema vai precistir mais cedo ou mais tarde.
Boa sorte

Um conselho meu, por quem já passou pelo mesmo.
O meu ax 1.4 d tb começou a ganhar pressão e a custar a pegar até que um dia não pegou mais, pois entrou água para os cilindros e capute, por isso não insistas.
Outro conselho é, tentar colocar um motor 1.5d, isto porque, eu também, quando me queimou a junta, todos os mecânicos me diziam que para resolver o problema da colaça a solução pasaria por colocar um motor 1.5d, e um outro mecânico, me disse que não era preciso gastar dinheiro no motor, pois arranjando a colaça ele ficava como novo...a questão é que eu arranjei, e ao fim de um mês voltei a ter o problema da colaça queimada....solução comprei um motor 1.5d e problema resolvido...pé à tabua e zero problemas.....
Por isso pensa bem antes de arranjar...é que pelo que ouvi dizer uma vez queimada a junta nesses carros o problema vai precistir mais cedo ou mais tarde.
Boa sorte

Obrigado pelas palavras, Paulo.

Eu sei que com um motor 1.5 este problema ficava resolvido, mas a falta de tempo e a dependência deste carro faz com que tenha mesmo de o arranjar, visto ainda não ter encontrado um 1.5 que me agradasse.

O mecânico que o vai arranjar é de confiança e tem experiência nestes motores. Ele também me aconcelhou o 1.5, mas nem eu nem ele encontramos um.

Vou arranja-lo e depois se der o mesmo problema, logo se vê. Talvez uma troca de carro venha a calhar, já faltou mais :(

Obrigado pelas palavras, Paulo.

Eu sei que com um motor 1.5 este problema ficava resolvido, mas a falta de tempo e a dependência deste carro faz com que tenha mesmo de o arranjar, visto ainda não ter encontrado um 1.5 que me agradasse.

O mecânico que o vai arranjar é de confiança e tem experiência nestes motores. Ele também me aconcelhou o 1.5, mas nem eu nem ele encontramos um.

Vou arranja-lo e depois se der o mesmo problema, logo se vê. Talvez uma troca de carro venha a calhar, já faltou mais :(

Ok, sendo assim, não há outra alternativa...o facto de arranjar um motr também é uma questão de sorte, eu fui até à sucata de espanha em vigo e arranjei um motor com 63mil Kms....e fui lá por ir, tive sorte, pois caso contrário era para vender(mandar para a sucata)...pois fiquei farto do motor 1.4d.
Boa sorte...

Bem, o chasso já está na oficina desde ontem.

Estado actual do motor:

Motor 106.jpg

Obrigado pelos conselhos pessoal. O mecânico também me disse que se fizesse mais uns km's ainda podia ser pior.

Cumprimentos.

Voltar
Superior