Código de estrada

citação:Originalmente colocada por Carlos

citação:Originalmente colocada por GV-DCI

pa variar...[8][8]
eu axo que por vexes eles nem o proprio nome sabem...tanta imcompetecia junta![|)]

Cumps

A DGV é constituida na sua maioria por funcionario administrativos, que para fazer o seu trabalho nem precisaqm de ter carta de condução.

Agora se falas-te com algum jurista ou engenheiro e ele não soube responder, eu já não digo mais nada.

mas eles(as) nao deveriam saber o codigo tambem para responder as questoes dos condutores que necessitam de esclarecimento?!Nao tem formaçao?! eu axo que isso nao tem o minimo cabimento!

cumps

pa variar...[8][8]
eu axo que por vexes eles nem o proprio nome sabem...tanta imcompetecia junta![|)]

Cumps

A DGV é constituida na sua maioria por funcionario administrativos, que para fazer o seu trabalho nem precisaqm de ter carta de condução.

Agora se falas-te com algum jurista ou engenheiro e ele não soube responder, eu já não digo mais nada.

mas eles(as) nao deveriam saber o codigo tambem para responder as questoes dos condutores que necessitam de esclarecimento?!Nao tem formaçao?! eu axo que isso nao tem o minimo cabimento!

cumps

Eles quem?

Os auxiliares adminsitrativos?
Os continuos?
As velhotas em idade de pré reforma?

O que deveria haver era um centro de atendimento preparado para responder à dúvidas.

O melhor é perguntar às autoridades policiais, pois essas sim, têm a obrigação de saber.

A DGV é do melhor, kuando fiz exame nao me deram um papel para a emissão da carta para eu assinar, resultado kuando tava a xegar ao fim da validade da guia, fui a DGV saber o k se passava pk a carta nunca mais xegava, foi entao k me disseram k era por nao ter assinado, so nao entendo pk é k ñ me mandaram uma carta a dizer k nao tinha assinado akilo.
Estamos em Portugal.

Abraço. Mário Lopes

citação:Originalmente colocada por puto

A DGV é do melhor, kuando fiz exame nao me deram um papel para a emissão da carta para eu assinar, resultado kuando tava a xegar ao fim da validade da guia, fui a DGV saber o k se passava pk a carta nunca mais xegava, foi entao k me disseram k era por nao ter assinado, so nao entendo pk é k ñ me mandaram uma carta a dizer k nao tinha assinado akilo.
Estamos em Portugal.

Abraço. Mário Lopes

Eu, quando tirei a carta, tive 15 dias à espera da guia (o papel do centro de exames não servia, pelo menos na altura). Quando esta finalmente veio, chegou a carta dois ou três dias depois...
Infelizmente, neste país, é tudo assim. É DGV, é Finanças, etc.

Uma dúvida q tenho....

Quem tem carta há quase 2 anos continua provisória até aos 3? ou é apenas provisória até 3 anos para quem só a tirou agora?

Deixa ver se entendo Carlos... para Julho (penso eu) deixa de ser provisória?

EDIT:
Pergunto, pq um agente da PSP disse-me q se ainda não tinha 2 anos passava a 3[xx(]

Vamos lá ver o que é uma lei não rectrocactiva.

Significa que a lei não será aplicada a nada do que foi feito e decidido dantes da entrada em vigor.
As multas e penas acessórias antigas, mesmo que ainda não tenham sido pagas ou cumpridas continuarão ao abrigo da lei anterior.
As cartas que eram provisórias por dois anos continuam na mesma.

etc.
etc.
etc.

Um exemplo de uma situação que não tem nada a ver com rectroactividade

Eu quando tirei carta não tinha de usar o colete mas agora tenho.
Eu quando tirei carta não era obrigatório usar o cinto e agora é

etc
etc
etc
Boa explicação [^]

citação:Originalmente colocada por AWd

Deixa ver se entendo Carlos... para Julho (penso eu) deixa de ser provisória?

EDIT:
Pergunto, pq um agente da PSP disse-me q se ainda não tinha 2 anos passava a 3[xx(]

O problema é que há muitos agentes desses.

Uma vez uma besta dessas insistia que um carro de 1971 tinha que ter matricula branca. A multa já estava passada quando um colega o avisou.

Entretanto já o tinha avisado que isso ia lhe custar uma ida a tribunal, em dia de folga...

Boas!

Decidi fazer viver este topico para tirar algumas duvidas sobre o codigo da estrada!

A carta ja la vai á algum tempo [:D]

Ora a minha primeira duvida é esta:

Se formos dentro de uma cidade, numa via com duas faixas(ambas direccionais, pode-se virar para a esquerda ou para a direita) podemos ultrapassar pela direita(ultrapassar nao sera bem o termo, ou seja, segir o nosso caminho sem esperar que o da esquerda ande mais que nos).

Cumprimentos

Boas!

Decidi fazer viver este topico para tirar algumas duvidas sobre o codigo da estrada!

A carta ja la vai á algum tempo [:D]

Ora a minha primeira duvida é esta:

Se formos dentro de uma cidade, numa via com duas faixas(ambas direccionais, pode-se virar para a esquerda ou para a direita) podemos ultrapassar pela direita(ultrapassar nao sera bem o termo, ou seja, segir o nosso caminho sem esperar que o da esquerda ande mais que nos).

Cumprimentos

Sim, podes.

Conhecimento do codigo aqui no forum.

Conhecimento do codigo aqui no forum.

Se for repost peço desculpa!
Como está o conhecimento do código da estrada aqui no pessoal do fórum? Nunca tiveram curiosidade em fazer um teste após terem a carta?
Eu tenho carta à 8meses +/-, e hoje nas festas de corroios estava la uma escola de condução com um computador de testes, por curiosidade fui fazer 1 teste e em 5minutos depois do teste feito, xarammmm, só errei 1, e quando fui a ver foi mesmo distracção, já a minha namorada com carta à 7meses errou 7perguntas [:)].

O que me preocupa são os que tiraram a carta há 30-40-50 anos e ainda andam pelo código de 1954!
Depois disso mudou muito, especialmente em 94 e depois disso não parou de se adaptar à modernidade...

Voltar
Superior