Classe G.

ESPRIT

New member
Antes de mais queria agradecer a ajuda q deram qdo pus aqui o último tópico para ajudarem a minha prima a escolher.

Ela acabou por comprar um Freelander, q é mais q suficiente pós passeios mais turisticos q de tt q ela dá, mas o q kerem q faça, fui c ela a vários e gostei, fikei co bichinho!

Mas cmo adepto da merc q sou, pa mim o classe G seriao ideal!

Podem-me dar opinioes sobre este Jipe?
Tou a pesquisar qdocusta ir buscar um À Alemanha, um 290td ou 350td, só q n keria c caixa automatica.

Obg.
Abraço.

Boas.

O G ainda é um dos carros que tenho na minha lista de " must have "

No entanto.. o 350 TD que eu saiba so saiu com caixa auto e o 290TD nao é dos melhores motores ( creio que sao de especificaçao diferente, por exemplo foram fornecidos à SSangyong )

Mesmo o 350 TD teve os seus problemas.

Recomendavel pelos experts é o 300 D de 6 cilindros ou mesmo o 300 TD mas esses sao mais recentes e caros..

O nosso admin, Rui Cruz teve um G, ele conhece bem o assunto, espera que ele passe aqui e te dê umas dicas..

citação:Originalmente colocada por sitefixe

Boas.

O G ainda é um dos carros que tenho na minha lista de " must have "

No entanto.. o 350 TD que eu saiba so saiu com caixa auto e o 290TD nao é dos melhores motores ( creio que sao de especificaçao diferente, por exemplo foram fornecidos à SSangyong )

Mesmo o 350 TD teve os seus problemas.

Recomendavel pelos experts é o 300 D de 6 cilindros ou mesmo o 300 TD mas esses sao mais recentes e caros..

O noddo admin, Rui Cruz teve um G, ele conhece bem o assunto, espera que ele passe aqui e te dê umas dicas..

Ok, mas o 290 td tbem é o do classe E anterior, gastava é muito.
Obg.

Desempenho TT: É dos melhores. Muito robusto e eficaz.

Desempenho on-road: Parece que vais ao volante de um camião, é pesadão. Isto deve depender do tipo de molas que tens montadas mas nunca será uma referência neste ponto.

Conforto: A mim satifaz-me mas, o meu jipe anterior era um UMM :)

citação:Originalmente colocada por vantunes

Desempenho on-road: Parece que vais ao volante de um camião, é pesadão. Isto deve depender do tipo de molas que tens montadas mas nunca será uma referência neste ponto.

Como só pretendo utilizá-lo em passeios de TT mto leves, até seria um desperdicio usar um classe G.
O q me agrada, além do visual, é ser um merc old-school tal cmo o meu, e c isso vem construção acima da média e motores eternos.
Em estrada é seguro?
O conforto para mim é essencial, q tipo de suspensão têm aquilo? O de 5p deve ser mto + confortavel!

citação:Originalmente colocada por ESPRIT

Como só pretendo utilizá-lo em passeios de TT mto leves, até seria um desperdicio usar um classe G.
O q me agrada, além do visual, é ser um merc old-school tal cmo o meu, e c isso vem construção acima da média e motores eternos.
Em estrada é seguro?
O conforto para mim é essencial, q tipo de suspensão têm aquilo? O de 5p deve ser mto + confortavel!

O 3 portas tb é confortável mas sim o de 5 portas é mais confortável...

O meu tem um 300GD de 1988 desde Novembro que espera que as matrículas Cheguem!!! FDP da DGV

ESPRIT, tens bom olho, o G é realmente um jipe muito acima da média. Mas tem uns senãos:

Os motores: nem todos são adequados e os dois que referiste são precisamente os menos atractivos. Acertaste mesmo em cheio nos motores a evitar! :D

Tudo dependerá do teu orçamento. Os preços variam muuuito consoante as versões:

Essencialmente tens duas séries, a primeira - W460 - e a última e actual, a W463. Pelo meio tens a W461 que substituiu a W460 com versões utilitárias. A W463 é a mais luxuosa. Existem alguns W462 mas estes são CKD - veículos exportados às peças e montados nos países de destino. Comum a todas as séries é a manufactura, todos são montados à mão.

Até 1996 os motores a gasolina têm larga vantagem em termos de performance do G. A partir desse ano foi montado o OM606, um motor TD excelente (que também saiu no Classe E, por exemplo) de 3 litros, 24 válvulas e 177cv. Só há com caixa auto (tal como o 350TD).

Em 1993 a designação nos W463 mudou de, por exemplo, 300GE para G300. Marketing, apenas - as diferenças são mínimas, apenas se fez a uniformização da designação com os outros modelos da MB.

A minha ordem de preferência seria esta:

W460 - 280GE (6 cilindros, 150cv)
W463 pré-96 - 300GE (6 cilindros, 170cv)
W463 pós-96 - 300GDT (o tal turbodiesel de 177cv, preços exorbitantes porque valem realmente a pena) ou mesmo o G500 (pena o custo da legalização)

PS: Recomendo vivamente as caixas auto, as manuais são um martírio de manuseamento.

A nível de suspensão tens, desde o primeiro modelo, uma configuração de 2 eixos rígidos e molas helicoidais. Há no seio das peças originais da MB várias molas, com alturas e taragens diferentes. Como exemplo, é possível meter pneus 35" num W460 com as molas originais da MB (código 3 marcas encarnadas ou brancas). O problema é mesmo o custo das molas...

Os bloqueios não são de série mas são opções de fábrica que 99% das vezes eram instalados.
Nos W460 são de accionamento hidráulico, nos W463 a complexidade aumentou tal como o conforto e estes já são de electro-hidráulicos.

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

A nível de suspensão tens, desde o primeiro modelo, uma configuração de 2 eixos rígidos e molas helicoidais. Há no seio das peças originais da MB várias molas, com alturas e taragens diferentes. Como exemplo, é possível meter pneus 35" num W460 com as molas originais da MB (código 3 marcas encarnadas ou brancas). O problema é mesmo o custo das molas...

Os bloqueios não são de série mas são opções de fábrica que 99% das vezes eram instalados.
Nos W460 são de accionamento hidráulico, nos W463 a complexidade aumentou tal como o conforto e estes já são de electro-hidráulicos.

Tive a ver no mobile para ter uma ideia do preço e acho q vou ter q abortar!
Agradeço mto a tua ajuda, pq por vezes é raro pessoal q realmente ajude.
Como já referi acima, n pretendo ( nunca se sabe ) fazer TT a sério, apenas uns passeios e por isso vai ser, 25 km por dia em cidade, 180 em AE ao fds e uns passeiozitos turisticos.
O G aparece como minha 1ª escolha pq me incute aquele merc feeling old-school q só quem já teve um percebe.
Para mim apenas o diesel é a única opção até por gosto, cda um ca sua pancada, O 290td é assim tao mau, no E conheço mtos casos c grandes km's?
E o 300 turbo de q falas é o seis cilindros montado no 1º classe E?
Já conduzi esse motor mas o atmosférico num E, e aquilo em cidade derretia gasóleo, embora seja verdade, q em estrada era supreendemente económico.
Tens alguma dica a dar, em sitios ou países onde comprar?
É q tou a ficar surpreendido cos valores mesmo na Alemanha! O conforto para mim é uma prioridade, até pq tenho um pequeno problema numa anca q a tal me obriga, se fosse para andar só ao fds n havia espiga, mas para tdos os dias tem q ser confortavel.

citação:Originalmente colocada por vbento

Em estrada é seguro?

O 3 portas tb é confortável mas sim o de 5 portas é mais confortável...

O meu tem um 300GD de 1988 desde Novembro que espera que as matrículas Cheguem!!! FDP da DGV

Onde compraste o teu?
É q estou a achá-los mto caros!

citação:Originalmente colocada por rui_cruz

Tive a ver no mobile para ter uma ideia do preço e acho q vou ter q abortar!
Agradeço mto a tua ajuda, pq por vezes é raro pessoal q realmente ajude.
Como já referi acima, n pretendo ( nunca se sabe ) fazer TT a sério, apenas uns passeios e por isso vai ser, 25 km por dia em cidade, 180 em AE ao fds e uns passeiozitos turisticos.
O G aparece como minha 1ª escolha pq me incute aquele merc feeling old-school q só quem já teve um percebe.
Para mim apenas o diesel é a única opção até por gosto, cda um ca sua pancada, O 290td é assim tao mau, no E conheço mtos casos c grandes km's?
E o 300 turbo de q falas é o seis cilindros montado no 1º classe E?
Já conduzi esse motor mas o atmosférico num E, e aquilo em cidade derretia gasóleo, embora seja verdade, q em estrada era supreendemente económico.
Tens alguma dica a dar, em sitios ou países onde comprar?
É q tou a ficar surpreendido cos valores mesmo na Alemanha! O conforto para mim é uma prioridade, até pq tenho um pequeno problema numa anca q a tal me obriga, se fosse para andar só ao fds n havia espiga, mas para tdos os dias tem q ser confortavel.

Não te surpreendas, porque os preços são mesmo assim. :)
A versão longa é muito mais confortável mas para trialeiras é óbvio que o curto resulta melhor. A bagageira deste último é anedótica...

O 300TD é dos últimos antes da era CDI. Esse que falas, atmosférico, também saiu no G (300GD W463, de 90 a 95) e é demasiado leeeento. [:p]

Talvez fosse melhor procurares outras opções, até porque eu posso falar: o G é o meu favorito entre todos. ;)

Para mim, uma boa opção para comprar usado é um G500 com poucos km e convertido para GPL.
Eu tive um 300GE com um consumo médio de 16 litros. O V8 5.0 consome 17 e tem quase o dobro da potência...:D

citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

Estás a achá-los caros???

Devias pensar que o G era jipe para 5.000€ nao??

Exacto não é carro que custe meia dúzia de tostões ;), mesmo com dezenas de milhares de km em cima e anos de uso.

Em estrada é seguro?

.....
É q estou a achá-los mto caros!

Bem, o meu com as jantes que alargam bastante as vias e pneus estradistas, até nem se portava mal. Mas nunca será um freelander! Já com as jantes de ferro de origem e os pneus fedima que agora tem montados, é preciso ter algum cuidado.
Quanto ao preço não há muito a fazer... É mesmo assim pelo preço de um G compras um RR com menos 10 anos. Há paixões que ficam caras :).

Está um 350TD à venda na entrada de Faro por 14.500€ com 200.000km. Pelo que me informei se o motor ainda estiver em condições, podes superar os problemas de sobreaquecimento substituindo as seguintes peças:

Cylinder Head: A6030109620, 1346EUR: This is a modified c/head never installed to the original engines. Only replacement parts. (that what I heard from a German friend who has G350)

Cylinder Head Gasket: A6030163720, 65EUR

Water Pump: A6052000820, 105EUR

Radiator: 4635001200, 564EUR

Podes ler o resto em:

http://www.pointedthree.com/disc/forums/showthread.php?tid=1804&posts=21&start=1

Duvido que o motor esteja em bom estado, mas como não entendo nada de mecânica talvez alguém mais entendido chegue a outra conclusão. O número é 916 165 913

[8)][8)][8)]
O do meu pai foi comprado a vendedor privado... com matrículas alemãs

Achas caro o vai ao mobile.de e vais ver que na encontras nenhum em bom estado por menos de 5000 €

O meu pai até diz que se soubesse que as matrículas demoravam tanto tempo tinha comprado um RR de 1996 que ficava quase o mesmo preço do G dele???[8)][8)][8)]

citação:Originalmente colocada por VMCR

Está um 350TD à venda na entrada de Faro por 14.500€ com 200.000km. Pelo que me informei se o motor ainda estiver em condições, podes superar os problemas de sobreaquecimento substituindo as seguintes peças:

Cylinder Head: A6030109620, 1346EUR: This is a modified c/head never installed to the original engines. Only replacement parts. (that what I heard from a German friend who has G350)

Cylinder Head Gasket: A6030163720, 65EUR

Water Pump: A6052000820, 105EUR

Radiator: 4635001200, 564EUR

Podes ler o resto em:

http://www.pointedthree.com/disc/forums/showthread.php?tid=1804&posts=21&start=1

Duvido que o motor esteja em bom estado, mas como não entendo nada de mecânica talvez alguém mais entendido chegue a outra conclusão. O número é 916 165 913

Obg.

De maneira nenhuma tava à espera q fosse barato.
Mas para o q os carros desvalorizam no mercado alemão, o G aguenta-se mto bem.
Os km's e os anos n me assustam pq cmo já disse tenho um merc de 1985, c 320000.
Queria encontrar alguma csa decente por até 12500 eurios, edps modificar uma ou duas coisinhas, pois ja conheço algumas lojas e sites de venda de peças para merc.
O q acho estranho é q o G comparado c outros merc, até co classe s, desvaloriza mto menos! Presumo q seja pela exclusividade!

O range tbem já andei a espreitar, mas só gosto do classic e plos vistos as revisões na Land são uma parvoice.
Tbem já vi montereys, mas n encontro um 3.0 dos ultimos.

Voltar
Superior