Citroen (E3) Cactus (substitui o C4)

Sim, basicamente terá sido por aí que a coisa se desenrolou com estes contornos.

Na car store só já têm 6 ou 7 em stock a nível nacional, quando há 2 meses ainda tinham largas dezenas.

-

Boas!

O da minha mulher vai com 19 mil kms, metade feitos por mim, pois estou desde Outubro sem carro e o novo que encomendei para mim (C5 Aircross) chega daqui a duas semanas. Tudo impecável, foi uma excelente compra, exceptuando apenas um problema que tenho notado...

Quando meto a 3ª para reduzir, como por exemplo quando reduzo de 90km/h para os 60-70km/h por aproximação a uma rotunda, se meto a 3ª acima dos 65km/h quase sempre "arranha". A mudança entra, mas é à martelada, fazendo aquele ruído de arranhar.

O que poderá ser? É importante ir com ele à oficina o quanto antes? Ou posso esperar os 4 meses que faltam para a revisão e falar disso nessa altura?

Isto com a minha mulher não acontece, por uma questão de estilos de condução. Mas sei que não é normal acontecer pois o meu estilo de condução é o mesmo com todos os carros e esta situação só me está a acontecer com este. Aliás, há uns meses atrás eu conduzia igual e metia a 3ª no mesmo tipo de reduções e não fazia nada disto. Começou a fazer aqui há 1 ou 2 meses.

Provavelmente será alguma desafinação na caixa que pode ser corrigida facilmente na oficina, mas se tiverem uma noção mais concreta do que é, agradecia a ajuda.

-

Última edição:
Boas!

O carro está com um problema qualquer. A minha mulher veio agora do trabalho, são apenas 2km (que faz todos os dias, ida e volta) e diz que logo depois de o ligar começou a soluçar, a meio do caminho acendeu a luz do motor e ligou a ventoinha de refrigeração do motor "a todo o gás".

Estacionou e telefonou-me para eu lá ir ver. Ainda ia a 50 metros já ouvia o barulho das ventoinhas. Era tipo o barulho que às vezes faz quando o estacionamos e o motor está quente, mas muito mais potente. Demorou uns 10-15 minutos a desligar.

Já não voltei a meter o carro a trabalhar, rodei só a chave a ver o que aparecia e continua a aparecer a luz do motor. Ela diz que vinha já aos soluços e que o motor estava sem potência, quase não puxava.

Se calhar é melhor telefonar à assistência em viagem e pedir para o levarem para a Citroen, não? O que acham?

Foi à revisão em Dezembro, com 28200km e está agora com 29600km. Está com a manutenção mais que em dia. Já tem 2 anos e meio mas tenho extensão de garantia até aos 5 anos, espero que a manutenção feita há apenas 1400km (4 meses) e estando dentro da garantia possa estar descansado. Vamos ver...

-

Boas!

O carro está com um problema qualquer. A minha mulher veio agora do trabalho, são apenas 2km (que faz todos os dias, ida e volta) e diz que logo depois de o ligar começou a soluçar, a meio do caminho acendeu a luz do motor e ligou a ventoinha de refrigeração do motor "a todo o gás".

Estacionou e telefonou-me para eu lá ir ver. Ainda ia a 50 metros já ouvia o barulho das ventoinhas. Era tipo o barulho que às vezes faz quando o estacionamos e o motor está quente, mas muito mais potente. Demorou uns 10-15 minutos a desligar.

Já não voltei a meter o carro a trabalhar, rodei só a chave a ver o que aparecia e continua a aparecer a luz do motor. Ela diz que vinha já aos soluços e que o motor estava sem potência, quase não puxava.

Se calhar é melhor telefonar à assistência em viagem e pedir para o levarem para a Citroen, não? O que acham?

Foi à revisão em Dezembro, com 28200km e está agora com 29600km. Está com a manutenção mais que em dia. Já tem 2 anos e meio mas tenho extensão de garantia até aos 5 anos, espero que a manutenção feita há apenas 1400km (4 meses) e estando dentro da garantia possa estar descansado. Vamos ver...

-

Nem há que inventar, se o motor está com falta de potência é chamar o reboque e ir directo para a oficina.

Obrigado.

Sim, era o que já tinha previsto. Mas vou deixar para amanhã. Fica ali estacionado onde está, que amanhã tenho tempo para gerir a coisa, trato disso logo de manhãzinha. Lá vai ela ficar com o C5 Aircross.. :rolleyes:

Isto não terá nada que ver com a famosa estória das correias de distribuição dos C4 1.2 PureTech conhecidas por dar problemas, não? Isso quando dá problema é logo para o carro nem andar e o motor ir à vida, certo?

-

Bem, fui meter ali o C5 Aircross a jeito para ela sair com ele e não resisti a ir ver melhor o C4. Até para ver se o metia noutro lugar já mais a jeito para depois o reboque o apanhar. Já não acendeu a luz do motor e arrancou normalmente, até dei duas voltas na rua para testar e estava tudo normal.

Agora não sei se amanhã chamo o reboque, se não chamo e esperamos a ver se volta ou não a acontecer ou se vou eu com ele à Citroen (20km)...

-

Acho que é de ir com o carro à oficina, o erro ficou registado e se o carro está em garantia não convém deixar passar. Pelos sintomas não deverá ser o problema da correia, até pode ter sido apenas algum sensor do motor que acordou mal disposto.

Sim, um sensor do motor, termostato ou a refrigeração do motor que por algum motivo não foi accionada naquele momento.

Vai à oficina, está decidido, ainda mais se dizes que o erro fica registado, pois o meu único receio era o de chegar lá com o carro em perfeitas condições e nem ter como provar que aconteceu o que aconteceu.

A única dúvida é se o vou conduzir até lá ou se chamo reboque. Mas se calhar vou optar pela primeira opção, vou calmamente por volta das 10h-11h, quando há pouco trânsito e se por acaso ele voltar a dar alarme, aí sim paro e chamo o reboque.

-

Conduz até lá se ele estiver bem. O pior que pode acontecer é voltar a dar o problema e teres de parar para chamar a assistência. Os erros ficam todos registados na centralina, ainda que o carro apague o erro porque aparentemente deixou de fazer o problema, na oficina terão acesso aos registos.

Conduz até lá se ele estiver bem. O pior que pode acontecer é voltar a dar o problema e teres de parar para chamar a assistência. Os erros ficam todos registados na centralina, ainda que o carro apague o erro porque aparentemente deixou de fazer o problema, na oficina terão acesso aos registos.

Hoje de manhã lá fui com ele. Na viagem, tudo normal, como se não se tivesse passado nada.

Na oficina não deu para ligarem à máquina para ver o erro pois tinham lá muitos carros em espera para serem vistos. Mas veio um mecânico andar comigo uns 5km para ver se detectava algo estranho, mas tudo normal também. Ficou combinado que se voltar a acontecer passo lá outra vez e dessa vez investigam melhor.

No regresso a casa tudo bem também, até puxei um bocado por ele e estava com a potência "toda". Pode ser que tenha sido apenas um mau dia [:cool:]

-

Ainda bem que não aconteceu mais. Mas (obviamente é apenas a minha opinião) se fosse a ti teria marcado um dia para o carro ir lá e ver o que se passa, uma vez que ainda há pouco fizeste revisão e ele ainda tem garantia. Isto porque imagina que acaba a garantia antes de lá voltar para uma manutenção programada e no futuro voltas a ter o mesmo problema, não há nenhuma prova em como já o tinha relatado. E eu entendo que com a oficina a 20kms é complicado (a oficina Citroen mais próxima de mim também fica sensivelmente a essa distância) e ter de estar a despender uma manhã ou uma tarde para o fazer é pouco ou nada prático, só que como com os carros já me chateei várias vezes e perdi horas de sono, não deixava passar essa situação [;)]

Pois, percebo, o ideal teria sido isso, ficar lá registado.

Mas pronto, tem 5 anos de garantia, ainda faltam 2 anos e meio. Ainda vai a pelo menos 2 revisões antes de terminar a garantia.

-

Boas.

Pessoal podem-me dar uma opinião sobre o C4 cactus 1.6 bluehdi shine ETG6 de 2017?

Estou a ponderar comprar este carro usado, mas conheço muito pouco do carro e do motor.

A utilização vai ser para andar na cidade, mas uma vez por outra fazer uma viagem maior, ir ao Algarve ou ate Espanha.

Obrigado desde ja.

Voltar
Superior