[Antevisão] Citroën DS5

Essas caixas robotizadas são caixas de embraiagem como as manuais mas estão automatizadas. Penso que as de dupla embraiagem são idênticas mas como têm duas embraiagem uma para as mudanças pares e outra para impar a troca é muito mais rápida e menos problemática entre mudanças.

Depois há as chamadas caixa automáticas que têm conversor de binário e não embraiagem. Que são as AM4 (caixa ZF) ou AM6 (caixa Aisin)

No caso destas CMP é que apenas têm uma embraiagem e isso origina lentidão no mecanismo e indecisão em algumas situações. De qualquer das formas aprendendo a lidar com ela é sempre possível atenuar alguns defeitos.

É uma caixa que deverá desaparecer do mapa assim que a caixa de dupla embraiagem que andam a desenvolver com a Valeo estiver pronta, tudo indica que seja para 2014.

O maior erro é eles não oferecem mais opções de caixas, se têm 3 soluções que façam uso delas em vez de estar a aplicar apenas a caixa que é só logo a que tem levado por tabela e que só ira puxar para baixo o possível sucesso comercial dos seus produtos.

Eles deviam ter tomado iniciativa em comprar a caixa DCT da Getrag como faz uma Renault, e enquanto não tinham uma made in france tinham aquela.

A única vantagem destas CMP (em relação às outras AM e DCT) é que são baratas e acabam por ser automáticas, mas estão a criar desconfiança nos produtos e depois com algum exagero e agressividade jornalística pior ainda.

Para saber aproveitar tudo o que a caixa tem de bom e minorar os pontos menos bons demorei um bocado de tempo para dominar as manhas, e agora estou perfeitamente satisfeito com a sua actuação. Uso-a 95% do tempo em modo manual porque consigo consumos inferiores, mas mesmo em modo automático o condutor tem sempre a hipótese de sobrepor a sua vontade à vontade da electrónica através da utilização das patilhas.

Pelos testes que fiz na altura da compra do C4, a CMP6 é a melhor das caixas robotizadas pré-DSG, quer em rapidez quer em suavidade.

Uma palavrinha sobre o DS5... Um exercício de estilo muito bem conseguido e um ambiente a bordo fora de série, principalmente se se escolher a opção de couro integral. Pessoalmente o branco já começa a cansar-me e, ao observar o DS5 com atenção, as cores escuras realçam mais os inúmeros pormenores estilísticos que tem. Gostei bastante!

O problema é mesmo esse, nos testes eles andam "5 minutos" com os modelos e têm de cantar qualquer coisa cá para fora.

No forum existem mais pessoas com esta caixa e também dizem o mesmo que no inicio parecia pior do que depois se vai revelando com o uso.

Depois é preciso ver a atitude e o rumo que os testes tomam, tudo o que tem rodas é para ser tratado como se as estradas fossem pistas. Em modelos que são pensado para o mundo real e para velocidades moderadas andar com a conversa das estradas sinuosas parece-me incoerente, então quando andam em MPVs é no mínimo descontextualizado.

De qualquer forma acho errado apenas estar essa caixa como única opção logo no motor que será o mais vendido, nem todos se adaptam ao seu funcionamento e há quem queira manual.

Em relação ao DS5, eu desconhecia que partilha da mesma plataforma que o c4, 308, picassos e afins, que contempla suspensão traseira de eixo de torção. Não sei até que ponto seria possível recorrer à plataforma do C5 que, ao oferecer uma suspensão dianteira de triângulos sobrepostos e traseira multilink, tornaria o DS5 num estradista excepcional bem como de elevada competência em estradas sinuosas.

A Citroen já provou que demora um bocado a libertar todas as opções no mercado português, como é exemplo do e-hdi no C4 II que primeiro só vinha com CMP6 e agora já está disponível com a caixa manual. Resta esperar...

A plataforma 2 é mais adequada ao tamanho deste carro porque ocupa menos espaço e a plataforma 3 é para carros mais longos.
A questão está mais na afinação, tanto fazem um RCZ como um confortável Picasso.

A questão de ser uma plataforma maioritariamente usada com eixo de torção não invalida que não possa ter outro tipo de eixos ou sistemas de amortecimento mais elaborados como se vê nos híbridos (3008 e DS5) um eixo multi-braços redesenhado a partir da plataforma 3 ou no caso dos 3008 Sport 2.0 Hdi com um sistema de amortecimento comandado por um 3º amortecedor. Um sistema da KYB, KYB – Media: Press Releases and Events .

Mesmo a plataforma 3 que de inicio apenas usava triângulos sobreposto à frente já usa um mais simples Macpherson num 508, ficando apenas o eixo mais rígido (o de triângulos sobrepostos) mas também mais pesado na versão GT.

Não sabemos se são limitações de caudal industrial se é marketing.

Última edição:
(...) Depende se é o Chic se é o So Chic, ainda há uma diferença de 3000 euros na base do configurador. Parece que o 1.6 Hdi apenas tem CMP6...a meu ver é um erro e vai afastar muitos clientes que querem manual ou mesmo totalmente automática.

Má estratégia comercial neste ponto de vista, não só porque tem sido criticada (para quem vá procurar opiniões começa logo a queimar a imagem do produto) e porque é a única solução.

Com um sistema SS que eles têm merecia uma opção de caixas mais alargada.

Talvez não, se tivermos em conta que este produto é apontado para um segmento mais elevado do mercado europeu e sabendo quais são as preferências neste ponto em particular dos consumidores dos mercados maiores da Europa e mesmo no maior do mundo/RPC, [;)]

E a questão de haver só dois níveis de equipamento, é mesmo forçar a opção pelo mais dispendioso, aqui o fenómeno vai ser idêntico ao que se passa no DS3, a esmagadora maioria de vendas a nível europeu é no Sport Chic e nas versões mais musculadas quer no gasóleo ou gasolina.

20% das encomendas do DS5 na Europa são HYbrid4.

Brutal!, isto em termos de retorno financeiro do investimento feito, simplesmente são estes números que ajudam a evitar a falência das empresas.

Quais são as previsões feitas pela marca para um ano comercial na sua totalidade?

A plataforma 2 é mais adequada ao tamanho deste carro porque ocupa menos espaço e a plataforma 3 é para carros mais longos.
A questão está mais na afinação, tanto fazem um RCZ como um confortável Picasso.

A questão de ser uma plataforma maioritariamente usada com eixo de torção não invalida que não possa ter outro tipo de eixos ou sistemas de amortecimento mais elaborados como se vê nos híbridos (3008 e DS5) um eixo multi-braços redesenhado a partir da plataforma 3 ou no caso dos 3008 Sport 2.0 Hdi com um sistema de amortecimento comandado por um 3º amortecedor. Um sistema da KYB, KYB – Media: Press Releases and Events .

Mesmo a plataforma 3 que de inicio apenas usava triângulos sobreposto à frente já usa um mais simples Macpherson num 508, ficando apenas o eixo mais rígido (o de triângulos sobrepostos) mas também mais pesado na versão GT.

Não sabemos se são limitações de caudal industrial se é marketing.

Apesar dos bons resultados dinâmicos (mix eficácia/conforto) em outros carros que recorrem a esta base, o DS5 tem levado "nas orelhas" por estar mal resolvido a esse nivel.
Não oferece os niveis de conforto esperados, e mesmo o Hybrid, com eixo traseiro multilink recebe criticas nesse sentido, com o carro a não absorver bem os "obstáculos" que a estrada oferece e a permitir a intrusão de bastante ruido no interior.
Aparentemente, e dada a colagem recente da Citroen a uma certa forma germânica de fazer as coisas, foram atrás do paradigma quanto mais duro melhor. O que é pena.
E também quase inexplicável, dado as criticas positivas que, sobretudo, 3008 e Ds4 têm recebido nesse sentido.

Apesar dos bons resultados dinâmicos (mix eficácia/conforto) em outros carros que recorrem a esta base, o DS5 tem levado "nas orelhas" por estar mal resolvido a esse nivel.
Não oferece os niveis de conforto esperados, e mesmo o Hybrid, com eixo traseiro multilink recebe criticas nesse sentido, com o carro a não absorver bem os "obstáculos" que a estrada oferece e a permitir a intrusão de bastante ruido no interior.
Aparentemente, e dada a colagem recente da Citroen a uma certa forma germânica de fazer as coisas, foram atrás do paradigma quanto mais duro melhor. O que é pena.
E também quase inexplicável, dado as criticas positivas que, sobretudo, 3008 e Ds4 têm recebido nesse sentido.

Esperemos que a marca aproveite para rever as suspensões e afins a produzir as necessárias alterações para futuros lotes deste carro, que para mim está muito bem conseguido (pese um ou outro pormenor).

Hoje estive dentro deste carro. digam de vossa justiça. gostei, embora prefira o ds4, com a exceção dos vidros traseiros e das cavas das rodas altíssimas (cerca de 8 ou 10cm).

Estas últimas fotos demonstram algo que eu já alertei e que porventura vai afastar alguns clientes...

O DS5 é um modelo premium, não pode ser vendido da mesma maneira como se vende um C1. A gama DS deveria ter um espaço próprio no stand da Citroen, porque os níveis de exigência de um cliente Audi/BMW/Daimler/Lexus não é o mesmo de um Fiat ou Citroen. Os stands da Citroen já são dos mais fracos a nível de ambiente mesmo entre os generalistas, por exemplo os da VW, Renault ou Peugeot são bastante superiores, para uma gama como a DS isso ainda é mais evidente...

Estas últimas fotos demonstram algo que eu já alertei e que porventura vai afastar alguns clientes...

O DS5 é um modelo premium, não pode ser vendido da mesma maneira como se vende um C1. A gama DS deveria ter um espaço próprio no stand da Citroen, porque os níveis de exigência de um cliente Audi/BMW/Daimler/Lexus não é o mesmo de um Fiat ou Citroen. Os stands da Citroen já são dos mais fracos a nível de ambiente mesmo entre os generalistas, por exemplo os da VW, Renault ou Peugeot são bastante superiores, para uma gama como a DS isso ainda é mais evidente...

fui no fim de semana passado ver o DS5, o tal modelo premium,
mas o tratamento no stand por parte do vendedor, foi abaixo de low-cost !!!
sabia menos do que eu, e quando nao sabia inventava,
pois não sei se sabem, mas SEGUNDO ELE, já se pode encomendar o DS5 1.6hdi com caixa manual !!!!
e fez o favor de me dizer o preço do modelo que estava em exposição,
e que vinha com GPS que ele dizia ser de série !!!!
test -drive, nao tinha agora carro (apesar de estar 1 na rua), e deixou-me o seu contacto para eu ligar quando puder, que depois ele tenta aranjar um !!!!

realmente, assim não vão lá !!!
e depois queixam-se das vendas, que os stands estão a fechar, etc

(nota: não gostei do bater das portas, pareceu fraco e pouco premium,
e destaco a boa altura interior em todos os lugares, mesmo com o tecto "xpto",
é um carro que depende muito das cores, e aquele pormenor prateado desde os farois até ao pilar A, no meu caso acho dispensável)

Última edição:
TIve oportunidade de ver um nas catacumbas de um centro comercial, no parque de estacionamento.
Acaba por ser bastante compacto no que toca a dimensões externas, e nas imagens, nem sempre temos percepção disso.
Se o objectivo da Citroen era destacar-se da multidão, o objectivo foi completamente alcançado.
Não sei se pelos melhores motivos.
O nivel de espampanante é realmente elevado, com todo o aparato decorativo que o carro possui.
Mesmo num espaço deficientemente iluminado como era o parque subterrâneo, todos os cromadinhos destacavam-se de forma clara.

A faixa cromada que vai dos grupos ópticos até ao pilar, como tinha dito antes, faz um estreito intervalo com parte dos grupos ópticos criando uma zona visualmente frágil. Ainda pensei que ao vivo esse pormenor seria atenuado. O exemplar que vi era branco o que acentuava esse contraste. Com cores escuras deve disfarçar melhor.

Para quem gosta de aparato visual, o Ds5 é o carro a ter, sem dúvida.
Aprecio o desenho base do carro. Tem um conjunto de proporções e elementos interessantes, que a meu ver só peca pela plataforma onde foi aplicado, que obrigou a algumas adaptações forçadas. Mas tal como outras criaturas que apostam na "personalização extrema", como por exemplo, o Mini, é pena que a interessante base estilistica conceptual seja preenchida de forma excessiva por uma série de pormenores perfeitamente desnecessários que nada acrescentam ao carro em si.

O exterior do DS5 não me cativa (principalmente a frente), o interior tem alguns detalhes de ergonomia que não me agradam, mas no geral é um carro bem concebido e que tem presença.

(...) A gama DS deveria ter um espaço próprio no stand da Citroën (...)

E está a ser implementado tal coisa como politica de apresentação do produto ao público a nível global há uma exigência da marca para um espaço próprio da linha DS nas suas representações, já aqui tinha referida tal coisa :rolleyes:, a questão coloca-se é que para muitos operadores do nosso periférico e em clara curva descendente mercado automóvel tal coisa agora é quase insuportável em termos financeiros pois irá exgir ou uma reformulação total do espaço disponível ou a aquisição de um espaço maior, a concentração da distribuição a nível nacional e regional é quase um daddo adquirido.

De facto a gama DS merecia outro espaços, nesse campo a Citroën descura completamente a sua imagem é que são stands mesmo do mais pobrezinho que já vi para uma marca tão grande. Ver esse DS5 lado a lado com um C1 é de rir e só tira prestigio ao primeiro... :sh)

Voltar
Superior