Citroen C4

Haviam de comprar um MEgane quando eles sairam..e depois iam todos querer ter um C4..

Sao problemas pontuais, que sao resolvidos por reapertamento, ou ao abrigo da garantia, e que passam a resolvidos. Sao coisas muito normais em carros novos, de segmento medio. Ate os Opel Astra parece que tinham problemas incriveis ou que desligavam, ou nao ligavam, e a Opel nao fazia a minima para resolver. Agora problemas pontuais tudo bem..

Historial de problemas:

Troca Discos empenados: NAo me parece que tenha relaçao com o seu tamanho. Nao faz qualquer sentido, ate porque é a melhor travagem do segmento. Pura e simplesmente o C4 tem jantes de 17, o que diminui por ilusao de optica os seus discos. De facto uma coisa que provoca que fiquem empenados é lavar o carro com estes ainda quentes. Simplesmente acho que tem uma susceptibilidade para este problema acima do normal, porque ja noto trepidaçao novamente a travar.

Eu nunca lavei o carro com os discos quentes, e empenaram.

Pelo que percebo, também tiveste o mesmo problema e estás a ter de novo.
É um facto que quanto maior for a jante, mais esforço os travões têm de fazer para travar (do mesmo modo que o motor tb tem de fazer mais esforço para acelerar). É um facto incontornável.

Repara que eu não disse que o C4 travava mal, porque acho que trava bem.

Mas o C4 sofre do problema de outros carros do segmento: põe as jantes 17 para ficar bonito e o resto logo se vê...

Basta ver qual o diâmetro de um disco de um BMW S1, e ver quem é que está a fazer as coisas mal.
É claro que não se deve comparar uma coisa com a outra, mas será que era assim tão mais caro fazer as coisas bem feitas ?

A minha participaçao nao é para arranjar problemas nem deitar abaixo mas nao axam que ja se começa axar "normal" demasiadas coisas erradas num carro novo? quero dizer, eu por exemplo nao axo normal entregarem me um carro novo, que a partida devia ser algo feito com alguma atençao ao detalhe, que ao fim de uns dias tem coisas desapertdas e faz barulhos e come discos e embraiagens.

Mais uma vez nao quero criar uma guerra ate porque nunca tive grande experiencias com citroens por isso n posso dizer bem nem mal, alias digo bem do espaço interior em citros com decadas que sao bem melhores que grandes berlinas de hoje. Apenas uma pergunta que nao se restringe apenas a este post mas a outros referntes a problemas com carros novos.

Pessoalmente, acho que o C4 foi das maiores evoluções que a Citroen teve nos ultimos anos. A qualidade de construção subiu imenso face aos antecessores. O mesmo já não digo por exemplo do Xsara Picasso que conheço bem.

Mas tem de se reconhecer que são carros que ainda não são nenhuma referência de fiabilidade.

bom dia Locoster,

eu sou um utilizador do C4 5 portas com 1.6HDI 110cv. O carro é do meu pai e tem actualmente 11500km +-.

Mecânica: motor muito competente, mesmo muito. Podia já haver uma versão superior, dado o tempo que este motor já tem mas se não a houve é para manter os níveis de fiabilidade demonstrada e, talvez, para não chocar com as versões do 2.0. Caixa: realmente uma de 6 velocidades vinha mesmo a calhar, pois reduzia a rotação em AE - a 120 km/h vai a 2600 rpm +-.

Dinamicamente: carro excelente! acelera bem (após os 2500km de "rodagem") curva como se tivesse sobre carris. Em relação a curvar não precisa de ligar o ESP, só o faz se estiver em zonas escorregadias. Pelo menos foi o que me aconteceu até agora. Travagem muito segura e progressiva. Dependendo da força que se imprime ao pedal ele faz a gestão da força aplicar.

Consumos: dos 11500km feitos tenho média global de 5.4 l/100km. O meu pai não é propriamente meigo, e as viagens em AE com o carro carregado fazem-se com médias de 6.2-6.8. Depois há os casos de já ter feito medias de 3.5 mas o mais normal é em redor dos 4.8 - 5.3. Em cidade (Lisboa) exclusivamente faz 5.7 - 6.2...

Conforto, qualidade etc: destaco o som (à frente, já q atras as colunas estão mal colocadas e a qualidade é apenas razoável), o espaço ( da para levar 5 pessoas normais). A suspenção atras acho um pouco seca tb devido aos pneus com R17. Mas nada de mau comparando com a concorrencia (só comparando com os citros antigos..de suspenção hidraulica..)

O pouco que conheço deste carro é através do meu colega de trabalho pois todos os dias dava-me boleia para casa. Era o 1.6 HDi 92 CV Pack VTR . Penso que é um carro que mesmo dentro de 10 anos estará com linhas actuais. É espaçoso e confortável, bem equipado e económico. Contudo, tem alguns defeitos ao nível de materiais utilizados, por exemplo, o forro das portas ao fim de 3/4 meses já estava todo estragado e notava-se ruídos parasitas em quase todo o lado. Os sensores de estacionamento estavam sempre activos, também teve um problema qualquer com a protecção do turbo. A qualidade de contrução é mediana, o novo Cee'd é bastante superior a esse nível, só pelo bater das portas nota-se isso. No que diz respeito a outros pontos positivos destaco a segurança pois deram um valente estouro no carro e o meu colega não teve nada. Resultado: carro para a sucata, a Citroen avaliou a reparação em 20.000 €, quase o valor de venda desta versão.

Cumps.

Que problemas tivestes no Astra?

Poderás verificá-los nos tópicos sobre o Astra, mas eu faço um pequeno resumo dos problemas que tive:
-Estalidos no volante
-Carro desligava-se em andamento
-Problemas no imobilizador (rodava a chave e ele não ligava); já levou placa CIM nova, substituiram a chave
-Não buzina com as luzes ligadas
-CB nada fiável, valores completamente errados
-Parafusos das portas já tiveram de ser apertados 2 vezes pois soltam-se
-No meu caso (1.3cdti) o motor é mau
-Já precisou de levar um motor de arranque novo, pois raramente pegava à primeira...

Acho que dá para se ficar com uma ideia da qualidade do carro...

para já os meus agradecimentos ao pessoal que prestou aqui bons testemunhos acerca da matéria.

acabei agora mesmo de fazer um test-drive, não com o carro que quero mas com um VTR 2portas, a motorização é a mesma: 90cv hdi.
resumo: condução agradável, segurança em curvas, etc. no entanto o maior defeito que encontrei foi mesmo o motor em subidas longas (na A25). sem embalar não foi alem de 140 e poucos km/h, enquanto a semana passado um Auris que ensaiei foi facilmente no mesmo local a 160 km/h, só que este Auris embora anuncie um binário interessante em baixas RPM não o encontrei lá, antes das 2500 RPM é cego.

é chato escolher um carro novo sem nos enfiarmos num ou noutro ponto menos bom :( entretanto o interessante do Citroen é o desconto que fazem logo à cabeça sem cerimómias e a toda a gente: menos 3500€.

vou continuar a ponderar até porque o petroleo está outra vez em flecha e estou habituado a rodar no C3 que gasta 4,3L/100, enquanto que o C4 faz no mínimo + 1L/100.

P.S: esqueci-me de dizer que este C4 que ensaiei tem 300 e tal km, enquanto o Toyota Auris é um carro de test-drives já bem rodado. o pessoal que tem os C4 pode aferir daquela falta de 'punch' em subida ser eventualmente da falta de rodagem, embora a minha experiÊncia me diga que os carros normalmente já venham a andar o que têm que andar (mais ou menos).

Última edição:
para já os meus agradecimentos ao pessoal que prestou aqui bons testemunhos acerca da matéria.

acabei agora mesmo de fazer um test-drive, não com o carro que quero mas com um VTR 2portas, a motorização é a mesma: 90cv hdi.
resumo: condução agradável, segurança em curvas, etc. no entanto o maior defeito que encontrei foi mesmo o motor em subidas longas (na A25). sem embalar não foi alem de 140 e poucos km/h, enquanto a semana passado um Auris que ensaiei foi facilmente no mesmo local a 160 km/h, só que este Auris embora anuncie um binário interessante em baixas RPM não o encontrei lá, antes das 2500 RPM é cego.

é chato escolher um carro novo sem nos enfiarmos num ou noutro ponto menos bom :( entretanto o interessante do Citroen é o desconto que fazem logo à cabeça sem cerimómias e a toda a gente: menos 3500€.

vou continuar a ponderar até porque o petroleo está outra vez em flecha e estou habituado a rodar no C3 que gasta 4,3L/100, enquanto que o C4 faz no mínimo + 1L/100.

P.S: esqueci-me de dizer que este C4 que ensaiei tem 300 e tal km, enquanto o Toyota Auris é um carro de test-drives já bem rodado. o pessoal que tem os C4 pode aferir daquela falta de 'punch' em subida ser eventualmente da falta de rodagem, embora a minha experiÊncia me diga que os carros normalmente já venham a andar o que têm que andar (mais ou menos).

Um de 110cv fica por mais 1000€, e os C4 quase todos no DB só ficaram soltos após os primeiros 2500km, se calhar devias testar um mais rodado [;)]

Mas, no entanto, se achas que 140 numa subida é mau, não percebo... :confused: O meu de 110CV aguenta-se bem com 3 pessoas e a mais de 140 a subir, só testei praí 2 vezes pois não tenho necessidade nem de forçar o motor, nem de gastar gasóleo a mais por andar a essas velocidades em subida. Se calhar devias testar um para ver o que achas, ainda assim, acho que se gostaste do carro no global, força ;)

[;)]
(...) no entanto o maior defeito que encontrei foi mesmo o motor em subidas longas (na A25). sem embalar não foi alem de 140 e poucos km/h, enquanto a semana passado um Auris que ensaiei foi facilmente no mesmo local a 160 km/h, só que este Auris embora anuncie um binário interessante em baixas RPM não o encontrei lá, antes das 2500 RPM é cego.

(...)

Como disse no meu post anterior o carro comporta-se bem melhor depois dos 2500km, e não foi preciso passar na oficina, mas tudo rola com melhor "precisão". E isto eu notava bem no arranque.. parecia sempre que o carro estava colado ao chão e demorava a arrancar! nos cruzamentos fazia diferença m dps de rodado é na boa.

O Auris tem o D4D de 90 cv certo? a minha irmã tem o corolla com esse mesmo motor, e anda muito bem, no entanto não tem muito em comum com o C4 (pelo menos o 110). De certeza que com o Auris n irias bem mais embalado?.

Se não vejamos: subida da A25 a seguir à ponte sobre o Coa, não sei se conheces: C4 entrando a 120 (na ponte é 100) chegou aos 160!! (e passou; tava com pressa dessa vez. Mas n gosto de ver os 2 digitos no CB do consumo )

Ora o C3 com o poupado 1.4 HDi n dá hipoteses em termos de gasosa..

...o pessoal que tem os C4 pode aferir daquela falta de 'punch' em subida ser eventualmente da falta de rodagem, embora a minha experiÊncia me diga que os carros normalmente já venham a andar o que têm que andar (mais ou menos).

Há muito que não vou para essas zonas, mas tenho um exemplo, penso, será idêntico. O meu C4 (110cv) na subida do Pinheiro de Loures (Alverca/Cascais) entra a 120 km/h e chega lá acima a 157 km/h. Para quem conhece, a subida é bem íngreme e longa.

Poderás verificá-los nos tópicos sobre o Astra, mas eu faço um pequeno resumo dos problemas que tive:
-Estalidos no volante
-Carro desligava-se em andamento
-Problemas no imobilizador (rodava a chave e ele não ligava); já levou placa CIM nova, substituiram a chave
-Não buzina com as luzes ligadas
-CB nada fiável, valores completamente errados
-Parafusos das portas já tiveram de ser apertados 2 vezes pois soltam-se
-No meu caso (1.3cdti) o motor é mau
-Já precisou de levar um motor de arranque novo, pois raramente pegava à primeira...

Acho que dá para se ficar com uma ideia da qualidade do carro...

É uma versão especial??

Haviam de comprar um MEgane quando eles sairam..e depois iam todos querer ter um C4..

Sao problemas pontuais, que sao resolvidos por reapertamento, ou ao abrigo da garantia, e que passam a resolvidos. Sao coisas muito normais em carros novos, de segmento medio. Ate os Opel Astra parece que tinham problemas incriveis ou que desligavam, ou nao ligavam, e a Opel nao fazia a minima para resolver. Agora problemas pontuais tudo bem..

É aqui que queria chegar, secalhar á uns dez anos nao eram considerados normais estes problemas pontuais como lhe chamas. Para mim tanto faz q seja marca y ou x, so axo que ao preço que pagamos um carro novo neste país devia haver muito mais cuidado por parte das marcas.
Podem discutir que os carros hoje teem mais tecnologia, mas isso para mim tb n é desculpa, a fiabilidade tem de acompanhar a evoluçao. E nao sou um saudosista dos carros antigos.

Será que não percebes-te?

O carro dele é um Astra 1.3 cdti, estes carros com estes motores são do pior que pode haver, muito lentos e muito pouco disponiveis. Entao a arrancar é o tedio:sh)

Não conheço ninguem que não se queixe[:vm)] [:vm)] [:vm)]

[:)] [:)] [:)]
Eu não me queixo!!
Realmente no arranque é uma seca, tenho que acelerar e tudo.

É aqui que queria chegar, secalhar á uns dez anos nao eram considerados normais estes problemas pontuais como lhe chamas. Para mim tanto faz q seja marca y ou x, so axo que ao preço que pagamos um carro novo neste país devia haver muito mais cuidado por parte das marcas.
Podem discutir que os carros hoje teem mais tecnologia, mas isso para mim tb n é desculpa, a fiabilidade tem de acompanhar a evoluçao. E nao sou um saudosista dos carros antigos.

Desculpem lá, não quero atacar ninguém, mas isto dos barulhos e etcs contra o c4... Sinceramente! É lógico que não tem a qualidade de um BMW ou Audi ou Mercedes, mas a qualidade paga-se!!! A Audi A4 sport do meu irmão faz muito mais barulho q o meu c4, e tem apenas 9 anos!!!

Eu tenho um c4 há 6 meses e sim, faz um barulho pontual nos vidros, que conto pedir pra afinar qd for à revisão. Mas daí até ser uma chocalheira!!! Mesmo daqui a 10 anos!!!

Tive um 307 de 12/2001 durante 5 anos e 2 meses, daqueles q se diz aqui pelo fórum q tem interiores maus, fazem barulhos, etc, pois é das 1ªs séries, e posso dizer q não fazia barulhos parasitas! (pronto, tinha um ruído pontual debaixo do volante...)

Em termos de montagem o meu actual c4 está ao nível do 307 q tive, se não melhor, e por isso durmo descansado qt a esses barulhos e não sei mais qts coisas que vão acontecer durante estes próximos 9,5 anos!
Tb sei q o meu c4, por ter jante de 17'' é mais rijo, o q salienta esses ruídos, mas eu se quiser troco as jantes! Mas prefiro assim.

Qt ao motor, 1.6 110cv, confesso q de início não gostava muito, mas após fazer a rodagem (10000km em 3 meses) mudou muito, está muito mais agradável! Antes só o notava a acelerar qd ia a subir, a direito era um carro banal, agora sinto q tem sempre força!

Neste momento a minha média geral dos últimos 4870km (CB2) está nos 5.1 l/100, e este depósito vai com 400km e (CB1) 4.8l/100.
Mas eu não faço cidade, e praticamente não apanho trânsito para o trabalho, por isso tenho estas médias. Para mim, o motor andar como anda, se gastar menos q 6l/100 está óptimo! apr:)

Locoster, se andaste na A25 com o c4 (+-140kmh) e o auris (+-160kmh) tens q pensar q o auris tem a cx mais curta, o q é um facto, e a questão da rodagem, eu por experiência te digo q o meu c4 me surpreendeu! Se esse em q andaste tem FAP tb vais notar algumas perdas de vez em qd...

Deves escolher bem e comprar do teu agrado, tu é q vais largar o €€€!!! [:D]

Boa sorte, e dps posta novidades!

É normal, quem vive das vendas deste motor tem que dizer que gosta, enfim nao gostava nada de ter a tua profissão:sh) sujeitas-te a cada situação

:confused: :confused: :confused:
Se me tomas por vendedor, estás muito enganado. [:)] [:)]
Eu apenas posso contar o que se passa comigo. E até agora não tenho razões para falar mal do meu carro, por isso não o farei. Sei que há casos em que o mesmo não se passa, inclusivé users que têm tido vários problemas (essencialmente na assistência), agora se pensas que só os Opel é que dão problemas se calhar devias de sair mais. :rolleyes:

Voltar
Superior