Citroen C3 IV 2023

Boas!
Eu a "comprar" será um renting a 5 anos com opção de aquisição final ou entrega do carro.

Estou actualmente indeciso entre o C3 Aircross "MAX" Hibrido de 136cv ou um Dacia Duster Journey Hibrido de 140cv.

Um fica como PVP de 29.000€ e o outro um PVP de 32.000€.

Cumprimentos,

LPC

Amigo LPC, mesmo em renting a coisa fica cara. Na empresa onde trabalho tiveram um veículo em renting durante 5 anos e o que gastaram dava para comprar outro.

Para levar 7 marmanjos há muita coisa no mercado de usados com espaço, não se gasta tanto e quando se fartar despacha fácil.

Mas isto é opinião de quem comprou seminovo há uns anos e pensa atualmente que com menos dinheiro também ficava bem servido na mesma.

O Aircross não acrescenta mais no meu ver do que um Dacia Jogger por menos dinheiro.

Este novo C3 tem um custo realmente interessante. É raro encontrar carros deste tamanho (mesmo que despidos de equipamento) por 15000€.

Se não for um autêntico lixo, será realmente uma boa opção de compra.

Este novo C3 tem um custo realmente interessante. É raro encontrar carros deste tamanho (mesmo que despidos de equipamento) por 15000€.

Se não for um autêntico lixo, será realmente uma boa opção de compra.

Boas!
Depende do que considerares lixo...

O carro na versão básica é básico. Se não te interessa alguns extras, poderá ser interessante...

Pelo preço não podes é pedir premium materials.... vais ter muito plastico por todo o lado... Mas a questão do plastico é a menos importante...
Para mim é mais importante que onde tu de facto TOCAS ser de qualidade... falo, de encostos dos braços, volante, moca das mudanças e bancos.

Cumprimentos,

LPC

Parecem-me ambos caríssimos.

Agradece a fiscalidade TUGA.
A mesma coisa em Espanha é 5000€ mais barata... Só... porque sim...

Cá NOVOS não se consegue melhores preços... E mesmo semi-novos com alguma qualidade só acima dos 30k (pelo menos com motorização automática que é o que eu procuro).

Cumprimentos,

LPC

Amigo LPC, mesmo em renting a coisa fica cara. Na empresa onde trabalho tiveram um veículo em renting durante 5 anos e o que gastaram dava para comprar outro.

Para levar 7 marmanjos há muita coisa no mercado de usados com espaço, não se gasta tanto e quando se fartar despacha fácil.

Mas isto é opinião de quem comprou seminovo há uns anos e pensa atualmente que com menos dinheiro também ficava bem servido na mesma.

O Aircross não acrescenta mais no meu ver do que um Dacia Jogger por menos dinheiro.

Se existe algo que eu aprendi com a compra do meu carro é que carros são sempre péssimos negócios seja qual for a forma de aquisição.
Ainda para mais se pensarmos num carro como um objecto ou produto de utilização permanente.

Nenhum carro mainstream vai valorizar ao longo do tempo e nunca iremos recuperar o que gastamos nele... E se for nosso ainda pior.
A mim não me interessa os 7 lugares (ainda para mais se os 2 bancos não puderem ser retirados da bagageira) mesmo que seja apenas 700€ como extra.

Se não quiseres andar com carros novos ou com apenas 1 ano, poderá existir algumas opções nos carros entre os 3 a 5 anos.
Mas mesmo esses os valores não são assim tão simpáticos e já se leva um carro desgastado com o uso e eventualmente problemas já existentes.

Para mim comprar com essa idade já seria uma red flag para os carros da PSA (todos os que levassem o Puretech 1.2 de 110 ou 130cv).
Um coisa é eu saber o estado do meu motor que foi sempre correctamente tratado e mantido. Outra coisa é comprar um carro usado sem saber de facto a história do carro e do motor.

Sobre as 2 escolhas... estou bastante indeciso por acaso.

Sinto que o C3 Aircross deverá ter um pouco mais de qualidade geral que o Dacia Duster.
No entanto penso que o motor do Dacia e o sistema em geral, parece-me ser superior, e o espaço geral no carro também é superior.

Se vale os mais 3000€ entre os dois, isso já não sei... Gostava de ouvir opiniões...

Cumprimentos,

LPC

LPCobris, há uma coisa onde ninguém te pode ajudar, é que nenhum dos carros saiu ainda e ninguém tem experiência com eles.

No entanto tens de ver uma coisa. Estás a comparar um 1.2t 48v da citroen com um verdadeiro híbrido da Dacia. Por acaso o Duster até tem um 1.2t de 48v com um preço mais equilibrado.

Percebo que a tua questão seja a caixa auto. No entanto aconselho que pesquises bem sobre o sistema híbrido da Renault. Por um lado ele irá fazer bastantes mais Kms em modo eléctrico que um mild híbrido. No entanto são motores aspirados e com uma forma de entrega de potência que não agrada a todos, particularmente pela transmissão em si.

Tendo em conta que essa motorização já existe em diversos modelos do grupo, aconselho a que possas testar um ou pelo menos ler algumas opiniões ou boas descrições sobre a forma como ele funciona.

LPCobris, há uma coisa onde ninguém te pode ajudar, é que nenhum dos carros saiu ainda e ninguém tem experiência com eles.

No entanto tens de ver uma coisa. Estás a comparar um 1.2t 48v da citroen com um verdadeiro híbrido da Dacia. Por acaso o Duster até tem um 1.2t de 48v com um preço mais equilibrado.

Percebo que a tua questão seja a caixa auto. No entanto aconselho que pesquises bem sobre o sistema híbrido da Renault. Por um lado ele irá fazer bastantes mais Kms em modo eléctrico que um mild híbrido. No entanto são motores aspirados e com uma forma de entrega de potência que não agrada a todos, particularmente pela transmissão em si.

Tendo em conta que essa motorização já existe em diversos modelos do grupo, aconselho a que possas testar um ou pelo menos ler algumas opiniões ou boas descrições sobre a forma como ele funciona.

Boas!
Obrigado desde já pela tua resposta e info.
De facto não estou dentro do sistema combinado da renault... será a mesma coisa que o E-Power da Nissan?
Pelo que depreendo achas que poderá valer a pena o investimento extra no Dacia em vez do Citroen?

O Citroên pelos documentos que já tenho, só devem ser entregues lá para Outubro/Novembro, sendo que alguns extras apenas começam a entrar no C3 Aircross a partir de Janeiro de 2025.

O Dacia está um pouco mais avançado, sendo que devem começar a ser entregues os carros já em Agosto/Setembro.
Eu já vi vários vídeos de ambos os carros e apesar de não haver um test drive ainda do c3 aircross, tenho-me baseado no C3 para inferir a qualidade do interior e a qualidade geral de condução (em especial o conforto).

No entanto do que também vi nos vídeos do Dacia Duster na versão Híbrida de 140cv, falam muito bem dele e até dizem que das 3 versões é a melhor. Sendo suave na entrega e confortável no andamento (pecando apenas por algum barulho já a alguma velocidade).

Portanto podes ver como estou aqui bem dividido sobre o que fazer...

Obrigado e cumprimentos,

LPC

Os Duster estão a aparecer agora mesmo nos stands. Esta semana vi um num camião de transporte, creio que ia a caminho a Abrantes (Mercar), eles estacionam quase sempre ali quando para lá vão. Mas na próxima semana sou capaz de lá passar e confirmo.

Eu não estou de modo nenhum a dizer que o sistema híbrido é superior ao mild. Estou a dizer que são diferentes e que depende um bocado do perfil do utilizador.

No sistema híbrido, vais numa subida metes o pé a fundo e ele gere aquilo da sua forma, pode subir de rotação ou não. Lê um pouco sobre isso, essa motorização está em diversos veículos.

Para o meu pedido pessoal o 1.2t era preferível, mesmo gastando mais. Mas admito que cada caso seja um caso.

Citroen C3 Aircross review

From £20,240 The French brand's budget SUV is more value than cheap and can be had with seven seats

​
"...The new C3 Aircross is a comfortable, spacious, practical and easy to use family hauler, with the option to add a third row – even if those back seats aren’t really usable for longer journeys.

We liked the smaller C3, and we like its bigger sibling too. It is budget friendly and offers great equipment levels for that money. It also looks funky and the cabin is a genuinely nice place to be. Currently, for the price, there is little else that beats it. One to try..."

citroen-c3-aircross-review-2025-002.jpg

​
citroen-c3-aircross-review-2025-009.jpg

https://www.autocar.co.uk/car-review/citroen/c3-aircross

Boas!
Tenho acompanhado as reviews que estão agora a começar a sair (finalmente), e parecem-me bastante positivas...

O meu C3 Aircross encomendado em Setembro, deve chegar lá para Abril (segundo o comercial da AMATOS Car), pelo que daqui por 2 meses poderei dar o meu feedback do que se pode esperar desse carro.

Cumprimentos,

LPC

Boas!
Tenho acompanhado as reviews que estão agora a começar a sair (finalmente), e parecem-me bastante positivas...

O meu C3 Aircross encomendado em Setembro, deve chegar lá para Abril (segundo o comercial da AMATOS Car), pelo que daqui por 2 meses poderei dar o meu feedback do que se pode esperar desse carro.

Cumprimentos,

LPC

Aguardamos por esse feedback! Um dos modelos mais interessantes do mercado das pessoas reais!

Voltar
Superior