Cientistas descobrem função do apêndice

Imunologistas norte-americanos avançam uma nova teoria para a função do apêndice: o órgão será uma espécie de armazém de boas bactérias que ajudam a proteger o sistema digestivo
fonte:http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=59424

Alguém já a tirou?
Não sei onde vão buscar estes cientistas, a sério que não.

Olha, eles que vão autopsiar um gorila ou chimpanzé e façam uma comparação entre o nosso sistema digestivo e o deles.

Estes gajos faltam muito as aulas tá visto [8b] levaram a faculdade toda em festas [:vm)]:rolleyes:.

Não sei onde vão buscar estes cientistas, a sério que não.

Olha, eles que vão autopsiar um gorila ou chimpanzé e façam uma comparação entre o nosso sistema digestivo e o deles.

Estes gajos faltam muito as aulas tá visto [8b] levaram a faculdade toda em festas [:vm)]:rolleyes:.
É aquilo das folhas? :confused:

Em que é que essa teoria é mais válida do que esta?

The appendix has often been seen more as a nuisance rather than an important part of the human anatomy. Early misconceptions have led to the indiscriminate removal of the appendix from the body. Long thought to be an evolutionary remnant of little significance to normal physiology, the appendix has more recently been identified as an important component of mammalian mucosal immune function, particularly B-lymphocyte-mediated immune responses and extrathymically derived T-lymphocytes. This structure helps in the proper movement and removal of waste matter in the digestive system, contains lymphatic vessels that regulate pathogens, and lastly, might even produce early defences that prevent deadly diseases. The appendix is one of the guardians of the internal environment of the body from the hostile external environment.
pubmed.gov

De qualquer maneira não sou médico muito menos imunologista, logo tenho a humildade de não gozar as hipóteses lançadas por quem com toda a certeza sabe mais do que eu.

Isso é como as amigdalas, muita gente já as tirou fora, mas se nasceram connosco é porque fazem falta! [:cool:]
Antigamente tirava-nas por tudo e por nada, até se perceber que faziam parte da primeira linha de defesa do corpo contras as infecções.

Agora os médicos já sabem o que é o sistema linfático.

É aquilo das folhas? :confused:
Não, não é aquilo das folhas, qql cientista sabe perfeitamente da relação entre o sistema digestivo e o sistema linfático.

Em que é que essa teoria é mais válida do que esta?

pubmed.gov

De qualquer maneira não sou médico muito menos imunologista, logo tenho a humildade de não gozar as hipóteses lançadas por quem com toda a certeza sabe mais do que eu.
E fazes tu muito bem [;)].

Última edição:
Que é precisamente onde tentam encaixar esta nova peça.
Não, há uma diferença entre os agentes patogénicos vindos do exterior do corpo e os que já cá estão, o sistema linfático é o mesmo mas "trabalha" de maneira diferente consoante a localização onde se encontra no corpo
A história a repetir-se?
Nem por isso apenas uns gajos que gostavam de farras na faculdade [;)].

Voltar
Superior