Choques em portagens e estacionamentos

snitram18

New member
Boas pessoal, isto pode parecer estúpido, mas durante este verão já estou farto de levar choques de carregar nos botões para tirar o ticket nas portagens e estacionamentos que cheguei ao cumulo de ficar com medo de carregar no botão porque já sabia que ia levar um choque, e isso foi o que aconteceu hoje na portagem da A3 na Trofa, mas desta vez foi bastante forte, fora do normal e por isso, vim cá criar este tópico para saber se é só a mim que me acontece ou tem vos acontecido também

não precisam de explicar o porque de acontecer esses choques principalmente durante dias quentes, porque isso já sei, apenas quero saber se também vos acontece assim com tanta frequência

obrigado desde já

Boas snitram18,

A mim também me acontece e com bastante frequência, mas não na mesma situação que a tua. (que parece ter mais lógica)

Eu costumo apanhar choques em outras situações, quer seja nas arcas frigoríficas dos supermercados, nos carrinhos das compras, num encosto a uma pessoa, etc…E acredita que é com cada estalo! [8b]

Mas por acaso gostava de saber porque é que isto me acontece.
Já me falaram em eletricidade estática, mas não sei se será apenas isso.

Cumprimentos!

Última edição:
Solução:

ResourceLink.jsf

Um conselho, quando vais tocar nos ditos botões, toca no metal do teu carro com a outra mão.

Assim vais conduzir a electricidade estática e já não sentes o choque!

Electricidade estática, tempo seco e calçado. No verão, sempre que calço as sapatilhas ou as sandálias, em vez de ser os sapatos, cada vez que encosto a mão na porta do carro para a abrir, já sei o que me espera [;)]

Tens que meter aquelas pilas de plastico debaixo do carro para andar sempre a tocar no chão[:)] Até tem um simbolo com um raio e tudo, fica fantastico nos carros[:D]

Isso é electricidade estática acumulada no equipamento durante o tempo seco. Os responsáveis pelo equipamento deveriam ligá-lo à terra, capazmente, para evitar estes choques aborrecidos.

Mas o teu corpo é condutor da mesma, tu apanhas choque porque fazes uma descarga de contacto, caso toques em 2 coisas e uma delas esteja com ligação à terra (ex: o carro), não vais fazer descarga mas sim condução da mesma, logo não sentes o choque [;)]

O meu pai, tem sempre o habito quando vai abastecer, antes de pegar na mangueira, tocar no carro para nao haver choques que possa inflamar alguma coisa.

Ja apanhei foi um choque ainda grandito num semaforo, lembrei-me logo de um rapaz (a mais de 10 anos) que faleceu por um uma descarga num semaforo, maneiras que tenho sempre receio de tocar nos botoes de semaforos.

São mais as vezes em que dou choques que aquelas em que apanho... e apanho muitos! Há dias em que o pessoal até evita cumprimentar-me! [:D]

O meu pai, tem sempre o habito quando vai abastecer, antes de pegar na mangueira, tocar no carro para nao haver choques que possa inflamar alguma coisa.

Ja apanhei foi um choque ainda grandito num semaforo, lembrei-me logo de um rapaz (a mais de 10 anos) que faleceu por um uma descarga num semaforo, maneiras que tenho sempre receio de tocar nos botoes de semaforos.

É frequente lembrar-me desse triste caso, quando vejo os botões dos semáforos... e evito carregar.

Voltar
Superior