choques com bicicletas

citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

citação:Originalmente colocada por foo

Eu tambem costumo andar de bike e só lamento é que as bikes sejam o parente pobre da estrada. Porque sinceramente as ciclovias andam sempre cheias de pessoas e carros, sempre que andamos na estrada temos que perder a prioridade em todos os entrocamentos e rotundas, sempre que um gajo tenta atravessar uma passadeira montado - com as precauções necessárias não é à maluca - quase que te matam, se andas nalgum sitio assim tipo passeio fica logo tudo a olhar de lado como se fosses um gatuno, é só incentivos. Mesmo assim é melhor que o skate.

se nao estou em erro as bicicletas ja tem prioridade em retundas... e normalmente quando circulo nas mesmas têm me dado prioridade... a nao ser que me queiram atropelar

Confirmo, tem sim senhora prioridade.

Eu axo piada é aquele pessoal que atravessa as passadeiras de bicicleta, deviam era apanhar um valente susto, pq caso nao saibam nao o podem fazer, e o pior é para os condutores que nao estao a contar com essas atravessadelas, mtas delas bem rapidas, nao dando tempo para travar.

Sou adepto das bikes, e ando frequentemente na estrada.

Rapidamente me apercebi que circular junto à berma e "facilitar" a passagem dos carro pode sair caro.
Uma vez até subi o passeio, e ao regressar à estrada quase fui atropelado.

Por isso, agora circulo a meio da faixa, e mesmo assim já me assustaram. A estrada é de todos e para todos, por isso a minha bicicleta é como um carro quando está na estrada. Para além disso, não concordo com o código que diz que um carro à esquerda tem prioridade sobre a bicicleta.

Se a utilização da bicicleta deve ser previligiada, as regras deviam ser as mesmas, e ao circular numa rotunda devia ter prioridade (penso que não tem). Nos cruzamentos, devia ter as mesmas regras que os carros. Seria muito mais fácil para todos e haveria certamente menos acidentes.

Quanto ao seguro nas bicicletas, penso que faria algum sentido. No entanto, para isso penso que teríamos que voltar ao tempo em que elas tinham matrícula e quem sabe, carta de condução (alguns fazia-lhes bem).

Há muitos condutores de carros que não respeitam as bicicletas, mas há também o oposto, e atravessar uma passadeira em cima dela é para além de proibido, um desrespeito.

Desculpem o testamento, espero ter conseguido exprimir a minha opinião.

citação:Originalmente colocada por andrefalcao

Estava aqui a ler estes topicos e a pensar em grandes confusoes que ja me aconteceram na estrada e lembro-me do minha pior experiencia na estrada.decidi exorciza-la aqui.
tinha apenas 9 mesitos de carta, estavamos no fim de tarde de Novembro de 2002, mas não chovia.
Depois de chegar da universidade de comboio, peguei no carro que estava perto da estação e fiz os ultimos 5km que restavam ate casa.Andei cerca de 3km e tenho que entrar num entrocamento e virar à esquerda para uma subida. olho para esquerda, uma carrinha em cima do passeio, tira-me a visibilidade, olho para direita vem um carro, que deixo passar. não tenho Stop, decidi avançar e oiço um grito...travo e traasshh...um jovem vem a desçer a rua, que eu ia subir, numa bicicleta a abrir, embate contra a minha porta, cai no chao e já não se levanta.eu tento sair do carro, mas... a porta nao abre. fo..., pensei eu...o rapaz queixa-se que não respira,montes de gente tudo a acusar-me, chama-se 112.
o carro todo amasado, porta, guarda lamas e capot, a bike nem se fala. vem a bofia, montes de *****s e leva-me no carro, será isto legal?
Teste alcool na esquadra 0,0g/l, obvio...axo k confundiram stress com alcoolemia, falta de profissionalismo.hoje já nao ia no carro.
conclusão, o puto fui depois ao hosp, tirou o baço, uma semana depois estava em casa.
não tenho culpa porque venho da direita sem Stop, apresento ao pai do puto semanas depois o orçamento, 140 cts de arranjo, acordamos metade metade, até hoje nada...
não há seguros nas bikes, é um problema que devia estar previsto, pk qq um pode aconteçer a mm coisa e ou encontramos pessoas serias ou temos que desenbolsar tudo sem culpa nenhuma.
será que podia ter feito alguma coisa?

O teste de álcool é obrigatório em caso de acidente, não foi por implicarem contigo. Mesmo o ciclista deve ter feito análise de sangue no hospital.

Tenho um amigo meu que anda de bicicleta em Lisboa (eu admiro-lhe a coragem![:0]) e ele tem seguro.

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Sou adepto das bikes, e ando frequentemente na estrada.

Rapidamente me apercebi que circular junto à berma e "facilitar" a passagem dos carro pode sair caro.
Uma vez até subi o passeio, e ao regressar à estrada quase fui atropelado.

Por isso, agora circulo a meio da faixa, e mesmo assim já me assustaram. A estrada é de todos e para todos, por isso a minha bicicleta é como um carro quando está na estrada. Para além disso, não concordo com o código que diz que um carro à esquerda tem prioridade sobre a bicicleta.

Se a utilização da bicicleta deve ser previligiada, as regras deviam ser as mesmas, e ao circular numa rotunda devia ter prioridade (penso que não tem). Nos cruzamentos, devia ter as mesmas regras que os carros. Seria muito mais fácil para todos e haveria certamente menos acidentes.

Quanto ao seguro nas bicicletas, penso que faria algum sentido. No entanto, para isso penso que teríamos que voltar ao tempo em que elas tinham matrícula e quem sabe, carta de condução (alguns fazia-lhes bem).

Há muitos condutores de carros que não respeitam as bicicletas, mas há também o oposto, e atravessar uma passadeira em cima dela é para além de proibido, um desrespeito.

Desculpem o testamento, espero ter conseguido exprimir a minha opinião.

As bicicletas têm prioridade quando circulam nas rotundas.;)

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Concordo contigo em tudo menos nesta parte. Quando ando a pé não me atiro a correr para cima da passadeira e de bicicleta tenho exactamente a mesma atitude. Se vou passar uma passadeira que fica no seguimento/fim de uma ciclovia, aproximo-me lentamente com a bicicleta perpendicular à estrada, se for preciso paro mesmo e meto 1 pé no chão, mas passo sempre montado. Quem quer perceber, percebe bem que eu estou ali para passar, os que não querem acho que não era por desmontar que ia fazer diferença. Quando ando na estrada nao uso as passsadeiras.

Aparentemente, folclore destes tempos, incentiva-se a utilização de meios de transporte não poluentes nas cidades, sendo que das hipóteses possíveis, a bicicleta é a mais viável.Folcloricamente, nos folhetos dos dias sem trânsito, referem-se também skates e trotinetes! No entanto retiraram-se direitos a quem circula de bicicleta na estrada que veio a tornar a condução de uma bicicleta num desporto radical dados os riscos que acarreta.Até a matricula da bicicleta desapareceu, este meio de transporte de outros tempos deixou quase de existir em termos legais!:(

Voltar
Superior