"Chiadeira"

hgn

New member
Olá! Tenho um Opel Corsa C 1.2 de 10/2004, com quase 150 mil kms.
Ora bem.. quando a conduzir em cidade e de vidros abertos, noto uma chiadeira proveniente da zona da roda.. Às vezes desaparece ao rodar o volante para um dos lados, outros vezes aparece ao rodar o volante a fazer uma curva... No entanto, caso accione os travões, nem que por mais ligeiro que seja, a "chiadeira" desaparece.. O barulho não é mt alto, visto que se for com os vidros fechados não se ouve. E em auto-estrada não ouço o barulho da "chiadeira", se bem que a esta velocidade com o vidro aberto mesmo que faça, não deverá ser audível.
Os discos dos travões ainda são os de origem, e as pastilhas foram mudadas há um ano e têm cerca de 20 mil kms...
Alguma sugestão para o que possa ser? Para ter uma ideia quando for ao mecânico...
Obrigado!

Boas. No meu Corsa tambem se nota essa chiadeira somente quando estou a virar o volante para a direita. Será da coluna de direção? Não sei.
Quanto ao problema de algumas mudanças custarem a entar que falas no diário de bordo, quando te acontecer tenta sincronizar a caixa e vais ver que a mudança entra logo de seguida sem dificuldade.

São as maxilas dos travões, que não recolhem completamente, as pastilhas dos discos. É desmontar, limpar, e lubrificar o mecanismo.
(A manutenção dos travões, não é só mudar pastilhas, óleo, e discos.)

São as maxilas dos travões, que não recolhem completamente, as pastilhas dos discos. É desmontar, limpar, e lubrificar o mecanismo.

Tem a sua lógica. Pode existir uma folga que é compensada quando accionas o travão de pé. As pastilhas encostam ao disco e essa folga deixa de existir temporariamente, deixando de se ouvir esse tal "chiar.

É isto mesmo.
As pastilhas estão a roçar no disco, ainda este fim-de-semana andei a arranjar isso no meu Twingo que fazia exatamente o mesmo...
É muito fácil, fazes sozinho sem qualquer problema com a ajuda do macaco do carro.
Procura no Youtube, que certamente encontras ajuda.

Boas. No meu Corsa tambem se nota essa chiadeira somente quando estou a virar o volante para a direita. Será da coluna de direção? Não sei.
Quanto ao problema de algumas mudanças custarem a entar que falas no diário de bordo, quando te acontecer tenta sincronizar a caixa e vais ver que a mudança entra logo de seguida sem dificuldade.

O que é isso de sincronizar a caixa? é coloca-la em posição central na caixa, e só depois por a 1ª ou 2ª mudança?

É isto mesmo.
As pastilhas estão a roçar no disco, ainda este fim-de-semana andei a arranjar isso no meu Twingo que fazia exatamente o mesmo...
É muito fácil, fazes sozinho sem qualquer problema com a ajuda do macaco do carro.
Procura no Youtube, que certamente encontras ajuda.

Pois.. os meus conhecimentos práticos em mecânica são nulos, portanto terei mesmo que recorrer a alguma oficina.. espero é que seja mesmo isso, sempre ficava bem mais em conta do que discos e pastilhas novas, digo eu..

Sim. Sincronizar as mudanças é por em ponto morto, meter uma mudança que nunca custa a entrar ( a 3ª. por exemplo ), trazer novamente para o ponto morto e colocar de seguida a mudança pretendida. Esta técnica resulta muito bem quando a 1ª. e a 2ª. custam a entrar e no arranhar da marcha atrás.

Quanto ao problema da chiadeira não deve estar em nada relacionado com os travões. Em primeiro lugar o chiar que faz ao virar a direção em nada é igual ao chiar tipico dos travões e depois se reparares o ritmo da chiadeira mantem-se constante independente da velocidade do carro. Se o problema fosse dos travões a roçar teria de chiar mais ou menos conforme a velocidade do carro.
O problema deve estar na coluna ou caixa de direção. Na Opel este problema deve ser mais do que conhecido.

Quanto ao problema da chiadeira não deve estar em nada relacionado com os travões. Em primeiro lugar o chiar que faz ao virar a direção em nada é igual ao chiar tipico dos travões e depois se reparares o ritmo da chiadeira mantem-se constante independente da velocidade do carro. Se o problema fosse dos travões a roçar teria de chiar mais ou menos conforme a velocidade do carro.
O problema deve estar na coluna ou caixa de direção. Na Opel este problema deve ser mais do que conhecido.

O carro mudou a caixa de direcção há uns 3 anos na Opel... a anterior pelo menos nunca tinha feito nada do género deste barulho.. Mas a ver se este sábado já o levo a um mecânico conhecido de um amigo meu a ver o que ele diz... também não custa nada lubrificar o sistema de travagem e ver se o assunto fica resolvido..

Eu disse que poderia ser dos travoes porque aconteceu-me exatamente o mesmo, e a alguma velocidade deixava de ouvir devido a velocidade que o disco roda é tao elevada, que esse barulho tipo chiadeira ciclica fica tão certinha que acaba por desaparecer e misturar-se com o barulho do carro em andamento...

Nao sei se me fiz entender..
Eu penso que isso basta ajustar e lubrificar... Numa oficina além de rápido é muito barato.

Já ouviste o carro em questão?

E já sei o veredicto final... eram as pastilhas a tocar no rebordo do disco... Pois da última vez que troquei as pastilhas os discos ainda se mantiveram... então agora por vezes tocam lá.. lixou-se um bocadito as pastilhas no bordo, e já desapareceu o barulho praticamente... Da próxima vez provavelmente troca-se discos e pastilhas. Ahhh.. e o sistema ainda se encontrava bem lubrificado, por isso esse diagnóstico foi posto de parte..

E já sei o veredicto final... eram as pastilhas a tocar no rebordo do disco... Pois da última vez que troquei as pastilhas os discos ainda se mantiveram... então agora por vezes tocam lá.. lixou-se um bocadito as pastilhas no bordo, e já desapareceu o barulho praticamente... Da próxima vez provavelmente troca-se discos e pastilhas. Ahhh.. e o sistema ainda se encontrava bem lubrificado, por isso esse diagnóstico foi posto de parte..

Pois, o meu prognóstico, à distância, foi acertado. Ainda assim, aparece sempre alguém, mesmo não percebendo do assunto, a mandar "postas de pecada"...
Ainda bem, que se resolveu tudo pelo melhor. [;)]

Voltar
Superior