Chia quando trava

Tenho um colega com um Polo que se queixa do mesmo, segundo o mecânico (o mesmo que lhe trocou os calços à 3 meses) os calços vidraram. Diz ele que acha que é defeito dos calços

O meu com o tempo muuito quente e depois de muito andar chia a virar para a direita numa nacional por exemplo. Chiar ao travar pode ser as pastilhas vidradas, e ao virar porque será e porque acontece?

E o que dizem a quem colocou o conjunto pastilhas/discos novo e passados 2000 e tal km continua a chiar? Marca ferodo, discos e as pastilhas.

E o que dizem a quem colocou o conjunto pastilhas/discos novo e passados 2000 e tal km continua a chiar? Marca ferodo, discos e as pastilhas.

Puseram os shims entre os êmbolos e as pastilhas? Puseram um pouco de massa de cobre?

Se a resposta é afirmativa a tudo: fazer um pequeno chanfro nas arestas de ataque (1-2 mm de chanfro chega, não é preciso exagerar!)

Não são as pastilhas DS 2500 ou 3000 pois não? Se forem... esquece!

Puseram os shims entre os êmbolos e as pastilhas? Puseram um pouco de massa de cobre?

Se a resposta é afirmativa a tudo: fazer um pequeno chanfro nas arestas de ataque (1-2 mm de chanfro chega, não é preciso exagerar!)

Não são as pastilhas DS 2500 ou 3000 pois não? Se forem... esquece!

Não, nao sao essas.. sao pastilhas normais.[;)]
Não fizeram nada disso, estive a ver toda a operaçao e a unica coisa que fez foi passar um pouco de lixa nos discos, depois meteu as pastilhas e ta a andar.
Tinham dito que a rodagem era de +/- 500km e que depois deixava de chiar mas a verdade é que passados + de 2000km continua a chiar depois das primeiras travagens. Em novembro queixei-me disso e eles tiraram as pastilhas, meteram numa lixa e durante uns 300km deixou de chiar mas depois voltou...

Obrigado pela ajuda[;)] Quando for a revisao vou dizer para fazerem isso, ja que pelos vistos eles nao sabem.

Obrigado pela ajuda[;)] Quando for a revisao vou dizer para fazerem isso, ja que pelos vistos eles nao sabem.

Nota que há pastilhas que são uma boa caca... fazem sempre ruído, mas as 3 coisas que apontei podem melhorar a situação.

Os shims são umas folhas metálicas fininhas que muitas vezes vêm de origem com os carros (e com o passar dos anos e muita a gente a mexer "perdem-se") e por vezes também nos kits das pastilhas. Por vezes não as põem... ou acham que está a mais... :sh)

Quando os discos estão com algum desgaste e se mete umas pastilhas novas por vezes começam a chiar,já me aconteceu,o chianço era insuportável,fartei-me e meti discos e pastilhas novas!
Mas também podia pegar numa lima e limar as esquinas das pastilhas e acabava o chiadouro,como já vi fazer!!

Nota que há pastilhas que são uma boa caca... fazem sempre ruído, mas as 3 coisas que apontei podem melhorar a situação.

Os shims são umas folhas metálicas fininhas que muitas vezes vêm de origem com os carros (e com o passar dos anos e muita a gente a mexer "perdem-se") e por vezes também nos kits das pastilhas. Por vezes não as põem... ou acham que está a mais... :sh)

Podes explicar melhor o que são os shims e o porquê de existirem? :)

O shim é um material metálico fino usado para preencher pequenas falhas ou espaços entre objectos, neste caso, as pastilhas, que irão sofrer o seu desgaste em contacto com os discos. É algo que serve para preencher o espaço existente entre os dois objectos mecânicos. Eles irão ajustar a folga que irá ser originada pelo futuro desgaste que possa existir entre as pastilhas e os discos. Basicamente, sem os mesmos, irias ouvir uma chiadeira enorme devido aos efeitos causados pelo desgaste do material. Se alguém quiser simplificar ou corrigir está à vontade, mas vagamente é isso.

HowStuffWorks "How Brake Shims Work"

Consegues ver bem os shims aqui:

Massa de cobre apenas entre o(s) êmbolo(s) e o shim ou as pastilhas! Óbviamente absolutamente nada de gorduras entre o disco e as pastilhas, nem sequer a gordura das nossas mãos (ou tudo terá de ser depois limpo...), pelo que devemos usar luvas. Não para protecção das mãos (o sabão e água depois lavam tudo), mas pelas superfícies de atrito (disco e pastilhas).

Massa de lítio nos parafusos/veios por onde deslizam as pastilhas (mas usar com alguma parcimónia... não exagerar na massa lubrificante).

E o calor extremo, também pode fazer os travões chiar?

Não te sei responder... nunca tive travões a chiar...

Por acaso acho que este agora está a começar a querer dizer-me alguma coisa... mas ainda não é bem chiar...

Deve ser o avisador sonoro da pastilha do meu lado a dizer que já lá anda há quase 88 mil km e já deve querer reforma... mas ainda vai ter que trabalhar até ao limite legal! [:D]

Claro que sim, Maquelarene! Vê qq carro de competição e até tens que tapar os ouvidos se estiveres perto quando travam! Mas esses não usam as nossas pastilhas, nem discos, nem DOT4, nem sequer se preocupam com ruídos... a função única ali é mesmo travar e aguentar uma prova.

Última edição:
HowStuffWorks "How Brake Shims Work"

Consegues ver bem os shims aqui:

Massa de cobre apenas entre o(s) êmbolo(s) e o shim ou as pastilhas! Óbviamente absolutamente nada de gorduras entre o disco e as pastilhas, nem sequer a gordura das nossas mãos (ou tudo terá de ser depois limpo...), pelo que devemos usar luvas. Não para protecção das mãos (o sabão e água depois lavam tudo), mas pelas superfícies de atrito (disco e pastilhas).

Massa de lítio nos parafusos/veios por onde deslizam as pastilhas (mas usar com alguma parcimónia... não exagerar na massa lubrificante).

Os "shims" são aquelas placas metálicas entre o êmbolo e os calços ou aquelas placas metálicas em forma de "U" que levaram uma escovadela?^

Massa de cobre ou lítio nem vê-las nesse vídeo...

Voltar
Superior