Cheiro estranho no carro

Joaao90

New member
Boas,

estou sem sorte nenhuma. Na segunda-feira chego ao carro e este tem, por dentro, um cheiro horrível que parece ser a humidade. O carro ficou o fim-de-semana todo à chuva (fica sempre na rua) mas o cheiro apareceu do nada. A última vez que tinha pegado nele, no sábado, estava normal. É certo que na segunda choveu muito mas não é suposto aquilo acontecer.

A questão é que não vejo nenhuma infiltração de água para além da água normal que fica nos tapetes de borracha. Parei para meter gasóleo e o homem da bomba que disse já ter sido chapeiro também achou que aquilo era cheiro a humidade.

O meu tio disse-me que posso ter vestígios de algum animal morto por baixo do carro mas, sinceramente, não me parece.

O que posso fazer da minha vida?

Mete água nos tapetes de borracha? Experimenta ver se tens o filtro do habitáculo molhado, às vezes com a acumulação de folhas e sujidade no pára-brisas faz com que a água se infiltre por ai e possa chegar ao filtro ou mesmo entrar dentro do carro.

O cheiro a animais mortos é diferente do cheiro a humidade.

Não, eu estava a dizer que a única água que vejo no carro está nos tapetes de borracha mas isso advém dos sapatos que vêm molhados da rua.

Onde está esse filtro? Sou um completo leigo.

Qual é o carro? Geralmente estão colocados no canto superior esquerdo (vendo o carro de frente para o capot) , alguns estão dissimulados debaixo de plásticos. É caso para abrires o capot e veres essa zona que referi e veres se há infiltrações aí, junto ao vidro do pára brisas mas dentro do capot.

É um Peugeot 307 SW. Será ai?

Eu ontem abri o capot para ver se via alguma coisa e aquilo tinha folhas de árvores lá presas mas também já é habitual acumular naquela zona (se bem que ontem tinha mais do que é costume).

Também pensei que o problema estaria no tecto panorâmico mas andei a espreitar e não vi nada de anormal.

É um Peugeot 307 SW. Será ai?

Eu ontem abri o capot para ver se via alguma coisa e aquilo tinha folhas de árvores lá presas mas também já é habitual acumular naquela zona (se bem que ontem tinha mais do que é costume).

Também pensei que o problema estaria no tecto panorâmico mas andei a espreitar e não vi nada de anormal.

Se é Peugeot é quase de certeza. Pelo menos o 206 é ai e a disposição deve ser semelhante. São precisamente essas folhas que podem causar os problemas. Entopem as vias de escoamento do pára-brisas do carro e a água entra para dentro do mesmo.

Então é só tirar as folhas? Isso já eu fiz ontem! Ou tenho que trocar mais alguma coisa?

Vê mesmo o filtro do habitáculo, pode estar molhado e fazer esse cheiro entrar dentro do habitáculo. Em principio será só secar, não deverá ter ficado inutilizado ao ponto de ser trocado.

Agradeço imenso a ajuda, trepkos. Vou ter só que te perguntar qual é o aspecto do filtro de habitáculo e como tira-lo, não percebo mesmo nada disto [8b]

Já agora, posso tira-lo e deixa-lo a secar em casa durante a noite ou não convém o carro ficar sem ele? :sh)

Agradeço imenso a ajuda, trepkos. Vou ter só que te perguntar qual é o aspecto do filtro de habitáculo e como tira-lo, não percebo mesmo nada disto [8b]

Já agora, posso tira-lo e deixa-lo a secar em casa durante a noite ou não convém o carro ficar sem ele? :sh)

O aspecto é este: http://l.rapimg.com/upload_tmp/9/img_153650609_1295002126_med.jpg

Procura onde te disse, no canto superior esquerdo, junto ao depósito do liquido de refrigeração. Não convém andares sem ele, ele impede a entrada de partículas para dentro do habitáculo.

No meu Altea, tive uma vez um cheiro descomunal que parecia vinagre.
Andei com um par de pneus de moto4 na mala e pensei ter sido disso.
Até ambientadores andaram na mala e nada. Vim a descobrir uns meses depois, que a santa da minha mulher tinha comprado um cacho de bananas e deixou nuns cantos que aquilo tem. Estavam pretas pretas e com um cheiro a podre que doía.

1º conselho: deixe de soltar gases dentro do carro[:D]

Estava a brincar.......

Veja se não há nada debaixo dos bancos, no carro do meu pai andou por lá uma maçã umas semanitas........nunca mais aquele carro cheirou bem por dentro!

Vasculhei o carro todo e não tem nada "orgânico" suspeito de ter causado o cheiro.

E nao dei com o tal filtro de habitáculo. Não encontrei nada. Também é natural, sou um completo zero no que toca a manutenção automóvel. O máximo que sei fazer é trocar luzes e encher o depósito do liquido do para-brisas...

Não sei mesmo o que hei-de fazer. Não queria ter que gastar dinheiro com isto agora.

O cheiro é suportável mas está lá. Hoje pareceu-me menos intenso, já. No fim-de-semana vou ter uma garagem onde deixar o carro e vou aproveitar para o deixar com as janelas abertas, a ver se areja. Espero que tenha sido algo ocasional.

O meu quando ficou com um cheiro esquisito no interior, era liquido do radiador... tinha o radiador da chaufage furado[8b]

Isto é plausível, mas teria de haver liquido dentro do habitáculo e penso que não seja esse o caso.

Vasculhei o carro todo e não tem nada "orgânico" suspeito de ter causado o cheiro.

E nao dei com o tal filtro de habitáculo. Não encontrei nada. Também é natural, sou um completo zero no que toca a manutenção automóvel. O máximo que sei fazer é trocar luzes e encher o depósito do liquido do para-brisas...

Não sei mesmo o que hei-de fazer. Não queria ter que gastar dinheiro com isto agora.

O cheiro é suportável mas está lá. Hoje pareceu-me menos intenso, já. No fim-de-semana vou ter uma garagem onde deixar o carro e vou aproveitar para o deixar com as janelas abertas, a ver se areja. Espero que tenha sido algo ocasional.

Não consegues ninguém que saiba e retire o filtro do habitáculo para verem se estava ou não molhado?

Isto é plausível, mas teria de haver liquido dentro do habitáculo e penso que não seja esse o caso.

Não consegues ninguém que saiba e retire o filtro do habitáculo para verem se estava ou não molhado?

Posso tentar no sábado junto de um amigo que dá uns toques nestas coisas...

Mas é bem provável que venha daí. É que eu nunca vi água dentro do carro (até pode existir mas nunca reparei em nada anormal), além disto o cheiro apareceu de um dia para o outro [8b]

Vou actualizar o problema:

na última noite deixei o carro na garagem do meu pai com os vidros abertos, para arejar.

O cheiro já estava menos forte (não choveu esta semana) e com uma noite a arejar, passou completamente. O problema é que hoje apanhou um bocado de chuva e fiquei com a sensação que o cheiro estava a reaparecer (mas pode ter sido só uma sensação minha).

Voltar
Superior