Chapa de matricula ilegas????

acerbis

New member
Boa noite,

venho recorrer à vossa ajuda!

Hoje fui multado porque a matricula do meu carro (jipe) está ilegal, segundo eles.

Tenho o fundo branco, e as letras e número a preto, mas com relevo! É proibido? Já andei a ver os decretos lei, mas não encontro nenhum que fale no relevo..

Podem me ajudar?

Segundo os senhores da BT ou utilizo o fundo preto e os numero e letras com relevo, ou o fundo branco e nada de relevo! Enfim, não percebi bem... [8b][8b][8b] A matrícula vê-se nitidamente.. Simplesmente tem relevo..

Boa noite,

Hoje fui multado porque a matricula do meu carro (jipe) está ilegal, segundo eles.

Tenho o fundo branco, e as letras e número a preto, mas com relevo! É proibido? Já andei a ver os decretos lei, mas não encontro nenhum que fale no relevo..

Podem me ajudar?

Segundo os senhores da BT ou utilizo o fundo preto e os numero e letras com relevo, ou o fundo branco e nada de relevo! Enfim, não percebi bem... [8b][8b][8b] A matrícula vê-se nitidamente.. Simplesmente tem relevo..

A autuação está correcta. Confirmas 250€ de coima?.

Base legal Decreto-lei 54/2005, alterado pelos Decreto-lei 106/2006 e 112/2009, onde encontras o seguinte:

REGULAMENTO DE MATRÍCULA DOS AUTOMÓVEIS, SEUS REBOQUES,
MOTOCICLOS, CICLOMOTORES, TRICICLOS, QUADRICICLOS,
MÁQUINAS INDUSTRIAIS E MÁQUINAS INDUSTRIAIS
REBOCÁVEIS.

Neste link tens a legislação sobre esta materia.

http://dre.pt/pdf1s/2009/05/09500/0310703118.pdf

A coima foi de 120€.

O que eu não consigo encontrar, é nada que indique que não pode haver relevo nos número/letras das matrículadas apartir de 1992.

O carro em questão é de 88, o que de origem dispõe de matrícula preta, e letras brancas. No entanto foi substituída por matrícula branca, e letras pretas. Mas as letras pretas têm relevo, e em nenhum dos anexos consigo ver medidas para o tal relevo...

Aqui reside a minha dúvida..

Se não estou em erro o relevo não pode ultrapassar 2 mm.
Já agora podes colocar a descrição da infracção cometida. É que não encontro a coima de 120€ no Decreto-lei 54/2005, alterado pelo Dec.-Lei 106/2006 e 112/2009

A coima foi de 120€.

O que eu não consigo encontrar, é nada que indique que não pode haver relevo nos número/letras das matrículadas apartir de 1992.

O carro em questão é de 88, o que de origem dispõe de matrícula preta, e letras brancas. No entanto foi substituída por matrícula branca, e letras pretas. Mas as letras pretas têm relevo, e em nenhum dos anexos consigo ver medidas para o tal relevo...

Aqui reside a minha dúvida..

Foi substituida por quem? Julgo que não se pode trocar a matricula preta pela branca.

as unicas matriculas com relevo alto era essas pretas com letras brancas, mas isso usava-se no antigamente.
actualmente as unicas com relevo são as de chapa, mas esse relevo, mal se nota.
as matriculas têm lá gravado DGV

Boa noite,

Podem me ajudar?

A matricula vê-se bem, mas pode fazer sombras sobre si própria e diminuir a visibilidade.

Rucsantos,

no auto que me foi passado, é esse decreto que falas, o 54/2005.

Agora pagar 120 euros de multa acho um abuso, pois não coloca ninguém em perigo, nem esconde nenhuma verdade, neste caso não altera em nada a visibilidades da matrícula. Mas pronto, leis, são leis.. Só porque conduzia um UMM, eles ficaram com inveja e tiveram que me mandar parar, isto em plena auto-estrada, com certeza que não havia veículos naquela AE em excesso de velocidades e/ou a cometer outras infracções :)

O mais lindo foi que eles me queriam multar por causa dos cintos, mas depois tive lhes a explicar que aquele modelo/ano não é obrigatório cintos, depois de muito procurarem no livro deles, lá descobriram que eu tinha razão, e claro está, depois tiveram que arranjar outro motivo..

Enfim, no fim de semana já vou mandar fazer as chapas novas..

Cumprimentos,

Rucsantos,

no auto que me foi passado, é esse decreto que falas, o 54/2005.

Agora pagar 120 euros de multa acho um abuso, pois não coloca ninguém em perigo, nem esconde nenhuma verdade, neste caso não altera em nada a visibilidades da matrícula. Mas pronto, leis, são leis.. Só porque conduzia um UMM, eles ficaram com inveja e tiveram que me mandar parar, isto em plena auto-estrada, com certeza que não havia veículos naquela AE em excesso de velocidades e/ou a cometer outras infracções :)

O mais lindo foi que eles me queriam multar por causa dos cintos, mas depois tive lhes a explicar que aquele modelo/ano não é obrigatório cintos, depois de muito procurarem no livro deles, lá descobriram que eu tinha razão, e claro está, depois tiveram que arranjar outro motivo..

Enfim, no fim de semana já vou mandar fazer as chapas novas..

Cumprimentos,
Já te expliquei que essa matricula altera a visibilidade da mesma. Por isso é que é ilegal.

Eu devo ser dos poucos com saudades das chapas de matrícula pretas e com letras brancas em relevo... :sh)

Não é dessas que se está a falar mas sim de uma moda que surgiu em 97 ou 98 de meter matrículas com o fundo branco e as letras pretas em relevo. Isso é ilegal e quem vende ou ainda as vende sabe muito bem e deve informar quem vai comprar.

Esta multa é daquelas escusadas mas a verdade é que estava ilegal.

As matículas para serem legais, têm de estar homologadas e ter o número dessa homologação visível. É como os coletes reflectores, só determinados modelos são considerados legais e válidos, embora possas ter outro que à primeira vista faça a mesma coisa!

Voltar
Superior