certificado de habilitações.

offpring

Banido
boas ! tenho um primo que chegou há 2 anos da america , mas portugues por naturalização, por desgraça dele e muita burocracia no pais dele , não conseguiu trazer a tempo algum documento de habilitações , e não tem ninguem lá que possa tratar disso, ele já anda a 2 meses a tratar de conseguir um certificado de habilitações cá , ou seu equivalente, no ( cno ) existe um curso chamado rvcc , que praticamente é um acumulado de experiencias ao longo da vida dele + matematica para a vida, conforme os resultados davam a equivalencia , no entanto ele já foi a vários sitios, e segundo eles, isso já não existe , como é costume cada escola,ou iefp , dão uma resposta distinta , alguem sabe com propriedade de alguma novidade com relação a isso ? ou que alternativas tem para conseguir o certificado ?
obrg.

e faz todo o sentido... esse tipo de documentação têm de se trazer, não é chegar cá e dizer "à e tal sou doutor" que passam uma certificação...
esse teu primo se quiser essa certificação provavelmente têm de ir aos usa buscar, ou ir alguém com mandato em nome dele buscar.

E já tentou contactar o estabelecimento de ensino nos EUA para pedir envio para PT?

Com um pouco de boa vontade poderão aceitar um requerimento via email com assinatura digital e enviar para PT (à conta do teu amigo).

ela já desistiu em trazer alguma coisa de lá , isto tambem porque não é assim tão linear , tem que ir ao ministerio de relações exteriores para por uma pastilha da haia, mais uma traducção por interprete autorizado, ele quer fazer uma equivalência cá ( curso EFA ou RCVV ou equivalente ) donde em 4 meses já tem um certificado do 12º , agora basta saber qual e onde fazer , é isso que ele não encontra, já lhe dizerem que o RVCC , já não existe.

Como já aqui disseram que tal contactar o local onde obteve essa formação? E já agora qual é a formação que ele tem?
A tradução nao é feita cá na embaixada? (digo isto pq a de França faz)

ele tem o 12º lá, cá não tem habilitações nenhumas, ele pensa fazer tudo de um principio, quando chegou a portugal , ouviu falar do RVCC , que em 4 meses já tinha o 12º , mas agora ele esta farto de procurar e não encontra fazer o RVCC porque supostamente já não existe. Já agora talvez alguem saiba , mas quando ele chegou com alguns documentos de lá , e conseguiu mudar a carta , será posivel fazer nalguma institução por meio da carta , fazer alguma equivalência de habilitações ? isto porque se tem carta é porque estudou alguma coisa.

Que grande confusão!

A carta de condução não tem nada a ver. Se ele não tem documentos que provam que completou o "High school" lá como é que pode ir pedir o que quer que seja.
Ele que arranje os documentos e vá à embaixada para os validarem.

pois, isso sabe ele, mas ele não vai pagar um bilhete de aviao só para ir buscar os documentos , e não tem ninguem lá que possa tratar disso, ele quer tirar pelo menos o 9º em 4 /5 meses cá em portugal.

eu não sei como funciona, mas provavelmente pode apresentar-se a exame de 9º ano (ou mesmo 12º, nao sei) e tirar sem sequer ter aulas... basta passar o exame.
Os exames são no final do ano lectivo, pelo que daqui a 5 meses já terminaram de certeza.

Está neste site:
http://www.gave.min-edu.pt/np3/145.html

O teu primo que faça um dos Exames de Equivalência à Frequência (existem de vários niveis, incluindo 9º ano).
Basta ir a uma escola e propor-se a exame.

Última edição:
Isso é estranho. Duvido muito que não consigo que lhe enviem o certificado por correio. Afinal estamos a falar do 12 e não de um curso superior.

Não sei se o rvcc já acabou ou não, mas leva bem mais de quatro meses.

sim, o rvcc acabou, existe o EFA , ou em alternativa esperar ate finais de março que supostamente há um curso semelhante ao rvcc , mas tanto um como outro demora mais de 4 meses , acho um bocado absurdo que não exista uma instituição qualquer , que por meio de um ou uns formularios e algumas perguntas lhe entregue um certificado, ele como nasceu antes do 80 só precisa 6º ano, para fazer o tal curso.

sim, o rvcc acabou, existe o EFA , ou em alternativa esperar ate finais de março que supostamente há um curso semelhante ao rvcc , mas tanto um como outro demora mais de 4 meses , acho um bocado absurdo que não exista uma instituição qualquer , que por meio de um ou uns formularios e algumas perguntas lhe entregue um certificado, ele como nasceu antes do 80 só precisa 6º ano, para fazer o tal curso.

Existe se ele se chamar Relvas! Fica em Lisboa no Campo Grande!

Voltar
Superior