Cera ou polish?

Radar100

New member
Ola pessoal venho aqui tirar uma dúvida com os entendidos na matéria.

Os meus para choques do meu yaris já andavam todos arranhados devido aos famosos encostos dos estacionamentos...
Decidi neste fim de semana tratar deles. Um colega informou-me o procedimento, primeiro lixei com lixa d'água fina, preenchi os riscos mais fundos com massa polyester, voltei a lixar com lixa fina. Por falta de tempo visto que fiz isto Domingo à tarde ainda não pintei. Comprei com o código da cor latas de spray na Norauto vou pintar todo o para choque frontal e traseiro mas a minha dúvida é esta:

ele disse-me para passar a lixa em todo o para choque para a tinta agarrar e foi o que fiz com uma muito fina ficou com um aspecto baço mas disse depois de pintar para ficar brilhante passar polish ou cera.. Pelo que andei a ler o polish desgasta a tinta certo? Por isso não será certamente a melhor solução se não vou pintar pra nada.. Agora a cera é correcto?
É uma boa alternativa ao verniz?
Pode-se aplicar cera directamente sobre a tinta e puxar lustro?

Tanks cumps

Polish é para polir.. uma polidela puxa o brilho da tinta/verniz.

A cera serve apenas para dar protecção à tinta/verniz, não puxas lustro nenhum (:D)

Podes polir, e depois aplicar cera para proteger...

O polish é o mais indicado para lustrar a pintura, mas se esta for metalizada, para ficar bem, terá de levar verniz por cima e só depois usar o polish.
O polish não desgasta a pintura de forma notória, isso é feito com massa de polir (que existe em várias granulações).[;)]

Desde já agradeço pelas respostas! [:)]

Não a pintura não é metalizada e sim um azul médio...

Pelo que percebi polish e massa de polir não são a mesma coisa certo?

Posso então aplicar polish directamente sobre a pintura que irei fazer, que não haverá problema?

Sem dar verniz e com polish vai ficar brilhante?

Mais uma vez obrigado! [;)]

Vou aproveitar este tópico para outra questão.

Como saber qual o código da cor do carro? Realmente essas latas na norauto têm um código, mas não sei como saber qual é o correcto...

Alguém sabe?

Desde já agradeço pelas respostas! [:)]

Não a pintura não é metalizada e sim um azul médio...

Pelo que percebi polish e massa de polir não são a mesma coisa certo?

Posso então aplicar polish directamente sobre a pintura que irei fazer, que não haverá problema?

Sem dar verniz e com polish vai ficar brilhante?

Mais uma vez obrigado! [;)]

Massa de polir e polish não são a mesma coisa. A massa desgasta a pintura e há para vários níveis de desgaste (massa mais fina ou grossa). O polish é mesmo só para dar brilho.

Obrigado mcabral!

Bem me parecia que eram coisas diferentes.

Na Norauto junto aos sprays tem lá um catálogo de cores contendo marca, modelo e ano de todos os veículos e a correspondente referência das latas.
Foi assim que vi a minha cor.
Por vezes à norautos que não têm lá o livro à mão tens de solicitar junto de um funcionário...

Espero ter ajudado.

Abraço.

Em relação às tintas, para pequenos retoques, muitas vezes as próprias marcas têm kits... eu comprei para a dar uma "pincelada" num ponto que levou uma pedrada.

O kit é tipo os correctores antigos com pincel, e trazia a tinta e outro frasquito com verniz.

Assim temos a certeza que a cor é mesmo a do nosso carro[;)]

Isto por menos de 10€...

Cump.

Para mim massa de polir e polish é a mesma coisa. Existem é vários tipos de polish.
Não sei como está o carro, mas nas zonas onde havia trasferência de tinta, bastaria o polish. Depois preenchias os riscos e só depois é que lixavas. Assim, estiveste a desbastar desnecessariamente.

Eu no teu caso não me metia a pintar isso e muito menos a spray. A não ser que não te importes que fique um trabalho apenas razoável.

Resumindo: para pintar, entregava a um pintor.

Se não pintares tudo, preenche os riscos, depois lixa para nivelar, depois polish e depois a cera para proteger.

Numa pintura nova, não deves ir logo passar polish e não sei quê. Tens que deixar secar bem.

Obrigado mcabral!

Bem me parecia que eram coisas diferentes.

Na Norauto junto aos sprays tem lá um catálogo de cores contendo marca, modelo e ano de todos os veículos e a correspondente referência das latas.
Foi assim que vi a minha cor.
Por vezes à norautos que não têm lá o livro à mão tens de solicitar junto de um funcionário...

Espero ter ajudado.

Abraço.

Realmente é uma boa ajuda. Tenho de lá ir ver isso. [;)]

E que outros materiais conhecem para arranjar pequenos pontos de ferrugem? Deve ser lixar, meter uma massa (não sei qual), voltar a lixar e depois pintar. Estou correcto? Alguém sabe que podutos usar?

Realmente é uma boa ajuda. Tenho de lá ir ver isso. [;)]

E que outros materiais conhecem para arranjar pequenos pontos de ferrugem? Deve ser lixar, meter uma massa (não sei qual), voltar a lixar e depois pintar. Estou correcto? Alguém sabe que podutos usar?

Sim, pelo que li, a ferrugem deve ser lixada até à chapa boa e toda à sua volta até ficar apenas partes boas. Depois é aplicada a massa, a mesma que usei, massa de polyester (comprei na leroy merlin mas há à venda em hipermercados como o Jumbo por ex), depois lixas com lixa fina até ficar perfeito, aplicar primário e a tinta.

Abraço

Voltar
Superior