centro emprego

jolas1988

New member
Ola muito boa noite eu tenho aqui uma duvida se alguém me pudesse exclarecer agradecia eu de momento tou desempregado sem receber subsidio de desemprego e atualmente estou em casa e esta semana recebi 2 cartas do centro de emprego para ir lá por causa de formações uma modular e um outro EFA a questão e a seguinte posso rejeitar as propostas ou sou mesmo obrigado a aceitar 1 delas?

Obrigado a aceitar? Nunca és obrigado a aceitar, mesmo que fosses beneficiário de subsídio de desemprego.

Mas há consequências, como poderem anular a tua inscrição, ou se fosses beneficiário de subsídio, poderias ficar sem ele.

Se deres uma boa justificação ao rejeitares talvez tenhas sorte...

Penso que se for para formação são 4€ e tal de subsidio de refeição mais um tanto por hora. Ao fim do mês tens cento e tal euros, transporte pago e aprendes alguma coisa.

Penso que se for para formação são 4€ e tal de subsidio de refeição mais um tanto por hora. Ao fim do mês tens cento e tal euros, transporte pago e aprendes alguma coisa.

uma pergunta:
se a formação for a tarde(depois do almoço e antes do jantar), continuam dar o subsidio de refeição ? ou é só para formações durante a manha ?

A meu ver o grande problema destas formações para adultos desempregados são :
1-
é um negocio para os formadores e instituição , muitos trabalham durante o dia e a noite fazem um extra a dar formação e metem ao bolso + umas massas sem se preocuparem em fazer exames para ver se a malta esta aprender, alias as instituições nem dão nota final...apenas validam.

2-
As formações propriamente ditas muitas não tem qualquer credibilidade no mercado de trabalho, pois os exames são da treta, qualquer um valida estude muito ou nada e no final do curso nem nota final tem

3-
Estágios com mão de obra gratuita, algumas empresas até devem receber algum para aceitar este tipo de estagiários que só lá vão ficar durante o estágio.

Se for como as da vida ativa, aquilo é uma perda de tempo... Não se aprende nada. Serve apenas para combater as estatísticas do desemprego e dar de ganhar aos formadores.

uma pergunta:
se a formação for a tarde(depois do almoço e antes do jantar), continuam dar o subsidio de refeição ? ou é só para formações durante a manha ?

Recebes sempre sub de alimentação, outro sub por hora e transporte integralmente pago (claro que tem que ser transporte público e apresentar o recibo do passe, mas não pagas nada e ficas com passe para ir dar umas voltas [:D])

Tenho ideia que as de áreas especificas são de aproveitar, por ex, línguas estrangeiras, contabilidade, geriatria... etc. Se tiveres desempregado sem receber e procurar uma nova oportunidade, talvez seja boa ideia, mas procura alguma formação que possa ter algum interesse para futuro. Não é ires para jardinagem se não queres mesmo isso.

Vê as opções aqui: https://www.iefp.pt/ofertas-formacao

O outro dia dei uma vista de olhos na vertical e pareceu-me que tinham uma formação em robótica! Se isto for verdade, és capaz de apanhar algumas interessantes e ainda ganhas algum.

Eu sei disso tudo sei bem que ganho 149 euros de bolsa alimentação subsidio de acolhimento caso tenha filhos na creche ou avós ou outros familiares num lar eu já andei em 2 cursos desses a questão aqui e que eu estou a espera de ser chamado para um que vai abrir a 3 km da minha casa prefiro ir para esse a ir para este que me estão a convocar a 35 km

Eu sei disso tudo sei bem que ganho 149 euros de bolsa alimentação subsidio de acolhimento caso tenha filhos na creche ou avós ou outros familiares num lar eu já andei em 2 cursos desses a questão aqui e que eu estou a espera de ser chamado para um que vai abrir a 3 km da minha casa prefiro ir para esse a ir para este que me estão a convocar a 35 km

Esse a 3Km de ti é também do IEFP ou é por fora? Se for do IEFP não há razão para desistires dele em favor de um dos outros. Formação é formação, tu escolhes o que quiseres. Mesmo que seja por fora, a única coisa que acho que acontece é cancelarem a tua inscrição. Mas se vais para outro, não te afecta nada. Mas confirma tudo com eles.

Esse a 35 km podes perguntar como vais e vens de lá...

Mas o outro a 3 km, se realmente não tens mais nada que fazer senão responder a anúncios, acho que era de aproveitar. Conheces novas pessoas, novas oportunidades se podem abrir, não entras em depressão e o IEFP fica muito feliz contigo e não te manda cortar o parco subsídio. Fala com as pessoas do IEFP... são os teus melhores amigos nesta fase má.

Boa tarde

Será que alguem me sabe dizer se estando inscrito no centro de emprego mas não estando a receber qualquer subsidio, tambem temos apresentações periodicas?

se não estás a receber subsidio de desemprego a única coisa que podes perder mesmo é a inscrição no centro de emprego. Agora é veres à quanto tempo estás inscrito no centro de emprego e se tivestes vantagens nisso para a procura de um emprego. Se te sentes capaz de procurar um emprego sem a ajuda deles, força.

Partilho tb o que foi dito sobre as formações deles, o principal objectivo é o de baixar o número de desempregados, não o de dar competências úteis aos desempregados.

se não estás a receber subsidio de desemprego a única coisa que podes perder mesmo é a inscrição no centro de emprego. Agora é veres à quanto tempo estás inscrito no centro de emprego e se tivestes vantagens nisso para a procura de um emprego. Se te sentes capaz de procurar um emprego sem a ajuda deles, força.

Partilho tb o que foi dito sobre as formações deles, o principal objectivo é o de baixar o número de desempregados, não o de dar competências úteis aos desempregados.

Se não recebe subsidio não é obrigado a aceitar as formações. Não pode é faltar sempre que é convocado para a apresentação dessas formações, sob pena de deixar de estar inscrito por 3 meses.[;)]

Voltar
Superior