Cartão do Cidadão e Data de Emissão

SilverArrow

Moderador
É em pequenos pormenores que se vê como as coisas são feitas de modo "atabalhoado"...

Como muitos sabem, o CC não tem data de emissão. Tem apenas data de validade.

Mas muitos dos impressos para as mais diversas situações pedem número de BI e data de emissão. (nunca entendi bem porque tb... já agora se alguém souber!).

Agora com o CC e sem data de emissão, geram-se as mais diversas soluções!

Há quem diga para não escrever nada.
Há quem diga para fazer contas e retirar 5 anos à data de validade
Há quem diga para meter a data de validade.

Para quem trabalha com impressos que as vezes são preenchidos e depois são entregues por outros nas mais diversas partes do país isto é da maior confusão que há e perde-se tempo, dinheiro e ás vezes as coisas não são aceites porque não estão "bem preenchidas!"

Eu por norma deixo em branco, já me pediram para retirar os tais 5 anos à data de validade, mas isso n faço, para mim é prestar falsas declarações. Colocar a data de validade tb n me parece opção.

O pior é que alguns documentos já indicam CC mas pedem na mesma a data de emissão! :sh)

É em pequenos pormenores que se vê como as coisas são feitas de modo "atabalhoado"...

Como muitos sabem, o CC não tem data de emissão. Tem apenas data de validade.

Mas muitos dos impressos para as mais diversas situações pedem número de BI e data de emissão. (nunca entendi bem porque tb... já agora se alguém souber!).

Agora com o CC e sem data de emissão, geram-se as mais diversas soluções!

Há quem diga para não escrever nada.
Há quem diga para fazer contas e retirar 5 anos à data de validade
Há quem diga para meter a data de validade.

Para quem trabalha com impressos que as vezes são preenchidos e depois são entregues por outros nas mais diversas partes do país isto é da maior confusão que há e perde-se tempo, dinheiro e ás vezes as coisas não são aceites porque não estão "bem preenchidas!"

Eu por norma deixo em branco, já me pediram para retirar os tais 5 anos à data de validade, mas isso n faço, para mim é prestar falsas declarações. Colocar a data de validade tb n me parece opção.

O pior é que alguns documentos já indicam CC mas pedem na mesma a data de emissão! :sh)

O mais giro é quando pedem local de emissão para o cartão do cidadão. Eu já tive vontade de escrever "Imprensa Nacional da Casa da Moeda"... :sh)

Na Itália, num hotel, na recepção o meu pai que tem CC estava a ter problemas porque pediam a data de emissão e o local...

Só mostrando o meu BI e o CC ao funcionário para lhe explicarmos que agora é assim e no documento novo não há cá disso é que ele aceitou, mas não gostou muito..

Não serve para nada.

Aqui há tempo tive de subtrair os tais 5 anos, senão não conseguia fazer a inscrição online num politécnico.
Mas no mesmo impresso tive de pôr as habilitações literárias e situação laboral do meu pai que já faleceu[8b], senão não me inscrevia.

Farto-me de preencher burocracia para o estado e as indicações que tenho são:

- Onde diz "data de emissão" riscar "emissão" e colocar "validade"
- No local de emissão fica um pouco ao critério... ou não se põe nada ou caso não queiram deixar em branco coloquem "Rep. Portuguesa".

Não é confuso e não vejo necessidade de grande sururu.

Como já alguns disseram o problema dá-se quando existem campos de preenchimento obrigatório.

Por aqui no estaminé, essa obrigatoriedade é eliminada quando se escolhe a opção CC.

Não sei se retirar 5 anos à validade é o mais correcto pois existe (ou existia) uns meses de margem. Nem nunca percebi para que raio era a validade e o local.

Como já alguns disseram o problema dá-se quando existem campos de preenchimento obrigatório.

Por aqui no estaminé, essa obrigatoriedade é eliminada quando se escolhe a opção CC.

Não sei se retirar 5 anos à validade é o mais correcto pois existe (ou existia) uns meses de margem. Nem nunca percebi para que raio era a validade e o local.

Retirar os 5 anos não é, de todo, correcto!

Então o que fazer nos campos de preenchimento obrigatório:confused:

Mas online ou em papel? Em serviços do estado ou particulares?

Na pior das hipóteses, com o leitor consegue-se saber a data de emissão. E salvo erro, na folhinha que se recebe quando se pede o CC também vem mencionada.

Mas online ou em papel? Em serviços do estado ou particulares?

Na pior das hipóteses, com o leitor consegue-se saber a data de emissão. E salvo erro, na folhinha que se recebe quando se pede o CC também vem mencionada.

On-line num Politécnico.

Leitor? onde?[:D]

Vou andar sempre com a folhinha atrás?.

Eu não estou a favor de se retirar 5 anos à data de validade. Acho que não custava nada essa opção ficar bloqueada quando se escolhe o CC, ainda para mais num sitio onde existe uma licenciatura em Eng. Informática :sh)

On-line num Politécnico.

Eu não estou a favor de se retirar 5 anos à data de validade. Acho que não custava nada essa opção ficar bloqueada quando se escolhe o CC, ainda para mais num sitio onde existe uma licenciatura em Eng. Informática :sh)

Aí já terá a ver com a desactualização do sistema informático e a instituição é que tem que se "desenrascar" e encontrar uma solução. Como a aquicas disse, há já "n" instituições em que, em documentos online, a opção de data de emissão desaparece ao ser seleccionado o CC.

Quanto ao leitor ou à folhinha, era apenas uma curiosidade, caso a pessoa queira saber efectivamente a data. Mas o leitor deveria estar, cada vez mais, difundido (vai estando, mas demora!!!).

On-line num Politécnico.

Era campo obrigatório de preenchimento pelo que parece.
Não te foram dadas instruções para alterar isso? Ou seja, não te foi dito para colocar 00/00/0000 ou tinhas que escolher em calendário?

Sabes que os programas informáticos não são feitos nas próprias escolas, não sabes?[;)] E que só depois de se saberem os bugs é que se "negoceia" com a empresa a sua alteração.

Mrs X: Parece-me mais incompetência, ou lei do menor esforço, porque eles quando actualizaram o software para a opção do CC, poderiam ter posto como condição resultante dessa opção o barramento do campo da data de emissão.

aquicas: Desconfiava [:D], mas não achas caricato isto acontecer num dos locais onde se formam essas pessoas que mais tarde irão fazer os programas? Casa de ferreiro espeto de pau.

Foi-me dito claramente para subtrair os 5 anos. Fiz questão de perguntar.

aquicas: Desconfiava [:D], mas não achas caricato isto acontecer num dos locais onde se formam essas pessoas que mais tarde irão fazer os programas? Casa de ferreiro espeto de pau.

Só por curiosidade qual é o Politécnico?

Mrs X: Parece-me mais incompetência, ou lei do menor esforço, porque eles quando actualizaram o software para a opção do CC, poderiam ter posto como condição resultante dessa opção o barramento do campo da data de emissão.

Desactualização por incompetência de quem o gere e solicita alterações [:D] Mas isso acontece ao nível público, privado, em todo o lado. Eu ainda ando às turras com um sistema informático que me obriga a colocar o estado civil da pessoa quando no CC esse dado já não aparece. A resposta que tenho é "invente!".

Mas isso de retirar os 5 anos... ou tens muita sorte e acertas ou estás a fornecer informações falsas. Seu meliante![:D]

Desactualização por incompetência de quem o gere e solicita alterações [:D] Mas isso acontece ao nível público, privado, em todo o lado. Eu ainda ando às turras com um sistema informático que me obriga a colocar o estado civil da pessoa quando no CC esse dado já não aparece. A resposta que tenho é "invente!".

Mas isso de retirar os 5 anos... ou tens muita sorte e acertas ou estás a fornecer informações falsas. Seu meliante![:D]

Meliante, mas inscrito no ensino superior [:D].

aquicas: tens PM

Voltar
Superior