Carta Provisória - Multa Stop

sos

New member
Tenho a carta à um ano e 2 meses e meti me na situação mais desnecessária de sempre:

Tinha teste no sábado e ia a caminho da faculdade meio nervosa. Chego a um stop, páro, olho para os 2 lados mas como estava tão nervosa não vi um carro da GNR e atravessei [8b] Não houve nenhum acidente nem situação de perigo mas claro, acabei por levar uma multa e com razão.
Já tendo pago a mesma a minha pergunta é se me vão retirar a carta ou não, visto que seria o pior dos cenários possiveis :confused:
Deixo em anexo um desenho da situação mais coisa menos coisa

Stop.jpg

Tenho a carta à um ano e 2 meses e meti me na situação mais desnecessária de sempre:

Tinha teste no sábado e ia a caminho da faculdade meio nervosa. Chego a um stop, páro, olho para os 2 lados mas como estava tão nervosa não vi um carro da GNR e atravessei [8b] Não houve nenhum acidente nem situação de perigo mas claro, acabei por levar uma multa e com razão.
Já tendo pago a mesma a minha pergunta é se me vão retirar a carta ou não, visto que seria o pior dos cenários possiveis :confused:
Deixo em anexo um desenho da situação mais coisa menos coisa

Ver anexo 129955

Não percebi, levaste uma multa por parar num stop ou por te atravessares à frente do carro da GNR?

Se pagaste a multa na hora e seguiste caminho foi contra-ordenação leve, podes continuar descansada.

Carta a menos de 3 anos acho que é:

Ficas inibida de conduzir quando:
levas 2 graves
ou 1 muito grave

Agora resta saber que CO te aplicaram?

art 146 n) "O desrespeito pelo sinal de paragem obrigatória nos cruzamentos, entroncamentos e rotundas;" - CO Muito grave
art 145 f) "O desrespeito das regras e sinais relativos a [...] cedência de passagem [...]" - CO Grave

Diria que tanto pode ser grave como muito grave

Não percebi, levaste uma multa por parar num stop ou por te atravessares à frente do carro da GNR?

Se pagaste a multa na hora e seguiste caminho foi contra-ordenação leve, podes continuar descansada.

Ainda foi uma multa de 100 euros, na altura ficaram me com a licensa (porque nem a carta tenho ainda) e paguei depois do teste. O que dizia na multa era:
Não cumprimento da indicação dada pelo sinal de cedência de passagem B2 - Paragem Obrigatória na intersecção (Stop)
Um deles ainda me perguntou se estava com o telemóvel e tudo, que nem era a situação. Almada não perdoa

Sim, porque apesar de tudo não cedi passagem (pelo menos foi o que foi dito depois de eu explicar que tinha parado)

Sendo CO muito grave ficas inibida de conduzir. Podes nem chegar a receber a carta em casa, ou depois de a receberes ter um X dias para a entregar.

jpr89, este caso é diferente. Ela tem carta provisória, portanto, quando chegar a carta a casa, ela vai ficar entregar a carta e voltar à escola de condução.

Voltar
Superior