[Código da Estrada] Carta 50 cc e conduzir microcar

Tiagoloureiro

New member
Boas pessoal mais uma vez peço a vossa ajuda, tenho um amigo que por insuficiência monetária so pode tirar carta até 50cc.
A dúvida dele é que tirando a carta ate 50 cc pode conduzir um daqueles microcar.
Abc

Os microcar são muito caros para o que são. Pelo dinheiro que poupa a tirar a licença (acho que nem é carta..), tira a carta B e compra um chaço por 200€.

Ele não pensa em comprar um microcar, o avo do mesmo tem um microcar mas devido a idade não conduz e assim usava o microcar do avô

"cavalo dado não se olha os dentes". Se é dado que faça uso, e pode conduzir, aquilo é quadriciclo(moto 4), tem senão, segurança é nula, andamento daquilo é nulo e não pode usar as AEs. Tem as suas vantagens, é uma 50CC tapada, com rádio, e vidros eléctricos

"cavalo dado não se olha os dentes". Se é dado que faça uso, e pode conduzir, aquilo é quadriciclo(moto 4), tem senão, segurança é nula, andamento daquilo é nulo e não pode usar as AEs. Tem as suas vantagens, é uma 50CC tapada, com rádio, e vidros eléctricos

Ou seja tirando a carta de 50cc pode conduzir o mricocar certo?

Ou seja tirando a carta de 50cc pode conduzir o mricocar certo?

Não, ao tirar a chamada carta de 50cc, a categoria AM, fica apenas habilitado a conduzir quadriciclos com cilindrada não superior a 50cc ou com potência não superior a 4kw, e com peso em vazio não superior a 350kg. Duvido que esse quadriciclo cumpra estes requisitos :(

Para poder conduzir quadriciclos até 400kg, com cilindrada ilimitada e potência não superior a 15kw (ou seja, a maior parte dos microcars) já precisa de B1

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...s/Manual_Carta_Conducao_Final_06_Out_2014.pdf

Última edição:
Não, ao tirar a chamada carta de 50cc, a categoria AM, fica apenas habilitado a conduzir quadriciclos com cilindrada não superior a 50cc ou com potência não superior a 4kw, e com peso em vazio não superior a 350kg. Duvido que esse quadriciclo cumpra estes requisitos :(

Para poder conduzir quadriciclos até 400kg, com cilindrada ilimitada e potência não superior a 15kw (ou seja, a maior parte dos microcars) já precisa de B1

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...s/Manual_Carta_Conducao_Final_06_Out_2014.pdf

Há imensos "mata-velhos" com 4kW, precisamente para cumprirem com a carta AM.

Preferia andar á pé do que entrar num mata-velhos.

Preferia andar á pé do que entrar num mata-velhos.

Quem não tem cão, caça com gato. No interior lá para terriolas e afins, até deve existir uma grande maioria de mata-velhos. Como digo, não é uma carro, é um meio transporte entre casa-café e redondezas. Nos anos 80 também havia a Piaggio APE

Quem não tem cão, caça com gato. No interior lá para terriolas e afins, até deve existir uma grande maioria de mata-velhos. Como digo, não é uma carro, é um meio transporte entre casa-café e redondezas. Nos anos 80 também havia a Piaggio APE

E cada vez evoluem mais e começam a ser boas opções para a cidade, principalmente os eléctricos.
Pena o Renault Twixy só ter 1 lugar, mas já começam a aparecer outras opções.
A minha filha anda-me a chatear a cabeça para comprar um microcar para ir para a escola, ainda me meto num destes:

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TH]Características[/TH]
[/TR]
[/TABLE]

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="width: 35%"]Carroçaria[/TD]
[TD="width: 65%"]Coupé de 2 portas[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Chassi[/TD]