Carro

Tens razão, enganei-me [8b]

Mas no caso de estar carregado, é capaz de não ser tão poupado, porque o motor estará em maior esforço.

Os motores de baixa cilindrada, se forem conduzidos dentro das suas limitações, serão motores económicos, mesmo em regimes de maior carga. Claro que com mais peso, mais se nota na condução e no consumo, mas nada de alarmante. O problema é que se se tenta tirar algum sumo destes pequenos propulsores, vamos acabar por gastar o mesmo, ou mais, que os modelos com mais potência.

Em estrada aberta, se não se abusar do acelerador (diria grosso modo) até 3/4 da velocidade máxima, são carros para fazer 5 L ou menos. Mas se o meteres a 140, não há milagres.

Falo obviamente por experiência própria e, diria até, bem cimentada com alguns dos modelos mais usuais na nossa estrada.[;)]

Estes motores com poucos cvs e com pouco binario estarao de certa forma muito mais tempo em esforço e como tal o maior consumo !

Ecoflex , em regimes de maior carga este motor vai beber e nao andar nada , pode ter pouca cilindrada e poucos cavalos que nao vao fazer dele o "rei" dos consumos pois é precisamente o contrario que poderá acontecer , ou seja , beber bem mais que um motor com 100cvs e maior binario !

Um motor com 100 ou mais cavalos numa subida pode ir em 3ª "folgadinho" e com o pedal de acelerador no minimo e vai a beber pouco

E na mesma situaçao este 1.0 de 45 cvs já vai a meio acelerador e mesmo assim completamente em esforço e a beber bem mais que o outro motor de 100cvs !

Por isso digo que quanto mais cavalos melhor !

Miguel, estás a falar de quem teve 9 anos um 1.0 de 55 cv e depois passou para um 1.6 de 100cv. Mesmo condutor, mesmo trajecto. Queres jogar as diferenças:

Média Cidade
- 1.0 - 6.5
- 1.6 - 9.5

Média Estrada/Nacionais
- 1.0 - 4
- 1.6 - 6.5

Média Mista
- 1.0 - 5.5
- 1.6 - 7.5

Não estamos a discutir teorias, mas sim na prática o que acontece. Estes pequenos motores anunciam baixos consumos porque são capazes de os fazer. Não podemos é andar com eles sempre no prego, aí gastará tanto como um mais potente. São coisas completamente diferentes...

P.S. E isso do 1.0 andar sempre em esforço tem muito que se lhe diga. Há curvas de binário, há caixas, há tudo o resto pensado para que estes carros sejam económicos. Não é com essa linearidade que queres passar.

Já agora vou só deitar umas achas para a fogueira também. O AX 1.0 da minha mãe e o AX 1.1 do meu avô também conseguem fazer óptimos consumos.

Miguel, estás a falar de quem teve 9 anos um 1.0 de 55 cv e depois passou para um 1.6 de 100cv. Mesmo condutor, mesmo trajecto. Queres jogar as diferenças:

Média Cidade
- 1.0 - 6.5
- 1.6 - 9.5

Média Estrada/Nacionais
- 1.0 - 4
- 1.6 - 6.5

Média Mista
- 1.0 - 5.5
- 1.6 - 7.5

Não estamos a discutir teorias, mas sim na prática o que acontece. Estes pequenos motores anunciam baixos consumos porque são capazes de os fazer. Não podemos é andar com eles sempre no prego, aí gastará tanto como um mais potente. São coisas completamente diferentes...

P.S. E isso do 1.0 andar sempre em esforço tem muito que se lhe diga. Há curvas de binário, há caixas, há tudo o resto pensado para que estes carros sejam económicos. Não é com essa linearidade que queres passar.

Ecoflex tambem tive uns anos com um misero 1.1 de 50cvs e asseguro completamente que o meu 1.5 de 115cvs consome a mesma coisa que o 1.1

Ecoflex tambem tive uns anos com um misero 1.1 de 50cvs e asseguro completamente que o meu 1.5 de 115cvs consome a mesma coisa que o 1.1
Acredito que sim, mas estaremos a falar de carros da mesma geração tecnologicamente falando? Não estarás a falar de um 1.1 a carburador vs um civic que é dos mais económicos motores a gasolina da sua época?

N recomendo o carro nem o motor. Podia enumerar os problemas cronicos mas tou no tlm e n dá mt jeito. Sugiro antes um fiat punto mk2 motor 1.2 16 de preferencia.

Voltar
Superior