Carro faz óleo!

Pauliteiro

New member
Boas,

Há alguma forma, que eu não vejo qual, é tipo surreal, de aparecer óleo no cárter?

É que há tempos tinha o óleo a meio da vareta mas como ia mudar o mesmo, e vou, por volta da próxima semana, deixei andar.

Hoje fui ver os níveis de tudo, pois nos últimos dias a água tem atingido temperaturas superiores à temperatura normal de serviço, muito embora pouco significativo, e tenho a água a nível, limpa e o nível do óleo quase no máximo (não está aguado ou leitoso)!

Como raio pode isto ter acontecido?

Cumprimentos!

Boas

Esqueceu-se de enunciar qual é o modelo do carro, por isso vou tentar adivinhar...turbodiesel, 2000 cc e com filtro de partículas?

Boas,

Há alguma forma, que eu não vejo qual, é tipo surreal, de aparecer óleo no cárter?

É que há tempos tinha o óleo a meio da vareta mas como ia mudar o mesmo, e vou, por volta da próxima semana, deixei andar.

Hoje fui ver os níveis de tudo, pois nos últimos dias a água tem atingido temperaturas superiores à temperatura normal de serviço, muito embora pouco significativo, e tenho a água a nível, limpa e o nível do óleo quase no máximo (não está aguado ou leitoso)!

Como raio pode isto ter acontecido?

Cumprimentos!

Não terás visto mal? Tinhas o carro frio ou parado há algum tempo quando verificaste o nível? Estava num sítio plano? Tiraste a vareta, limpaste e voltaste a colocar e tirar para ver o nível?

Pois, isso é importante. É um muito modesto Fiesta 1300cc de 93 a zargolina com 131k km :)

Pedro19, vejo sempre a frio e com o carro direito, pois sei que influencia a leitura. Por ter estranhado isso limpei 2 vezes a vareta e veio sempre perto do máximo, o que sei que não estava lá de facto.

Pois, isso é importante. É um muito modesto Fiesta 1300cc de 93 a zargolina com 131k km :)

Pedro19, vejo sempre a frio e com o carro direito, pois sei que influencia a leitura. Por ter estranhado isso limpei 2 vezes a vareta e veio sempre perto do máximo, o que sei que não estava lá de facto.

O óleo cheira a gasolina?

Isso não me dei conta, mas dado o seu cheiro tão activo e como não me apercebi, julgo que não.

A que se deve a pergunta? :confused:
Estar a passar combustível para o óleo por onde não deve.. E temperatura tem passado o limite normal? Os 90º? Carro a fundo deita algum fumo de alguma cor? Branco ou Azulado??

Passou o limite normal salvo erro quarta e quinta feira, costuma estar a 85ºC e o motoventilador trabalha aos 90ºC, tendo chegado perto deste valor sem nunca ter parado no trânsito, mas como tem estado um calor terrível também dou o benefício da dúvida.

Fumo é coisa que ele não deita de nenhum tipo, nem a frio nem a quente, ao relantim ou a andar de prego na tábua.

Não compreendo.

uma boa opção é vender o oleo excedente, cada vez que o carro faça um litro embalas e guardas, quando tiver 1 bidons, metes um anuncio no custo justo " oleo 15W-40 sintetico " 30 euros o bidon, assim já ´
e uma ajuda para a gasolina, não vendas o carro, aquilo é uma mina.

Eu estou aqui a fazer uma pergunta séria e dispenso brincadeiras parvas.

Ah, e eu não uso 15w40 ;)

Se o nível subiu bastante (pelo que dizes poderá ter sido meio litro) só pode ser ou líquido refrigerante, ou... gasolina... Os teus cilindros estão todos a funcionar? O carro está com a mesma potência e trabalhar? Gasta mais combustível?

Eu se fosse a ti fazia a troca do óleo e filtro agora (como disseste que estava na altura), mas só deixava o óleo um bocadinho acima de meio da vareta e ia verificando todos os dias. Se isso continuar a subir e mais nenhum líquido do carro estiver a descer, só imagino que possa ser gasolina. Já foste cheirar o óleo com mais atenção?

Alguém com mais alguma ideia?

Se o nível subiu bastante (pelo que dizes poderá ter sido meio litro) só pode ser ou líquido refrigerante, ou... gasolina... Os teus cilindros estão todos a funcionar? O carro está com a mesma potência e trabalhar? Gasta mais combustível?

Eu se fosse a ti fazia a troca do óleo e filtro agora (como disseste que estava na altura), mas só deixava o óleo um bocadinho acima de meio da vareta e ia verificando todos os dias. Se isso continuar a subir e mais nenhum líquido do carro estiver a descer, só imagino que possa ser gasolina. Já foste cheirar o óleo com mais atenção?

Alguém com mais alguma ideia?

Também concordo com esta ideia

Já verifiquei a situação e de facto não tenho nenhum cheiro que não o típico do óleo. Gasolina continua relativamente poupado, ando a fazer 6.5 em cidade e 5.2 em nacional. Estão os 4 a trabalhar, as 4 velas estão a fazer faísca e o nível da água não desceu (apesar do ligeiro aumento da temperatura nos outros dias).

Dado que óleo não cresce nas árvores, e não tenho nenhum líquido com consumo anormal.. não sei. Só falta ver óleo dos travões e valvulina, mas de qualquer forma não sei que raio de maneira pode haver para se misturarem em alguma parte do percurso.

Só vejo uma possibilidade.

Quando viste que o óleo estava a meio na vareta, dessa vez, tenho quase a certeza que não levaste a vareta até ao fundo.

Voltar
Superior