Carro Familiar - A escolha

fredman

New member
Olá a todos,

Actualmente conduzo uma Skoda Fabia 1.2 carrinha de 2008 e apesar de ser até espaçosa, por vezes (em viagens férias/fim de semana) sinto falta de mais espaço e aproveitei a lista criada no post de "Formulário: Que Carro Comprar?" e criei este post até porque já sei, +/-, que tipo de carro comprar ou Monovolume ou uma outra carrinha.

A algum tempo comecei a interessar-me pelos hibridos e inevitavelmente pensei na Toyota Auris TS Hybrid, pelas linhas e tecnologia mais que assente no mercado e mais recentemente pelos hibridos da PSA, no entanto os carros mesmos usados tem preços quase obscenos principalmente o 508 RXH.
No entanto o espaço também fala alto e ai as escolhas recaem sobre as monovolumes como por ex: C4 Grand Picasso (só tenho lido boas reviews), Renault Grand Scenic, Peugeot 5008.

Uma das soluções que pensei, na carrinha, usar a mala de tejadilho para ter mais espaço de arrumo quando fosse preciso.

Segue então as respostas:

1. Qual a tua faixa etária?
- 30/40

2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
- Monovolume ou pequeno familiar (carrinha)

3. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)? - Consumo e depois estética

4. Precisarás de levar carga com frequência?
- Férias e fim-de-semanas (verão)

5. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?
- Cerca de 40.000 ()

6. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
- 80% em cidade - A.E aos fim de semanas e férias

7. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?
- Actualmente uma criança e adulto, futuramente mais um criança [;)]

8. Os consumos terão grande importância?
- Grande importância

9. Qual o orçamento disponível?
- Actualmente é zero [:D] no entanto o montante máximo estou a colocar até 20.000€ (ou mais se o negócio for decente)

10. Tens preferência por alguma marca?
- Toyota, Citroen, Peugeot, Renault

11. Usado, novo, ou ambos?
- Usado

São estas as minhas dúvidas e não sei em que optar.

Obrigado a todos desde já.

fredman, sentes falta ou "queres" sentir falta? A carrinha Fabia é um carro fraco no geral, mas com uma bagageira maior do que a maioria dos segmentos C actuais. Se fazes 80% em cidade, vais andar todos os dias a "puxar" por uma Grand Picasso, Grand Scenic, etc, para depois só fazeres uso desse espaço extra nas férias?

Eu tenho 2 filhos, e quando eram mais pequenos tinha uma Octavia (os carrinhos realmente ocupam algum espaço). Mal deixaram de andar de carrinho comprei um carro com 425 lts de bagageira. Chega e sobra. [;)]

Esta é a minha experiência, mas se precisas mesmo do espaço e achas que é uma mais valia, força nisso. Pessoalmente não o faria. Ou melhor, podia fazê-lo para ter um carro globalmente melhor ou mais recente, mas nunca embarcaria nesses monovolumes para andar no dia-a-dia. [;)]

Última edição:
Monovolumes são mais versáteis para o dia a dia, além de terem 3 verdadeiros bancos atrás, em vez de 2 + 1 banco extra no meio por assim dizer . Mas para andar em cidade pode tornar-se chato.

Monovolumes são mais versáteis para o dia a dia, além de terem 3 verdadeiros bancos atrás, em vez de 2 + 1 banco extra no meio por assim dizer . Mas para andar em cidade pode tornar-se chato.

A minha condução em plena cidade, tirando uma passagem rápida pela zona da Graça, é sempre em avenidas ou estradas amplas de condução "simples"

Os monovolumes tem mais ou menos o mesmo tamanho das carrinhas e são muito mais versáteis e podem ter 7 lugares, mas quando falaste na RXH parou tudo, não quero saber nada disso, a escolha estaria feita[:D], RXH é uma carrinha poderosa, apesar de ter uma mala pequena por causa das baterias seria a minha escolha.

Cumps

Os monovolumes tem mais ou menos o mesmo tamanho das carrinhas e são muito mais versáteis e podem ter 7 lugares, mas quando falaste na RXH parou tudo, não quero saber nada disso, a escolha estaria feita[:D], RXH é uma carrinha poderosa, apesar de ter uma mala pequena por causa das baterias seria a minha escolha.

Cumps

Sim, também seria a minha escolha e não olharia para outra, aquilo exubera brutalidade por todos os rebites.

Não fossem os preços pecaminosos de 32,000€ usadas...não pode mesmo ser

Há muita escolha, depende tudo do que queres tens Rxh a partir de 20k € com 1xx k km ou tens Zafiras, Touran, C4 Picasso, Scenic enfim, é muito o gosto pessoal. Nas carrinhas de segmento c então ainda há mais. Encontra se bons negócios Octavia, 308sw, Astra st, Megane se não tiveres interesse na nova tens muitas deste modelo a preços acessíveis.

No teu caso daria preferência a carrinhas, os monovolumes são altos e penalizam os consumos e a fazer 40k ano dá uns bons litros a mais.

Sim, também seria a minha escolha e não olharia para outra, aquilo exubera brutalidade por todos os rebites.

Não fossem os preços pecaminosos de 32,000€ usadas...não pode mesmo ser

Como disseram tens RXH por pouco mais de 20 mil euros, a 3 anos atrás quando comprei carro aí sim estavam muito caras, tinham acabado de sair, mas não estou arrependido com a minha aquisição porque poupei 10 mil euros [;)]

Cumps

Como disseram tens RXH por pouco mais de 20 mil euros, a 3 anos atrás quando comprei carro aí sim estavam muito caras, tinham acabado de sair, mas não estou arrependido com a minha aquisição porque poupei 10 mil euros [;)]

Cumps

Só de pensar que dei 6400£ pelo 3008. Mesmo com 3 putos, o carro é mais que suficiente. Por exemplo, mais espaçoso do que as carrinhas que conduzi nas férias em Portugal (megane e leon). A mala tb não acho muito pequena, mesmo com as baterias.

Só de pensar que dei 6400£ pelo 3008. Mesmo com 3 putos, o carro é mais que suficiente. Por exemplo, mais espaçoso do que as carrinhas que conduzi nas férias em Portugal (megane e leon). A mala tb não acho muito pequena, mesmo com as baterias.

Eu tenho um diesel e também não me queixo, a mala é suficiente para o dia a dia o carrinho cabe no alçapão o ovo e a cadeira do mais velho e se for preciso a mãe ainda cabe ao meio, não vai muito confortável mas dá. Com esta ginástica dá para ir às compras sem problemas de maior

Olá a todos,

Actualmente conduzo uma Skoda Fabia 1.2 carrinha de 2008 e apesar de ser até espaçosa, por vezes (em viagens férias/fim de semana) sinto falta de mais espaço e aproveitei a lista criada no post de "Formulário: Que Carro Comprar?" e criei este post até porque já sei, +/-, que tipo de carro comprar ou Monovolume ou uma outra carrinha.

A algum tempo comecei a interessar-me pelos hibridos e inevitavelmente pensei na Toyota Auris TS Hybrid, pelas linhas e tecnologia mais que assente no mercado e mais recentemente pelos hibridos da PSA, no entanto os carros mesmos usados tem preços quase obscenos principalmente o 508 RXH.
No entanto o espaço também fala alto e ai as escolhas recaem sobre as monovolumes como por ex: C4 Grand Picasso (só tenho lido boas reviews), Renault Grand Scenic, Peugeot 5008.

Uma das soluções que pensei, na carrinha, usar a mala de tejadilho para ter mais espaço de arrumo quando fosse preciso.

Segue então as respostas:

1. Qual a tua faixa etária?
- 30/40

2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
- Monovolume ou pequeno familiar (carrinha)

3. O que valorizas num carro (estética, performance, consumo)? - Consumo e depois estética

4. Precisarás de levar carga com frequência?
- Férias e fim-de-semanas (verão)

5. Quantos km prevês fazer anualmente e que tipo de utilização (estrada, cidade) lhe darás?
- Cerca de 40.000 ()

6. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
- 80% em cidade - A.E aos fim de semanas e férias

7. Pretendes transportar regularmente passageiros atrás, nomeadamente crianças?
- Actualmente uma criança e adulto, futuramente mais um criança [;)]

8. Os consumos terão grande importância?
- Grande importância

9. Qual o orçamento disponível?
- Actualmente é zero [:D] no entanto o montante máximo estou a colocar até 20.000€ (ou mais se o negócio for decente)

10. Tens preferência por alguma marca?
- Toyota, Citroen, Peugeot, Renault

11. Usado, novo, ou ambos?
- Usado

São estas as minhas dúvidas e não sei em que optar.

Obrigado a todos desde já.

Desculpa lá mas eu acho imensa graça às vossas respostas quanto à quilometragem anual. Todos andam sempre imenso, mais de 20.000 por ano! Tu, por exemplo, só em cidade vais andar cerca de 32.000 quilómetros por ano. É obra!

Bem, se assim é mesmo, aconselho-te uma Skoda Octavia 1.6 TDI. Vais ver que é muito fixe e até talvez te valorizem mais a tua Fabia.

tópico, não post.

quanto ao monovolume, descarta essa ideia. depois agradeces-nos. uma carrinha com uma mala de cerca de 400lts devera ser o ideal para as tuas voltas de cidade.

que tal uma Dacia logan MCV nova...

Não gosto do carro, quanto muito seria a Dacia Lodgy

Desculpa lá mas eu acho imensa graça às vossas respostas quanto à quilometragem anual. Todos andam sempre imenso, mais de 20.000 por ano! Tu, por exemplo, só em cidade vais andar cerca de 32.000 quilómetros por ano. É obra!

Bem, se assim é mesmo, aconselho-te uma Skoda Octavia 1.6 TDI. Vais ver que é muito fixe e até talvez te valorizem mais a tua Fabia.

Eu não estou à espera que acredite no que digo, até porque o meu post é pedir um conselho no que escolher e não estar a dar satisfações para me darem autorização a comprar um carro.

Apenas e segundo as minhas contas só em viagens durante a semana num ano o total é 35.640 km sendo diariamente cerca de 29.7 km.

O valor que dei anual foi um valor bruto e não certo contando com as viagens de fim de semana e de férias.

diariamente faço cerca de 29.7km

A maior parte das pessoas trabalha cerca de 242 dias por ano, sem contar com os feriados. Se multiplicarmos esse valor pelos teus 30 km, chegamos a um resultado de 7260 km. Fazes 33 000 km só em férias e fins-de-semana?

Não leves a mal, mas parece-me que há aqui qualquer coisa que está a falhar nas tuas contas.

Quanto aos carros, os monovolumes têm grandes vantagens em termos de espaço e versatilidade, para além da posição de condução ser vantajosa em cidade. A condução é naturalmente diferente, afetada pela altura, afinação da suspensão e centro de gravidade. São carros menos aptos a andar depressa, mas que nunca deixam de ser confortáveis.

Os consumos em AE são sempre superiores às berlinas e a diferença tende a aumentar consoante a velocidade sobe.

A maior parte das pessoas trabalha cerca de 242 dias por ano, sem contar com os feriados. Se multiplicarmos esse valor pelos teus 30 km, chegamos a um resultado de 7260 km. Fazes 33 000 km só em férias e fins-de-semana?

Não leves a mal, mas parece-me que há aqui qualquer coisa que está a falhar nas tuas contas.

Quanto aos carros, os monovolumes têm grandes vantagens em termos de espaço e versatilidade, para além da posição de condução ser vantajosa em cidade. A condução é naturalmente diferente, afetada pela altura, afinação da suspensão e centro de gravidade. São carros menos aptos a andar depressa, mas que nunca deixam de ser confortáveis.

Os consumos em AE são sempre superiores às berlinas e a diferença tende a aumentar consoante a velocidade sobe.

Mea Culpa, não retirei da equação os dias de férias [8b]

Voltar
Superior