Não tem embraiagem nem torque converter.
O que se passa é que com a existência de dois motores eléctricos, é possível (pelo efeito "diferencial", e por mudança de sentido dum dele) ter uma CVT de relação variável, e poder manter o motor térmico parado até 75km/h (65km/h no Prius de 2ªgeração 2004-2009). O motor térmico só entra quando solicitado acima de +/- 8kw, caso contrário mergulharia numa zona de eficiência muito reduzida, como qualquer motor a gasolina. O resto da jogada (arranque, regeneração) é feita sempre com os motores eléctricos. Toyota Prius - Power Split Device
Ao condutor só lhe é pedido que carreque no acelerador consoante o seu desejo, pois a centralina distribui cargas pela bateria, e motores disponíveis de forma optimizada.
Ao fim deste tempo todo venho por fim concluir esta thread
Ao fim de ver muitas marcas, muitos modelos, cheguei à triste conclusão que o design dos novos carros me dificulta e muito a vida... Muita treta, porta copos gigantes, consolas de todo o tamanho. Na maioria deles, eu pura e simplesmente não conseguia desenvencilhar-me!
No fim acabei por estar limitada a duas viaturas: um mitsubishi colt 1.3 a gasolina e um (outro) yaris 1.4 a diesel.
A boa notícia é que o carro está encomendado
Vou ter outro yaris [][][]
Ok, Paula, é nosso desejo que te dês bem com o teu próximo carro.
É que como vês, deixaste um rasto de discussão muito interessante.
O Yaris terá uma versão híbrida dentro em breve, fica para a próxima. []