eu já tive carros com esses motores: um 1.1 e dois com o 1.4. nunca houve nada a apontar aos motores, exceto no 1.1, mas isso foi a minha mãe, que andou até dar cabo da colaça por não ter pinga de líquido, isto ainda nos anos 90. motores bons até 3ª, depois é preciso dar-lhes força. um bom carro, embora antigo, seria um ZX. dos últimos, de 98, nao fica muito atrás da geração seguinte, embora seja um projeto de 91, mas é super confortável e com 500€ compras uma unidade boa. até sei de um para venda, impecável e imaculado, embora com muitos kms, mas é de 94 ou 95, acho.
o motor 1.1, comparado com o arcaico 1.0, tem mais 30% de binário, de cavalagem e de força no seu todo. o 1.4 de 75cv alinhava pela média da altura. só alguns anos mais tarde saíram os de 90cv em vários grupos. muito confortável, pneus com jante 13 que sobem passeios à vontade e caixas de velocidades que aguentam porrada até mais não. no entanto, saxos não recomendo. leves como tudo, excelentes consumos, mas qualquer coisa e perdes a vida num deles se te baterem. já vi um completamente amassado até ao lugar da frente e outros que pareciam casquinhas de noz. já fiz viagens num 1.5 e o motor é que safa aquilo. os vento laterais sentem-se e não inspira muita segurança a velocidades de 100 numa nacional. ultrapassagens então é para esquecer.
o 306 1.4 é um carro raro de encontrar na phase II e penso que só saiu no mínimo com o 1.4. há poucos anos andei à procura de um de 99 em diante e não encontrei, só a versão carrinha.
puntos II já sáo bem mais fiáveis, nada a ver com a conversa da ferrugem e das avarias elétricas e eletrónicas. no entanto, podem e vao dar problemas. geralmente perda de massa nos fios e humidade nos faróis são os problemas mais recorrentes.
edit: agora por 750/800€ não te podes focar muito nas marcas ou modelos, é veres o que aparece e ires ver 1 ou 2 de cada num curto espaço de tempo, se possível em 2 ou 3 dias seguidos. não estejas à espera do modelo x ou y.