carro 999 cc 45 hp

demons

New member
Boas pessoal.. ;)
num carro 1.0 cilindrada e com 45 cavalos (polo 6n 1.0 1998) numa subida mais ingreme, se paramos (devido a trasito etc) cm fazem o ponto de embraiagem?? aumentam as rpm??:confused::confused: por favor ajudem é que ontem vi-me aflito ..
agradeço a compreensao de todos..se eu soubesse nao perguntava, mas sou leigo nesta materia de carros a gasolina de baixa cilindrada

Boas pessoal.. ;)
num carro 1.0 cilindrada e com 45 cavalos (polo 6n 1.0 1998) numa subida mais ingreme, se paramos (devido a trasito etc) cm fazem o ponto de embraiagem?? aumentam as rpm??:confused::confused: por favor ajudem é que ontem vi-me aflito ..
agradeço a compreensao de todos..se eu soubesse nao perguntava, mas sou leigo nesta materia de carros a gasolina de baixa cilindrada

caso veja que o carro que estou a conduzir tem pouca força a subida é íngreme, travão de mão,

e abre moleiro lá vai ele, mas isto só em casos raros,

normalmente com ponto de embraiagem. [;)]

isso, travas o carro com o travão de mão, podes ir levantando a embraiagem até sentires o ponto de embraiagem. Quando o sentires, levantas o travão de mão e aceleras mais um pouco. Podes treinar numa subida sem mais carros.

caso veja que o carro que estou a conduzir tem pouca força a subida é íngreme, travão de mão,

e abre moleiro lá vai ele, mas isto só em casos raros,

normalmente com ponto de embraiagem. [;)]
essa do abre moleiro...[:D] mas e se fores obrigado a parar???
tas na subida com um 1.0 parado..como arrancas dali:confused:

Boas pessoal.. ;)

Se conseguires o melhor é:

Manteres o pé na embraiagem, e enquato isso com pé direito carregares no acelerador e ao mesmo tempo manteres o pé no pedal de travão (para conseguires o melhor é colocares o pé direito entre os dois pedais, a parte esquerda permanece no pedal do travão e a outra parte acelera.)

Depois largas a embraiagem devagar e quando sentires o carro a "tremer" estás a passar pelo ponto de embraiagem a partir dái tiras o pé do travão lentamente e começas a acelarar mais e largas a embraiagem suavemente também.

Isto é daquelas coisa que em texto pode parecer um pouco complicado a ver era bem mais simples. Vou ver se encontro um vídeo.

P.S. Para evitares que de futuro aconteçam mais situações como essa se tiveres possibilidade encontra uma subida qualquer e numa hora em que não se passe nada treina, ou noutro sitio qualquer. Assim estás mais à vontade e vais conseguir practicar melhor.

Se conseguires o melhor é:

Manteres o pé na embraiagem, e enquato isso com pé direito carregares no acelerador e ao mesmo tempo manteres o pé no pedal de travão (para conseguires o melhor é colocares o pé direito entre os dois pedais, a parte esquerda permanece no pedal do travão e a outra parte acelera.)

Depois largas a embraiagem devagar e quando sentires o carro a "tremer" estás a passar pelo ponto de embraiagem a partir dái tiras o pé do travão lentamente e começas a acelarar mais e largas a embraiagem suavemente também.

Isto é daquelas coisa que em texto pode parecer um pouco complicado a ver era bem mais simples. Vou ver se encontro um vídeo.

P.S. Para evitares que de futuro aconteçam mais situações como essa se tiveres possibilidade encontra uma subida qualquer e numa hora em que não se passe nada treina, ou noutro sitio qualquer. Assim estás mais à vontade e vais conseguir practicar melhor.
fg ainda ha neste mundo pessoal 5*****[;)] obrigadao amigo..

fg ainda ha neste mundo pessoal 5*****[;)] obrigadao amigo..

O mais provável é não conseguires, se te viste aflito com o carro numa simples subida, isto para não dizer que essa técnica não se consegue utilizar em todos os carros, devido à distância a que os pedais travão e acelerador distam entre si.

Não dificultes algo que é fácil.

Quando estás parado, puxas o travão de mão, o carro fica parado pelo que podes tirar o pé do travão. Depois começas a levantar a embraiagem e com o pé que estava no travão começas a acelerar (para fazer o ponto). Quando sentires o ponto tiras o travão de mão, aceleras, e levantas a embraiagem.

Já agora, tens a carta? É que isto é uma manobra que se ensina nas aulas de condução.

eu se estivesse paradao numa fila a subir com um 1.0 travava o carro e saía do mesmo, indo o resto do caminho a pé. [:)]

pmna, excelentes posts, mas acho que o rapaz vai ter que treinar um pedaço antes de começar a fazer isso "de memória", ou seja, com pensamento inato.

O mais provável é não conseguires, se te viste aflito com o carro numa simples subida, isto para não dizer que essa técnica não se consegue utilizar em todos os carros, devido à distância a que os pedais travão e acelerador distam entre si.

Quando estás parado, puxas o travão de mão, o carro fica parado pelo que podes tirar o pé do travão. Depois começas a levantar a embraiagem e com o pé que estava no travão começas a acelerar (para fazer o ponto). Quando sentires o ponto tiras o travão de mão, aceleras, e levantas a embraiagem.

Já agora, tens a carta? É que isto é uma manobra que se ensina nas aulas de condução.

Sim é verdade, nuns carros é mais fácil do que outros, mas consegue-se na esmagadora maioria é uma questão de rodar um pouco mais o pé direito.

Mas concordo com o que dizes será mais fácil pelo travão de mão, apesar do conceito ser exactamente o mesmo no caso do travão de mão não obriga a utilizar o mesmo pé em dois pedais ao mesmo tempo.

demons, sugiro o seguinte, se quiseres treina o que te falei numa zona sem carros se te sentires à vontade podes utilizar essa técnica para os casos que falaste, se preferires simplificar as coisas podes fazer com o travão de mão.

eu se estivesse paradao numa fila a subir com um 1.0 travava o carro e saía do mesmo, indo o resto do caminho a pé. [:)]

pmna, excelentes posts, mas acho que o rapaz vai ter que treinar um pedaço antes de começar a fazer isso "de memória", ou seja, com pensamento inato.

Sim neste caso faz mais sentido como o Movyk disse, não complicar.

Mas fica para trabalho de casa. [:D] [;)]

eu costumo usar a do travao-de-mao... quando nao "conheço" o carro ou quando a subida è muito ingreme... uso sempre essa...

Abraço

Sim neste caso faz mais sentido como o Movyk disse, não complicar.

Mas fica para trabalho de casa. [:D] [;)]

Tou lixado contigo. [:D][:D]

Então o rapaz ainda não domina o ponto de embraiagem, e pensa que é de ser um motor 1.0, e tu dizes para ele usar o acelerador e travão com mesmo pé!!

automatic-transmission.gif

Tou lixado contigo. [:D][:D]

Então o rapaz ainda não domina o ponto de embraiagem, e pensa que é de ser um motor 1.0, e tu dizes para ele usar o acelerador e travão com mesmo pé!!

automatic-transmission.gif

Ok, peço desculpa. [:D]

Mas estão a subestimar o user, eu no meu 2º dia de carta estava numa subida íngreme e deixei ir abaixo o meu Clio várias vezes e depois o pessoal que estava atrás começou apitar e eu ainda mais nervoso ficava, mais depressa queria arrancar e mais depressa o carro ia abaixo.

É tudo uma questão de practica, ninguém nasce a falar. [;)]
Treinando o que eu disse também não é nada do outro mundo.

Olha que não sei... treinei muito a embraiagem mas com travão de mão não.

Olha que não sei... treinei muito a embraiagem mas com travão de mão não.

Exactamente. Nunca na carta de condução vi alguém a ensinar isso. Aprende-se a fazer o ponto de embraiagem, sim, mas só com embraiagem e sem nada de travãozinho de mão a auxiliar! [:p]

Aliás, o ponto de embraiagem, se feito correctamente, permite arrancar em qualquer subida, por mais íngreme que seja, sem sequer tocar no travão de mão! [;)]

Exactamente. Nunca na carta de condução vi alguém a ensinar isso. Aprende-se a fazer o ponto de embraiagem, sim, mas só com embraiagem e sem nada de travãozinho de mão a auxiliar! [:p]

Aliás, o ponto de embraiagem, se feito correctamente, permite arrancar em qualquer subida, por mais íngreme que seja, sem sequer tocar no travão de mão! [;)]
Exactamente.

Quanto ao tópico, isso vai lá com pratica, não é por o carro ser um 1.0, eu conduzo um regularmente[:p].

De resto não te preocupes, como te digo, faz km's que é o melhor para aprenderes[;)].

Boa sorte.

bem...sim senhores há pessoal aqui pronto a ajudar e ainda bem[;)]
agora quanto a vos que defendem a tese do ponto da embraiagem ser ensinado nas escolas de conduçao..digo que sim é verdade ..aprendi la..mas eu ca tirei a instruçao em carros a gasoleo (maminha facil --passo a expressao). agora quando passamos para a selva da estrada sozinhos mais Deus e com o carro a gasolina a "água muda de giro"..ah pois..
eu safo-me em subidas ate um certo nivel..sem procupaçao alguma, mas quando estas ja tem uma inclinaçao, dita superior, e se for obrigado a parar, quando activo o travao de mao, dou-lhe acelerador soltando a embraiagem aos poucos e quando vejo ele "tremer" (nao de frio [:D]) solto o travao de mao o polo parece que vai e depois as rpm baixam tanto que..afinal nao vai mesmo [8b]
agora...é verdade o carro nao é nenhum ferrari (nem sequer de oleo [:)] ) mas comprei algo que podia pagar...ate porque pedir ao banco, gosto de evitar e MUITO, senao andava de bmw 320D ou 530D numa boa e de certeza que o ponto de embraiagem funcionava MUITISSIMO melhor [:D]
custou-me tirar a carta (até porque NUNCA na minha vida tinha conduzido um automovel 1.0 ou 5.0 ou la que fosse [:)] mas passei á primeira..e nao foi dando gorjetas..foi concentraçao, e determinnaçao.
Prontos tenho esta dificuldade, peço ajuda aos experts na materia..pois se eu percebesse e me viesse alguem cm estas duvidas, nao tinh problem em ajudar..pois nao fico mais pobre por ajudar o meu proximo [;)]
Obrigado pessoal e desculpem la o testamento :sh)

Voltar
Superior