Cárie dentária

Na verdade não tenho muito dinheiro para ir ao dentista, é verdade, mas na semana passada fui lá e ela disse que tinha cáries, mas era "coisa de nada". O facto é que me limpou outros dentes e não deu importância aos que tinham cárie. A minha pergunta foi mais com o intuito de saber se eu mesmo podia fazer alguma coisa por casa, ou se realmente tinha de falar uma outra vez mais do problema. De vez em quando dói-me o dente depois de lavar os dentes, isto será sintoma de que o problema está mais agravado do que o que eu ou o dentista pensava?

Tenta ir tratando dente a dente.
Uma consulta = um dente. Excepto desvitalizar uma seção permite tratar um dente ou ate mais com boa vontade do dentista.
Tratas 2 dentes este ano e os outros 2 proximo. Nao vais ficar pobre por isso. Uma consulta pode ser entre 30 a 60€.

Faz 2 por ano. Acho bem mais importante ter uma boa denticao q bom telemovel ou bom carro. Alias acho a diferença colossal.
Eu vivo numa regiao actualmente onde muitas pessoas por norma nao tratam os dentes (Almeirim). Carie = tirar. Chega a ser absurdo...
Depois é velos com bons carros e bons telemoveis e sem dentes e sem proteses. Ate dava para um topico sobre isto. Curioso q foi meu dentista q me fez chamar a atencao e depois reparei q verdade.... É ver aquelas bocas todas sem dentes . Mas o iphone nao pode faltar

De qq modo respondendo à tua pergunta. Sim,podes atrasar.

Lavar dentes regularmente
Colocar a boca "alcalina" com bicarbonado de sódio tende a matar as bacterias q criam carie.
Teoricamente é possivel destruir pequenas caries mas para isso pesquisa google pq nao sei de cor.

Última edição:
O que vou dizer pode parecer bizarro mas existe uma linha de pensamento sobre dentes, creio q nao ensinada nas faculdades.
Em que indica q um dente saudavel tem capacidade para eliminar em certas condicoes as caries. Ja que é um organismo vivo.
Depois explicam processo (que é ainda complexo) e para o qual quem quiser pesquise com o google.
De qq modo isso nao é o usual nos dentistas e maioria nem conhece ou sabe disso.
Para tal efeito ´(suposto) é tambem necessario deixar de comer açucar que q altera o fluxo de nutrientes dentro do dente.

seja como for caries é para tirar no dentista .Ainda este ano tratei 4 dentes.

Não é linha de pensamento nenhum, é ciência, que sempre foi ensinada nas faculdades faz anos e só não a sabe quem andou a dormir por completo nas aulas.

E o que mencionas é o processo de desmineralização/remineralização do esmalte e o conceito de cárie activa/inactiva.

Há seguros para estomatologia que ficam bastante baratos e cobrem a maior parte das despesas (~10€ por mês de prêmio e ~7€ por consulta). Consegues tratar tudo com pouco dinheiro.
Se o dentista disse que as cáries eram pequenas, as restaurações deverão ser simples e baratas. não deixes isso evoluir.

Para quem tenha miúdos, façam o selamento dos dentes mal tenham os dentes permanentes. É dos melhores investimentos que podem fazer :)

Pelo que leio, então chegou ao nervo. Não me dói sempre, só de vez em quando, mas o facto é que dói. Vou ver se vou lá no início do mês que vem. Agradeço as vossas ajudas.

Por exemplo, eu achava que tinha uma carie pois às vezes tinha uma dor no dente (até era relativamente forte). Fui ao dentista e não tinha carie nenhuma o que estava a acontecer era que o dente do siso nasceu torto e fazia pressão nos outros dentes, provocando a tal dor. Claro que tinha também os dentes desalinhados. Arranquei dois dentes do siso e tive de colocar aparelho. Já vi que o caso é mesmo de carie, só escrevo este post porque às vezes uma pessoa pode achar que tem caries e na realidade ser algo diferente.

Pelo que leio, então chegou ao nervo. Não me dói sempre, só de vez em quando, mas o facto é que dói. Vou ver se vou lá no início do mês que vem. Agradeço as vossas ajudas.
Vê o cenário do seguro dental. Eu precisava tratar uns dentes, também devido a umas caries. Arranjei um seguro na Allianz por 60 eur ano, mas as consultas tem um custo bem inferior ao normal. O custo do seguro vale a pena. Agora, trato um por mês.

Bem só de pensar que daqui a umas semanas la vou ter que ir ao dentista e n me apetece nada da ultima vez para arrancar um dente só saiu metade e dpx o dentista disse para esperarmos uns tempos para a raiz crescer mais um pouco para arrancar o resto vai custar:sh)

Eu uso uma receita caseira para caries que é remédio santo. Uma pitada de açúcar refinado mesmo em cima delas e depois morder com muita força. No espaço de um ou dois minutos já sentes o efeito

Bem só de pensar que daqui a umas semanas la vou ter que ir ao dentista e n me apetece nada da ultima vez para arrancar um dente só saiu metade e dpx o dentista disse para esperarmos uns tempos para a raiz crescer mais um pouco para arrancar o resto vai custar:sh)

Eu pedia uma 2ª opinião. Daí não vai "crescer" nada de bom.

Também já fiz um "seguro dentário", por menos de 80€/ano compensou-me logo a partir da 3ª ida, não tem período de carência pelo que se pode fazer e usar na hora.

Era fazer um e tratar tudo o quanto antes, é um óptimo investimento dado que, quanto mais tarde for tratado mais caro pode ficar, para não falar na melhoria da qualidade de vida que uma boca saudável dá.

Também já fiz um "seguro dentário", por menos de 80€/ano compensou-me logo a partir da 3ª ida, não tem período de carência pelo que se pode fazer e usar na hora.

Era fazer um e tratar tudo o quanto antes, é um óptimo investimento dado que, quanto mais tarde for tratado mais caro pode ficar, para não falar na melhoria da qualidade de vida que uma boca saudável dá.

Pelo valor referido, não me parece que tenhas feito um seguro dentário, mas sim pagaste o acesso a uma rede de clínicas convencionadas. Basicamente é uma boa solução para quem não quer investir num seguro (a sério) uma vez que é bastante mais caro. Tens, portanto, acesso a uma tabela mais barata. Isto é um convénio/acordo[;)]

Pelo valor referido, não me parece que tenhas feito um seguro dentário, mas sim pagaste o acesso a uma rede de clínicas convencionadas. Basicamente é uma boa solução para quem não quer investir num seguro (a sério) uma vez que é bastante mais caro. Tens, portanto, acesso a uma tabela mais barata. Isto é um convénio/acordo[;)]

Sim eu sei, não é um "seguro" propriamente, embora seja tratado numa agência de seguros, seja de uma companhia de seguros etc.
É de facto um acordo, que dá cerca de 50% de desconto sobre a tabela.

Quando chega ao nervo dói.
Agonia é quando infecta.

Admira-me que ainda não tivessem mencionado este perigo.

Há poucos anitos, uma pessoa de família já idosa deixou alastrar uma má situação (que deve ter começado com uma cárie), apenas num só dente.

Acontece que passado algum tempo gerou-se uma infecção alastrou a partir do nervo, para todo o sistema nervoso.
Só percebeu que aquilo era mesmo sério, quando um dia de manhã, por resultado da infecção tinha dores por todo o corpo; não se conseguia mexer e teve que ser internada no hospital.

Cuidado com isso.

Última edição:
Voltar
Superior