(Capotamento)

superdgs

New member
[8b]Malta sabado passado, ia em plena nacional nos 50/60, enquanto descrevia a curva atravessa se um cao, para nao o levar à frente travei e desviei me do gajo, assim que faço isto acabo por capotar para o lado direito... n tive qualquer tipo de dano foi soft, mas pelo q parece o carro n ficou mt em bom estado...vinha aqui pedir opiniao só o lado esquerdo foi afetado.. tejadilho, o chassis aos vistos n foi mt afectado e o motor parece que tb n ficou afectado mesmo perdendo o oleo todo, ele desligou se automaticamente ( mas trabalha actualmente)

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg

capot, tajadilho, vidro, porta condutor n foi afectada ao q parece so o vidro, acham que isto num bate chapa vai la? vou amanha a um pedir um orçamento..

nas fotos nota-se bem o tecto dobrado.
O capot é reparavel. Sai-te bem mais barato trocar, mas é reparavel.
A frente também está uma lástima, não é só cosmetico.

Sai-te mais barato comprar um bom usado do mesmo modelo.
Espero que tenhas tido o cuidado de pôr oleo antes de pôr o motor a trabalhar..

Há algo que estou aqui a matutar, ias numa velocidade muito normal, como foi o carro capotar após uma subita mudança de direcção? Como estavam esses amortecedores? Ou pisaste alguma valeta?

Digo-te já que não sei até que ponto vale a pena reparar.. há uns anos atrás tivemos um azar com o nosso Fiesta (igual ao teu) e só a lateral da frente (embate lateral), o capot e o vidro da frente, ficaram pela módica quantia de 2500 Eur. + IVA.
Ora o teu ainda tem o tejadilho para reparar e pelo que li até o motor ficou sem óleo devido ao capotamento.. será que ficou no sito dele? será que não danificou mais nada?

A não ser que o carro tenha poucos km's/anos ou seja a gasóleo (mais caros no mercado de usados), mais vale pensares na hipótese de comprares outro..

Há algo que estou aqui a matutar, ias numa velocidade muito normal, como foi o carro capotar após uma subita mudança de direcção? Como estavam esses amortecedores? Ou pisaste alguma valeta?

Também acho extremamente anormal.

Quanto muito, o carro fugia ou fazia um pião, mas daí a capotar....

Tenho imensa dificuldade em perceber o que leva um carro baixo a capotar, sinceramente, qualquer que seja a velocidade.

Num situação destas, só o imagino a fugir.

Pois, parece que houve algo que correu mal num dos seus componentes, a não ser que a velocidade fosse muito superior à que foi indicada. Indo a 60 ou 70 como ele diz ou vá..até mesmo a 90 não me parece que o carro em condições normais fosse capotar.

Ou pisou uma valeta ou então não estou mesmo a ver..

Nesse caso houve um embate. Tal como quando existe capotamento nas AE normalmente é porque foi embater no separador central ou nos rails. O user do tópico não referiu qualquer embate..

Foi precisamente por isso que questionei inicialmente se terá ido à valeta, pois pela história dá a entender que apenas virou e o carro capotou, o que indica que houve ali alguma falha.

Oi? Só uma suspensão em mau estado não aguenta uma mudança subita de direcção (estando de lado a questão da valeta ou embate lateral).

Ah..e eu não estou a culpar o condutor, estou mesmo a dizer que pode ter sido uma falha em algum componente do carro. Com as coisas que acontecem aos outros todos nós podemos e devemos aprender.

Tudo reparável e se for bem feito o trabalho, nem notas diferenças.

Tejadilho é descolado e posto um novo, é seguir as recomendações da marca para esta operação.

Guarda lamas, capot, para-choques e vidros são mudados normalmente.
Tem é cuidado com o motor, ele pode ter deixado de trabalhar devido ao acidente mas ainda ter saúde, saúde essa que metendo a trabalhar sem óleo, estão a perde-la, nem que seja 10 segundos sem nenhum tipo de óleo é meter um nível de desgaste acentuado no motor, por isso, não o metam a trabalhar sem óleo.

O pilar A foi afectado?!
Se não foi e o chapeiro for bom não há problema.
Se foi, "acabou"

Mau seria se um pilar A ditasse a morte do carro. Basta seguir os cortes preconizados pela marca, substituir a peça e seguir os pontos de solda preconizados pela marca. Quase una operação de rotina num bate-chapas.

Oi? Só uma suspensão em mau estado não aguenta uma mudança subita de direcção (estando de lado a questão da valeta ou embate lateral).

Ah..e eu não estou a culpar o condutor, estou mesmo a dizer que pode ter sido uma falha em algum componente do carro. Com as coisas que acontecem aos outros todos nós podemos e devemos aprender.

Suspensão em estado mais degradado todos devemos de ter, a duração de um amortecedor, visto que a maioria mete coisas mais para o baratas, não é grande. Pessoal que faz 150-200.000km com os mesmos amortecedores, onde vai a eficiência dos mesmos com esses km...

E não esquecer pneus.

Continuo a dizer que tenho sérias dúvidas sobre os motivos que levam um carro a capotar a 50km/h.

Percebia, se tivesse ido para a valeta.
Percebia, se estivesse a fazer uma curva em apoio a 90km/h e rebentasse um pneu.
Percebia, se houvesse embate lateral.

Assim, só imagino o carro a fugir. É um carro recente, pelo que apriori e sem mais dados, considero que está tudo em condições, pelo que isso não é normal.

Aliás, mesmo a mais de 120km/h, com um golpe de direção fortíssimo, custa-me a acreditar que os componentes da suspensão não são suficientes para amortecer as transferências de massa.

Aliás, veja-se os exemplos dos "drifts" que os árabes fazem a alta velocidade. O carro foge, mas são muito raros os casos em que há capotamento.

Que eu saiba ninguém pediu a explicação do capotamento.

Deve dar para arranjar, o painel lateral, capot e porta deves arranjar numa sucata, basta depois pintar á cor, o resto um bom bate-chapas deve resolver.

Mas podemos conjeturar [;)] e realmente é bastante estranho este capotamento. Exijo mais explicaçoes por parte do autor do topico.
Poder podem, mas ele pediu ajuda sobre o arranjo do carro, já andam a fazer o resto do filme quando ninguém tem nada a ver com isso.
E ninguém tem que dar quaisquer explicação, se fosse eu com esse "Exijo" nunca mais ouviam nada sobre o assunto, era o que faltava...

Voltar
Superior