capa no carro - prejudicial?

mariadaascensao

New member
Boa noite a todos,

gostaria de colocar-vos uma questao. Tenho um carro com 4 meses e comprei uma capa para o tapar pois ele fica parado alguns dias da semana já que vou para a faculdade de transportes. Assim, sempre ajuda a protege-lo quando as pessoas passam entre os carros ou quando mandam coisas das janelas.

Porem, agora com a chuva surgiu-me uma questao. Com a humidade é prejudicial eu por-lhe a dita capa? Estraga a pintura? A capa é fininha, nao e daquelas antigas e grossas, quando da o vento aquilo ha circulaçao de ar mas tenho esta duvida e se me ajudassem agradecia-vos.

Com os melhores cumprimentos.

As capas devem ser colocadas sempre e quando o carro está limpo, bem limpo. Devem, ainda, ser capas grossas e pesadas, bem ajustadas ao corpo da viatura e sem oscilações possíveis causadas pelo vento, já que estas acabam por friccionar determinadas zonas da carroçaria e arruínam completamente as pinturas nesses pontos.

Sugestão, capa grossa e feita especificamente para o carro e, se possível, ajustada ainda mais um pouco nos dois pontos inferiores laterais que costumam apresentar, por exemplo com quatro elásticos em cujas extremidades podem levar um grampo (por cada, como é evidente) plástico do tipo daqueles que se usam nos cortinados, mas um pouco mais fortes e que ajudam a "apertar" a capa à zona lateral inferior do chassis. [;)]

por acaso ja n é a primeira vez que oiço dizer que cria ferrugem no carro, mas é mesmo daquelas coisas de "ouvir dizer" não faço ideia da veracidade até porque axo que não conheço ninguem que tape o carro.

A mim disseram-me o mesmo, mas nunca vi nada disso até hoje. Eu aconselho até prova em contrário.

Última edição:
Olá

Também estou de acordo com o que os colegas do forúm aqui escreveram, em particular o PeLeve. Desde que fique bem justinha aos contornos do carro e seja, de facto, impermeável, não há problema. Caso contrário, a humidade infiltra-se.

eu tinha uma dum 127 e uma altura tive o carro parado. como chovia lá dentro, pus-lhe a capa durante uns tempos e empolou a pintura. presumo que num carro novo isso não deva acontecer, mas não sei ao certo.

ATENÇÃO:

A capa é impremeável não é ?

Se sim, então também não deixa evaporar a camada de água que condensa sob a superfície do carro.

Com os dias frios, o que não falta é a tal camada de condensação em cima da pintura. Como tal a capa também não vai deixar sair essa água que fica por debaixo da capa em cima da pintura.

Nos carros actuais vai demorar mais tempo a aparecer ferrugem, mas no 127 do "nathaniel" foi suficiente para lhe levantar a pintura.

Por experiência própria, capa só para proteger do sol, ou de riscos de vizinhos. Quanto à chuva é preferível que ele apanhe um bom banho a ter uma capa.

Faz a experiência.
Põe a capa e de manhãzinha vai lá ver se há condensação em cima do tejadilho ou do capot.

Adquiri uma capa em PVC. É leve, tem elásticos nas extremidades e protege às condições atmosféricas.

Pelo que li neste tópico não aconselham a usar em tempo de chuva?

Não tenho garagem para o carro, fica exposto a insectos (são muitos), aves, poeira e ainda por cima está debaixo de uma vinha em ramada.

A minha pergunta é se posso colocar a capa c/ o carro molhado?

O folheto da capa diz "breathable car cover", logo deve deixar respirar.
Uso o carro quase todos os dias, será não aconselhável colocar a capa?

Capas no carro? Deixa o carro sem nada e não te preocupes com isso.

Um carro é apenas um bocado de metal e plástico que não merece esses tratamentos [:D]

Capas no carro? Deixa o carro sem nada e não te preocupes com isso.

Um carro é apenas um bocado de metal e plástico que não merece esses tratamentos [:D]

quem tem amor ao dinheiro e gosta de estimar as coisas para elas durarem mais anos, não pensa como tu...

Eu tenho bastantes cuidados com o meu carro e não faço isso...

Preocupa-me mais os interiores e a mecânica que o exterior.. Tenho o carro todo riscado devido a outros e não me tira o sono.. É a melhor maneira de viver descansado. Há coisas mais importantes em que pensar.

E se compram um carro caro e andam depois a pensar nisso.. Comprem uma chaimite..

ha algums anos o meu cunhado ,deixou o carro com uma capa durante ums tres messes ,resultado foi pintura toda manchada da humidade , o carro era um porsche 944 vermelho , a pintura era de origem , eu nao aconselho mas as capas tambem devem ser melhores agora e que ja la vao 15 anos.

Preocupa-me mais os interiores e a mecânica que o exterior.. Tenho o carro todo riscado devido a outros e não me tira o sono.. É a melhor maneira de viver descansado. Há coisas mais importantes em que pensar.

Ora cá está. Eu acrescentaria: "Há coisas mais importantes para cuidar e estimar"

Eu tinha um carrito de 1958 que sempre viveu num armazém e foi bem cuidado. Estava impecável.
A carta altura tive de levá-lo para casa e minha garagem era aberta, comprei uma capa supostamente das melhores e depois de bem lavado e seco, cobri o carro. Ao fim de duas semanas de calor e humidade tinha uma série de bolhas na pintura [8b]

Acho que as capas são boas para carros dentro de garagens fechadas.

Acho que as capas são boas para carros dentro de garagens fechadas.

Se me permites discordar, eu considero que nem para isso prestam.

As capas têm diversos problemas, mas o principal prende-se com o facto de não permitir que a evaporação se faça em condições, ou seja, toda a humidade fica concentrada no carro, e não falamos só da chapa que está à vista, como também da que não está, bem como o compartimento do motor.

Mesmo no caso das garagens fechadas, existe sempre alguma humidade no ar e oscilações de temperatura, pelo que se repete (ainda que com muito menor gravidade) o fenómeno anterior.

Numa garagem fechada eu iria mais facilmente (como faço na mota) para uma solução de lençóis velhos, isto na perspectiva de não ter a mota cheia de pó quando quero sair com ela.
Os níveis de humidade não são nunca muito grandes (por estar num local fechado), pelo que o facto de ser um tecido permite que haja uma "respiração".
Mas ainda assim, aplico isto na mota apenas porque fica muito tempo parada, e ficar a ganhar pó ao longo desse tempo torna-se não só pior para depois limpar (por causa de todos os recantos), mas principalmente porque se me sentar nela sem a limpar com cuidado, vou ter calças (muitas vezes de ganga) a raspar o pó de uma pintura preta.

Num carro isto nem se aplica, dado que ninguém se senta no capôt para o conduzir.

Se eu tivesse um carro parado algum tempo na rua, investiria numa boa protecção de selante/cera, hidratação das borrachas e lavagens com alguma regularidade.

As capas são uma asneira enorme, e se o problema específico for as pessoas passarem no meio do carro e/ou mandarem coisas para cima, a solução é mudar o carro de local.
Se tiveres o azar (como eu já tive) de te cair um contentor do lixo para cima do carro ou de alguém mandar uma garrafa de cerveja pela janela para cima do carro (como já me aconteceu [8b]), não há capa que salve o carro.

Aliás, neste exemplo da garrafa ainda foi mais caricato, porque a garrafa não me estragou o carro porque tive uma sorte gigantesca de bater na borracha do vidro da frente (não fazendo mais do que marcas na mesma), mas a garrafa atravessou o tecto (em telha) da garagem...:eek:

Vou relatar o meu caso.
Como a minha carroça tem antena anti-roubo, e ainda vai estar (muito) tempo parado no meio da rua devido a um processo judicial, não lhe posso colocar capa.
Mas como, pelo menos no ramo automóvel, há sempre solução para tudo, arranjei uma alternativa à capa: cera.
Encerei o dito cujo, daqui por pouco tempo tenho de lhe reforçar a dose, e posso dizer que o gajo tem-se aguentado à bronca. A pintura não estraga e mantém-se sempre com aspecto novo. Por isso, se tiveres um pouco de paciência, recomendo um enceramento do carro. Aliás, até há uma edição da Autohoje que ensina a encerar, não me lembro é qual é a edição.

Já tive 2 capas

duraram 6 meses cada uma...

a nivel pintura etc nunca fizeram mal nenhum, aguentavam bem chuva e humidade.

o sol é que nem por isso...começaram se a desfazer...

agora não sei se comprei capas para carro de garagem lol

ja vi capas em carros ah anos na rua..e estao impecaveis

Voltar
Superior