Cano - condominio

pifas

New member
Boas acontece que tinha infiltração de água no tecto da marquise mandei vir o técnico

e ele substitui alguns canos

mas tenho um dúvida , o cano da máquina de lavar do condómino de cima foi substituido ( ver foto )

agora pergunto quem deve pagar esse cano ?

o condomínio ou o condómino ??

obrigado

ps: o cano central é o esgoto do prédio

4tayc7.jpg

Boas acontece que tinha infiltração de água no tecto da marquise mandei vir o técnico

e ele substitui alguns canos

mas tenho um dúvida , o cano da máquina de lavar do condómino de cima foi substituido ( ver foto )

agora pergunto quem deve pagar esse cano ?

o condomínio ou o condómino ??

obrigado

ps: o cano central é o esgoto do prédio

4tayc7.jpg

pagas tu e devias falar com o condomino para ele pagar visto o cano ser da casa dele, mas devias ter ido falar com ele primeiro.

Mas esse canos sao de uma prumada com um ramal para uma maquina de lavar? isso tava tudo na marquise?[:cool:]

pagas tu e devias falar com o condomino para ele pagar visto o cano ser da casa dele, mas devias ter ido falar com ele primeiro.

Mas esse canos sao de uma prumada com um ramal para uma maquina de lavar? isso tava tudo na marquise?[:cool:]

sim estes estes estão ma marquise mas no tecto

quanto a prumada

sim este cano vai dar ao ramal que liga a promada ou seja ao cano central do esgoto ( o cano central )

quanto ao vizinho eu falei e ele disse que o condomínio tinha que pagar

a minha duvida está no cano da máquina de lavar

até que ponto pertence ao condomínio ??

não seria até a JUNÇÃO que liga ao cano central ( promada )

apartir da JUNÇÃO é canalização horizontal ou não ??

É um caso complicado...

Até á junção dos canos penso que a responsabilidade será do condómino.
Algo a partir daí é do condomínio.

Se foi as duas coisas então a responsabilidade será conjunta tornando o caso mais bicudo.

Mas sinceramente nem sei se estou a responder á tua pergunta:
"agora pergunto quem deve pagar esse cano ? "

Então tu estás preocupado com quem paga aquele cano de uns 35cm?

Podes tentar espreitar o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU).

Não sei se não será vago demais, nunca entrei nesse tipo de detalhes das vezes que o consultei.

cumps

mas uma pergunta, o cano é barato..
caro foi a mão de obra para a reparação correcto?
por que é que não dizem que o cano que foi substituído foi o do condomínio? Assim divide-se o mal pelas aldeias.

É um caso complicado...

Até á junção dos canos penso que a responsabilidade será do condómino.
Algo a partir daí é do condomínio.

Se foi as duas coisas então a responsabilidade será conjunta tornando o caso mais bicudo.

Mas sinceramente nem sei se estou a responder á tua pergunta:
"agora pergunto quem deve pagar esse cano ? "

Então tu estás preocupado com quem paga aquele cano de uns 35cm?

mas uma pergunta, o cano é barato..
caro foi a mão de obra para a reparação correcto?
por que é que não dizem que o cano que foi substituído foi o do condomínio? Assim divide-se o mal pelas aldeias.

Pois realmente o cano é pequeno e além disso teve que ser alterado

porque a FUGA nem sequer vinha desse cano

vinha sim do cano principal (prumada) e como esse cano tinha um T onde ligava esse que vem da máquina de lavar outrora era uma PIA

ao mudarmos o cano principal (prumada) tivemos que alterar esse por causa do T de ligação

Conclusão : como a fuga não era desse cano mas sim da PRUMADA

será o condomínio que terá de PAGAR as despesas todas

correcto ??

a fuga vinha do cano principal penso que se chama PRUMADA certo ??

ver foto

2wmgemv.jpg

Última edição:
Em principio sim, terá de pagar o condómino.

Acho que é mais que lógico.

NÃAOO

é ao contrário é o condomínio que terá de pagar

então não é ?? se o cano da máquina de lavar foi alterado por causa do cano principal (prumada)

não será lógico que o CONDOMÍNIO pague ??

pensa lá bem ....................

Última edição:
NÃAOO

é ao contrário é o condomínio que terá de pagar

então não é ??

Esquece o que escrevi antes......

Eu não consigo perceber porque é que o cano do condómino foi preciso mudar se não tinha fuga.
Vejo que disseste que seria devido a um T qualquer, mas seria mesmo necessário um cano novo?, não dava para arranjar a fuga sem mudar o esquema?

Última edição:
Esquece o que escrevi antes......

Eu não consigo perceber porque é que o cano do condómino foi preciso mudar se não tinha fuga.
Vejo que disseste que seria devido a um T qualquer, mas seria mesmo necessário um cano novo?, não dava para arranjar a fuga sem mudar o esquema?

é SIMPLES

é que o cano(prumada) era muito antigo (louça) e então já tinha muitas FISSURAS

e então mudou se para um cano novo em PVC

como podes reparar na foto em baixo os canos que vão aos sanitários dos condóminos esq. e dir. ainda são de LOUÇA

apcod5.jpg

Última edição:
Não me parece que existam dúvidas que deverá ser o condómino do piso superior à habitação em causa quem terá de pagar as despesas.

Há uns anos, houve uma infiltração num dos meus andares, e de imediato assumi responsabilidades, efectuando pagamento de pintura do tecto do vizinho do piso inferior.

Cpts.,

Última edição:
porque a FUGA nem sequer vinha desse cano

vinha sim do cano principal (prumada) e como esse cano tinha um T onde ligava esse que vem da máquina de lavar outrora era uma PIA

ao mudarmos o cano principal (prumada) tivemos que alterar esse por causa do T de ligação

Conclusão : como a fuga não era desse cano mas sim da PRUMADA

a partir do momento que o problema original é da prumada o condominio é que tem de arcar com tudo

MCunha

Não me parece que existam dúvidas que deverá ser o condómino do piso superior à habitação em causa quem terá de pagar as despesas.

Há uns anos, houve uma infiltração num dos meus andares, e de imediato assumi responsabilidades, efectuando pagamento de pintura do tecto do vizinho do piso inferior.

Cpts.,

Terias razão se a fuga tivesse origem num cano do vizinho de cima e não numa parte comum, como ficou esclarecido. Logo, quem deverá pagar é o condomínio.

Duas notas:

A pergunta NÃO é "quem tem de pagar aquele cano".

A pergunta é "quem tem de pagar TODA a resolução do problema, desde os canos ao serviço de trolha e pintura".

A resposta é "depende"!

Se esse defeito apareceu por se ter mexido em tempos na canalização _comum_ (a "prumada" como chamas ao cano "gordo" e os seus "Tês") então é responsabilidade do _condomínio_.

Se o defeito estava noutro ponto então é responsabilidade do _condómino_ a cuja fracção esse outro ponto pertence.

Voltar
Superior