Calibrar/Equilibrar

veterano

New member
Boas caros colegas

Após a rotação dos pneus, ou mesmo sem rodar os pneus deve-se Equilibrar as Rodas, a minha dúvida é diz-se Calibrar ou Equilibrar eu vejo nas casas da especialidade, que não são unânimes; depois de lêr algo sobre esta dúvida,acho que é EQUILIBRAR Rodas qual a vossa opinião?
obrigado

Última edição:
Boas caros colegas

Após a rotação dos pneus, ou mesmo sem rodar os pneus deve-se Equilibrar as Rodas, a minha dúvida é diz-se Calibrar ou Equilibrar eu vejo nas casas da especialidade, que não são unânimes; depois de lêr algo sobre esta dúvida,acho que é EQUILIBRAR Rodas qual a vossa opinião?
obrigado
Calibrar é acertar a pressão de ar dos pneus.

Equilibrar é acertar a distribuição de peso de uma roda através da colocação de pequenos pesos ( de colar ou cravar na borda da respectiva jante/pneu ).

A estabilidade do veículo está diretamente ligada à utilização da correta pressão. Recomenda-se a calibragem dos pneus a frio, ou seja, quando: O veículo está parado há uma hora, no mínimo.

Calibrar é acertar a pressão de ar dos pneus.

Equilibrar é acertar a distribuição de peso de uma roda através da colocação de pequenos pesos ( de colar ou cravar na borda da respectiva jante/pneu ).
Boas
Aceito e concordo com as vossas explicaçoes,mas o calibrar a pressão dos pneus fico na dúvida;posso dizer pôr os pneus na pressao correcta ou talvêz (aferir) os pneus.
A minha dúvida está agora no calibrar pneus (pressão) Se eu disser devo calibrar a máquina de Equilibrar rodas afim de obter um Equilibrio Exacto está correcto? qual a vossa opinião?desculpem insistir mas calibrar a pressão deixa-me com algumas dúvidas.
abraço

Vai lá vai ...

Bem falar Português está complicado .

Para mim é meter ar e está a andar ...
Amigo PCCG
Hoje fui a uma casa de pneus e pedi para calibrar os pneus da frente, a resposta foi; é melhor o sr: calibrar as 4 eu disse eu tou a referir-me calibrar,ver a pressão dos pneus,respondeu-me que quem costuma pedir para calibrar pneus (ver a pressão) são os Brasileiros.Assim sendo acho que calbrar não me parece que seja (pôr os pneus á pressão)

abraço

Temos por habito dar grandes pontapés na gramática , é um facto ...

Mas creio que dizer ( calibrar a pressão dos pneus ) está correcto .

Já dizer ( calibrar os pneus ) não está a referir a pressão dos mesmos , mas sim calibrar o próprio material dos pneus , o que poderá induzir em erro o sujeito que está habituado a equilibrar pneus ...

equilibrar pneus pode ser também uma actividade de circo , praticada por um equilibrista ... Isto é complicado

Voltar
Superior