Caixa dura

Eu ando exactamente com os mesmos sintomas no meu carro.
Nos primeiros instantes de manha chega mesmo a ser crítico, sendo que uns 10m depois fica normal.
Já levei o carro à oficina da marca e disseram-me que só desmontando a caixa é que se podia ver o que se passa, só que o custo afastou-me logo desta opção:sh).
Pormenor importante:não sei se acontece no teu carro, mas no meu quando as mudanças custam a entrar, ouve-se algumas vezes o som típico do rolamento de encosto gripado quando alivio o pedal da embreagem. Quando expus isto na oficina não deram grande importância..enfim.

Cumprimentos

... se acontece no teu carro, mas no meu quando as mudanças custam a entrar, ouve-se algumas vezes o som típico do rolamento de encosto gripado quando alivio o pedal da embreagem. Quando expus isto na oficina não deram grande importância..enfim.

Cumprimentos

Não faz qualquer barulho anormal. Apenas custa a mover a manete do ponto morto para as mudanças...

Parece sintoma de lubrificante.
É possível que esteja dentro dos parâmetros, assim como a maior dureza de utilização da caixa (juntamente com o tempo frio) possa ser encarada como 'dentro dos parâmetros'.
:)

Michael

Por acaso estes ultimos dias de manha tenho notado que a minha caixa de velocidades esta mais dura, mas depois fica boa, deve ser do frio, o oleo ou lá o que la tem como fica gelado fica mais especo e tal... mas isto e tudo uma opinião de quem percebe pouco de carros :P

Cumps

Bem.. Mais um tópico desenterrado por mim.. [:cool:]
Então é assim pessoal.. Para quem leu o tópico que eu criei sobre o Ibiza 6J 1.9 Tdi vs 1.6 Tdi, o negócio pelos vistos lá se concluiu, e o meu colega lá comprou um 1.9.. Apareceu ontem com o carro todo contente e tal.. Aproveita-mos a deixa e lá fui com ele à pendura e também um pequeno percurso ao volante. Não seria negócio que eu tivesse realizado para mim.. Mas está feito, feito está..
Ora o motivo que me deixou de pulga atrás da orelha e que me levou a escrever neste tópico foi mesmo a caixa de velocidades do carro.. Gente.. É dura para burro!! De todos os carros que fui experimentar com ele, acabou por realizar um negócio que tem ali algo que não está a trabalhar em ordem..
Passo a explicar o que notei:

A caixa engrena bem.. Não se sente nenhuma nas passagens entre relações.. Não se sente muita dureza na embraiagem ( alguma.. ), e a mesma não patina.. O problema é mesmo a dureza sentida na manete da caixa. Mesmo com o carro desligado, carregando a fundo no pedal de embraiagem, ao tentar engrenar as mudanças, sente-se muita dureza.. Não está uma caixa leve como é característico destes carros. Sente-se como se houvesse algo a impedir um engrenar macio da caixa..

Ora já pensei que fosse desafinação do selector.. Mas acabei por descartar essa possibilidade por conta das mudanças entrarem bem em quer quando o carro está apenas ao relanti, quer andamento.. Também me lembrei do óleo da caixa.. Mas também penso que não será daí pois segundo informação que o meu colega meu deu, assim que comprou o carro tratou logo de trocar o mesmo por óleo de origem comprado com o VIN na mão e feito por mecânico de confiança dele.. O carro tem pouca quilometragem ( 110000 kms ), por isso, não vejo mesmo de onde possa ser o problema.. :confused:
Na vossa opinião será algum problema de caixa? Eu não quis estar a denegrir o negócio perante o novo dono, mas foi a primeira coisa que pensei.. O carro parece estar imaculado.. Mas aquela caixa tão dura.. Qual será o problema na vossa opinião?

Voltar
Superior