Caixa DSG7 Desilusão.....

cxs DSG

cxs DSG

Eu fui utilizador de uma Passat DSG 170cv de Março de 2007 a Junho de 2010.
Nunca notei qualquer barulho metálico oriundo da zona do motor como se nota nas actuais DSG de 7 vel.. As velocidades eram processadas sempre à mesma velocidade, quer em modo D, quer em modo S, quer em modo manual, com ou sem utilização das patilhas no volante.

As passagens de caixa, quer a ascender, quer a reduzir, eram feitas com uma rapidez deveras semelhante e nunca tão dispares como nas actuais DSG 7 vel. Estas novas demoram mais tempo a subir do que a reduzir (na redução a rapidez é aceitável para uma caixa com estes pergaminhos). Nas subidas com elevado grau de inclinação chegam a não passar, mesmo após as 3.000rpm. Isto testemunhei ao vivo num Polo GT 1.6 TDI DSG 7v.

O que eu penso deste barulho que presenciei nesse mesmo Polo, é que a VW tem o dever de corrigir ou solucionar este desconforto de utilização. Quanto à lentidão ou ineficácia da subida de relações, é também dever da VW fazer a necessária actualização de software de gestão da caixa.

A ausência de soluções para com os clientes que reclamam estas imperfeições só causará a perda de fama conquistada nas primeiras caixas DSG da VW.

Como a assistência da VW cá no burgo é sobejamente conhecida pela sua ineficácia ou incompetência mesmo, resta que os actuais proprietários reclamem para outros destinos.

Eu já resolvi o meu problema com a Siva: a Passat já foi à vida.

Pelo que ouvi as caixas DSG são efectivamente "barulhentas", não sendo um defeito e não havendo dai problemas mecanicos.

Agora depende se é uma questão de maior sensibilidade do utilizador ou essa caixa poderá efectivamente ter algum problema (tanto poderá passar por um volante como já referiam, eventualmente um apoio).

Viva,

já fui vendedor na Vw.
Estreei várias viaturas com caixa dsg7 1.6tdi, e sempre achei estranho.

Até que fui falar com o responsável após-venda e ele me ter explicado que as caixas dsg7 trabalham a "seco", portanto não são banhadas a óleo, daí se ouvir estes barulhos mais metálicos, que teoricamente só se ouvem em pisos irregulares..

Caixas a seco

Caixas a seco

Quanto as caixas trabalharem a seco, não conheço nenhuma no mundo inteiro, basta pensar um pouco e imaginar o que era um conjunto de carretos e os demais componentes tudo a trabalhar sem óleo.
A única coisa que a DSG 7 tem a trabalhar a seco é a embraiagem.

Quanto as caixas trabalharem a seco, não conheço nenhuma no mundo inteiro, basta pensar um pouco e imaginar o que era um conjunto de carretos e os demais componentes tudo a trabalhar sem óleo.
A única coisa que a DSG 7 tem a trabalhar a seco é a embraiagem.

Seja,
está explicado.. Se temos dúvidas a essa questão, e queremos que a volkswagen repare/rectifique/substitua temos de fazer um estudo e com bases apresentar.
Senão eles vão continuar com a história deles..
Mais uma vez, não é defeito, é feitio..

Lubrificação caixa dsg7

Lubrificação caixa dsg7

Bom, eu costumo seguir os manuais é sempre uma forma de salvaguardar a garantia, mas este manual não é muito explicito.

Tenho pesquisado acerca desta caixa e as causas deste ruído incomodativo e preocupante.

Até à data a única causa plausível que encontrei para este problema é o seguinte:

The volume of oil in the gearbox has been cut by 75 per cent. Oil circuits are split into two in an effort to protect purity. As with a conventional manual gearbox, one circuit is used for cooling and lubrication of the gear teeth, the second feeds oil to the gear actuators. Since the clutch does not need cooling the quantity of oil has reduced from 7 litres in the 6-speed DSG 'box to just 1.7-litres in the 7-speed system.

Como devem saber o óleo para além de ter propriedade lubrificante, tem a isolante (ruído).

Será que os ruídos advêm da pouca capacidade de óleo??

Deixo este pequeno texto para que os interessados possam reflectir sobre este assunto e talvez assim como eu relaxar um pouco mais em relação aos ruídos.

Porque eu ainda tenho outro senão que é o funcionamento algo deficiente da dita caixa.

Cumprimentos

Bem, parece que esta " caracteristica " está generalizada em todas as marcas que usam esta caixa.

Estava a ver no YT videos sobre os TSI e DSG ja que estamos interessados no YETI 1.2 TSI DSG para a patroa e deparei-me com este video.

http://www.youtube.com/watch?v=r5F0H8JWu38&feature=player_detailpage

De facto é uma chocalheira impressionante e não acredito que seja lá mto saudavel para o mecanismo no caso de enfrentarmos pisos degradados regularmente.

Tendo em conta que vivemos numa zona forrada a empedrado, começo a ter duvidas sobre esta escolha e é pena pq esta versão tem uma relação value for money mto interessante.

Última edição:
Faz parte das características da DSG. Assim dá mais status, pois toda a gente sabe se tens uma DSG.

Sem esse barulho era mais dificil identificar e lá se ía o status Extra.

Nos outros países que não ligam tanto a status, é que deve haver mais gente chateada.

Quem tem a DSG 6V deve ter pedido o mesmo extra. Neste caso extra chocalho LOL

Telenovela, DSG

Telenovela, DSG

Boa Tarde

Por fim e aproveitando um período de ferias bem curtinho desloquei-me com o carro ás oficinas do concessionário Santogal, ouvi o pior, caixa de velocidades tem de levar nova.

Digo o pior porque conhecendo a fraca qualidade e profissionalismo da maioria dos mecânicos nestas oficinas, o meu receio instalou-se.
Mas como não existe outro caminho será por aqui que tenho de ir, no meio do azar pode ser que tenha sorte com a substituição da dita caixa(que apesar manuseá-la à pouco já a deito pelos olhos)...

Em breve(espero) darei mais noticias , pode ser que sejam úteis a alguns.

Saudações

Estás de facto enganado. A única coisa que funciona a seco nesta caixa, é a embraiagem, toda a cinemática (rodas dentadas e restantes componentes cinemáticos), são todos lubrificados.

Tive a pesquisar sobre este assunto e desde a Arabia Saudita até aos EUA, este é um "problema" considerado normal pela VW, Seat e Audi. Mas houve umas oficinas onde lhes substituiram a dual mass flywheel e o problema ficou resolvido DSG 7 Rattle

7 Speed DSG Gearbox | Facebook

Podes "enfiar isto no rabo" do pessoal da Audi

VWVortex.com - gear rattling from flywheel?? try to bump up a thread

e isto

DSG Auto DMF Failing or Failures Thread - TDIClub Forums em particular a imagem no primeiro post, onde se pode ler "dual mass flywheel excessive play verified"

Depois neste ultimo link tens tambem imagens do volante do motor onde é explicado que existe uma folga de 32mm quando devia ter 10mm ou menos

Foi-lhes substituido a DMF (03G-105266-BE, isto porque supostamente devia ser a 03G-105266-R, mas quem teve o problema resolvido, mesmo passado vários anos foi com a 03G-105266-BE) e problema resolvido.

Última edição:
Voltar
Superior