caixa automatica

freelander

New member
Lembrei-me deste topico, porque adquiri uma viatura com caixa automatica e como nunca lidei de muito perto com este tipo de caixas, vinha aqui pedir a quem tem mais experiencia, conselhos e dicas.

Por exemplo, eu tenho o habito de ao chegar a uma curva, reduzir para travar com o motor.
em uma caixa automatica, dá para fazer isso? tipo faço o kick down?[:D]

Boas,

Depende do tipo de caixa, é totalmente automática ou tens um modo semi-automático? Tens vários tipos de caixa é preciso saber ao que te referes [;)]

Se for semi automática (dsg da ww, cmp da psa) podes sempre reduzir como fazes com uma manual.

Fazer kick down antes de uma curva? Sabes o que é o kick down? [:D] Cuidado pá !!

Agora a sério, quase todas as automáticas têm modo sequencial [;)]

a caixa em questão é de uma volvo xc70.
o kick down antes da curva era uma brincadeira[:D][:D]

mas sinceramente, não sei muito bem o que aconteceria[:)][:)]

É botar o acelarador pró fundo e a caixa faz as reduções necessárias para o carro ganhar velocidade...

Antes de uma curva não dá jeito... [:D]

Se o objectivo for fazer a curva de lado, o kick-down ñ é má ideia de todo [:D][:D]

Não tenho muito conhecimento das caixas da volvo, mas se ñ tiver patilhas acho que tens mesmo de usar o pé direito no pedal da esquerda [;)]

Quando começas a travar para a curva a caixa reduz as mudanças que a centralina acha que devem ser reduzidas.

Para curvar rápido eu não me adapto bem as automáticas em modo D, mas quase todas hoje em dia têm modo sequencial.

Se é num XC70 estás a falar da Geartronic. Numa caixa automática não é necessário reduzires a mudança antes da curva (depende do que queres fazer) mas tens essa hipótese pois a caixa tem a opção de modo sequencial. Isto aplica-se às Geartronic de 4, 5 e 6 velocidades.

Auto all the way!
[:cool:]

Agora já posso responder com maior conhecimento de causa!!

Após, quase 1000km feitos unicamente em caixa automatica, devo dizer que estou.....maravilhado[:p]
Suavidade, sossego, descanso. Em viagens é brutal, já para não falar em situações de transito!

Continuo com algumas duvidas do correcto manuseamento da caixa, mas para já estou muito contente com o sistema.

Voltar
Superior